Conexão entre loja física e digital é chave para eficiência das promoçõesSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sam’s Club celebra 30 anos no Brasil com campanha voltada à experiência e fidelização dos sócios

11/10/2025

NEWSLETTER

Conexão entre loja física e digital é chave para eficiência das promoçõesSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Trade MarketingTrade Connection 2025

Conexão entre loja física e digital é chave para eficiência das promoções

POR Gabrielly Mendes

EM 14/08/2025

fotos-715

Foto: SA+ Varejo


A aplicação inteligente de dados e a conexão entre os ambientes físico e digital são caminhos para aumentar a eficiência das promoções e melhorar o retorno sobre os investimentos em trade marketing.


A avaliação foi feita por Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, durante a palestra “Casos Práticos: Inteligência e segmentação orientados ao Shopper”, apresentada no Trade Connection, evento realizado em São Paulo no dia 29 de julho.


Segundo a executiva, dois dos principais desafios enfrentados pelo trade marketing atualmente são justamente a eficiência operacional das promoções e a capacidade de transformar dados em ações que gerem impacto direto em loja. “Entre ter a informação para planos assertivos e a implementação dos mesmos, o trade tem muitos desafios. É na loja que o trade acontece, por isso precisamos de tecnologia que vai até ela”, disse.


Priscila apresentou o caso de uma marca com 15% de participação de mercado, mas apenas 12% de share dentro de uma rede varejista específica. Após um estudo, foi identificado que a diferença estava relacionada à positivação do mix: o produto mais vendido da marca não estava disponível nas prateleiras da rede. “Levar o planograma central para as lojas, com foco e direcionamento, foi o que fez o resultado aparecer”, disse.


Outro ponto abordado foi a gestão de promoções, uma das dores mais frequentes do trade marketing. A Scanntech desenvolveu uma solução com base no Clube de Promoções, voltada tanto para pequenas quanto para grandes lojas. A ferramenta permite que os varejistas escolham, por meio de uma plataforma, quais promoções desejam ativar. A partir disso, são sugeridos cartazes de divulgação, que podem ser impressos automaticamente.


“A própria plataforma faz tudo por você. Ativações via clube geram resultados mais eficientes e estratégicos”, destacou.
Para Priscila, o uso de tecnologia é o que permite uma gestão mais precisa das promoções. “Nem tudo o que pensamos dentro do escritório vai fazer sentido. Precisamos executar, com o auxílio da tecnologia, e medir. Quando medimos, conseguimos cancelar promoções com resultados negativos”, explicou.


Ela reforçou que promoções devem ter objetivos diferentes, dependendo do tipo de público-alvo. “Vão ter promoções que eu preciso falar com a loja inteira e outras que eu preciso falar apenas com um grupo de shoppers.”


A executiva concluiu que promoções feitas no nível da loja e no nível do shopper cumprem funções distintas e que o uso de informações granulares e robustas permite planejar, agir e medir de forma mais eficaz.


“O papel da promoção é alavancar cestas maiores. Com informação e execução bem direcionada, conseguimos aumentar a eficiência dos investimentos em trade marketing”, finalizou.

COMPARTILHAR
TAGS:Trade Marketing,Trade Connection 2025
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Workshop Trade - Rio de JaneiroEvento

Workshop Trade leva conhecimento para executivos cariocas com apoio da ASSERJ

Prêmio Top TradeEvento

Inscrições para o Prêmio Top Trade se encerram em duas semanas

Adobe StockPesquisa

Valores e estilo de vida pesam mais do que segmentação por geração para conquistar o consumidor

Premio top tradeReconhecimento

Encerramento das inscrições para o Prêmio Top Trade é antecipado

Gabrielly Mendes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados