ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24/11/2025
Conexão entre loja física e digital é chave para eficiência das promoções
POR Gabrielly Mendes
EM 14/08/2025

Foto: SA+ Varejo
A aplicação inteligente de dados e a conexão entre os ambientes físico e digital são caminhos para aumentar a eficiência das promoções e melhorar o retorno sobre os investimentos em trade marketing.
A avaliação foi feita por Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, durante a palestra “Casos Práticos: Inteligência e segmentação orientados ao Shopper”, apresentada no Trade Connection, evento realizado em São Paulo no dia 29 de julho.
Segundo a executiva, dois dos principais desafios enfrentados pelo trade marketing atualmente são justamente a eficiência operacional das promoções e a capacidade de transformar dados em ações que gerem impacto direto em loja. “Entre ter a informação para planos assertivos e a implementação dos mesmos, o trade tem muitos desafios. É na loja que o trade acontece, por isso precisamos de tecnologia que vai até ela”, disse.
Priscila apresentou o caso de uma marca com 15% de participação de mercado, mas apenas 12% de share dentro de uma rede varejista específica. Após um estudo, foi identificado que a diferença estava relacionada à positivação do mix: o produto mais vendido da marca não estava disponível nas prateleiras da rede. “Levar o planograma central para as lojas, com foco e direcionamento, foi o que fez o resultado aparecer”, disse.
Outro ponto abordado foi a gestão de promoções, uma das dores mais frequentes do trade marketing. A Scanntech desenvolveu uma solução com base no Clube de Promoções, voltada tanto para pequenas quanto para grandes lojas. A ferramenta permite que os varejistas escolham, por meio de uma plataforma, quais promoções desejam ativar. A partir disso, são sugeridos cartazes de divulgação, que podem ser impressos automaticamente.
“A própria plataforma faz tudo por você. Ativações via clube geram resultados mais eficientes e estratégicos”, destacou.
Para Priscila, o uso de tecnologia é o que permite uma gestão mais precisa das promoções. “Nem tudo o que pensamos dentro do escritório vai fazer sentido. Precisamos executar, com o auxílio da tecnologia, e medir. Quando medimos, conseguimos cancelar promoções com resultados negativos”, explicou.
Ela reforçou que promoções devem ter objetivos diferentes, dependendo do tipo de público-alvo. “Vão ter promoções que eu preciso falar com a loja inteira e outras que eu preciso falar apenas com um grupo de shoppers.”
A executiva concluiu que promoções feitas no nível da loja e no nível do shopper cumprem funções distintas e que o uso de informações granulares e robustas permite planejar, agir e medir de forma mais eficaz.
“O papel da promoção é alavancar cestas maiores. Com informação e execução bem direcionada, conseguimos aumentar a eficiência dos investimentos em trade marketing”, finalizou.
Notícias relacionadas
Conheça um pouco sobre alguns dos cases finalistas do Prêmio Top Trade
Trade MarketingQual é o principal nome do trade em 2025? Você decide!
GestãoTá na hora de repensar seu Calendário Promocional
EventoDisputa de gigantes! Os cases finalistas do Prêmio Top Trade foram definidos. Veja aqui
Gabrielly Mendes
Repórter








