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Trade nas redes sociais: Experiência online impacta cada vez mais as compras no varejo físico

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 03/07/2024

Trade Connection 2024

Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Os novos comportamentos do shopper exigem uma quebra de barreira entre compras online e off-line – esse foi um dos principais insights abordados por Douglas Mendes, executivo de negócios da Meta, durante o painel “Redes sociais: agregando individualização ao conteúdo e ao relacionamento com o consumidor”, realizado no Trade Connection, o maior evento de trade marketing do Brasil. 

 

Segundo Mendes, pesquisas online antes de comprar na loja física e visitar o ponto de venda para decidir uma compra no ambiente digital estão cada vez mais comuns.  Daí a importância de estar onde as pessoas estão, ser relevante, oferecer conveniência e personalizar o atendimento.

 

Os clientes omnicanal também são responsáveis por um tíquete maior. Para se ter uma ideia, esse público costuma gastar 34% a mais do que os compradores que só frequentam a loja física. 

 

Contudo, é fato que o ambiente de compras físico ainda é o preferido entre os consumidores. “Até 2027, as lojas físicas continuarão representando mais de 80% das vendas do varejo na América Latina”, ressalta o executivo. Por isso, mesmo as estratégias dentro das redes sociais devem ser pensadas para atingir o público que tem como preferência esse canal. Nesse sentido, as mídias sociais podem aumentar a percepção dos consumidores sobre a marca.

De acordo com um estudo da Crowd DNA, cerca de 91% dos shoppers afirmam que fizeram uma compra na loja depois de encontrar ou descobrir o item nas redes sociais.

Uma das formas de trazer uma personalização em escala do varejo na prática para as redes sociais é pela digitalização dos folhetos impressos. Mendes conta que com essa implementação é possível criar uma experiência interativa que combina diferentes formatos de imagem, vídeo e carrossel. 

 

Além disso, outra vantagem desse recurso é a variação dinâmica de preços e disponibilidade, que se ajusta conforme a localização do usuário.

 

Há ainda uma grande oportunidade por meio de anúncios colaborativos, onde o varejista compartilha o catálogo de produtos de uma marca, que por sua vez, impulsiona o tráfego qualificado para o site/app do varejista para a conclusão de compra, trazendo benefícios para ambos os lados. 

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TAGS:Trade Connection, Meta,Redes Sociais, Trade Marketing Digital, Trade Marketing, Omnichannel
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