Trade nas redes sociais: Experiência online impacta cada vez mais as compras no varejo físico
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 03/07/2024
Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo
Os novos comportamentos do shopper exigem uma quebra de barreira entre compras online e off-line – esse foi um dos principais insights abordados por Douglas Mendes, executivo de negócios da Meta, durante o painel “Redes sociais: agregando individualização ao conteúdo e ao relacionamento com o consumidor”, realizado no Trade Connection, o maior evento de trade marketing do Brasil.
Segundo Mendes, pesquisas online antes de comprar na loja física e visitar o ponto de venda para decidir uma compra no ambiente digital estão cada vez mais comuns. Daí a importância de estar onde as pessoas estão, ser relevante, oferecer conveniência e personalizar o atendimento.
Os clientes omnicanal também são responsáveis por um tíquete maior. Para se ter uma ideia, esse público costuma gastar 34% a mais do que os compradores que só frequentam a loja física.
Contudo, é fato que o ambiente de compras físico ainda é o preferido entre os consumidores. “Até 2027, as lojas físicas continuarão representando mais de 80% das vendas do varejo na América Latina”, ressalta o executivo. Por isso, mesmo as estratégias dentro das redes sociais devem ser pensadas para atingir o público que tem como preferência esse canal. Nesse sentido, as mídias sociais podem aumentar a percepção dos consumidores sobre a marca.
De acordo com um estudo da Crowd DNA, cerca de 91% dos shoppers afirmam que fizeram uma compra na loja depois de encontrar ou descobrir o item nas redes sociais.
Uma das formas de trazer uma personalização em escala do varejo na prática para as redes sociais é pela digitalização dos folhetos impressos. Mendes conta que com essa implementação é possível criar uma experiência interativa que combina diferentes formatos de imagem, vídeo e carrossel.
Além disso, outra vantagem desse recurso é a variação dinâmica de preços e disponibilidade, que se ajusta conforme a localização do usuário.
Há ainda uma grande oportunidade por meio de anúncios colaborativos, onde o varejista compartilha o catálogo de produtos de uma marca, que por sua vez, impulsiona o tráfego qualificado para o site/app do varejista para a conclusão de compra, trazendo benefícios para ambos os lados.