ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10/12/2025
#TopTrade2025: Aliança estratégica entre Supernosso e Coca-Cola Femsa impulsiona sell out em 15,5% e reduz rupturas pela metade
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 10/12/2025
Foto: SA+ Ecossistema de Varejo
Em 2025, o Grupo Supernosso e a Coca-Cola Femsa deram um salto estratégico que redefiniu sua forma de trabalhar juntos e gerou resultados expressivos. A nova aliança, baseada no modelo de JVC (Joint Value Creation), impulsionou o sell out em 15,5% e reduziu a ruptura de 20% para 9%. Além disso, a receita dos refrigerantes teve alta de 16,5% e o volume avançou 8,1%, enquanto os energéticos tiveram aumento de 26,9% e 31,7%, respectivamente. Mas não para por aí, houve um incremento de 25% nas receitas das pontas de gôndola com LED e as vendas no digital (site e app) subiram 54%.
Objetivos
O objetivo central foi transformar a parceria, saindo do modelo tradicional de JBP para a construção de um formato colaborativo, contínuo e estratégico. A intenção era ir além do foco comercial, promovendo inovação, visão de futuro e cocriação. Também era almejado consolidar um modelo referência no país, capaz de integrar metas de crescimento, experiência de compra, eficiência operacional, digitalização e impacto socioambiental.
Soluções Implementadas
O plano, antes anual, passou a ser trianual, com revisões trimestrais para ajustes rápidos e decisões orientadas por dados. Foram estabelecidos pilares de valor compartilhado e implementada gestão integrada com dados Scanntech e Nielsen, além de melhorias em margem, prazos de pagamento e níveis de serviço.
A Coca-Cola Femsa passou a integrar todos os calendários táticos, ampliando a presença de seu portfólio no Supernosso e no Apoio Mineiro. Metas robustas foram definidas, com crescimento projetado de 12% no Supernosso e 20% no Apoio, especialmente nas categorias Zero Açúcar e em novas ocasiões de consumo.
No Trade Marketing, houve presença de promotores em todas as lojas e o desenvolvimento da primeira loja emblemática de Belo Horizonte no varejo alimentar. Também foi criado o projeto Triple Win, com pontas de gôndola com LED, padronização de materiais e aumento de refrigeradores em loja.
No Gerenciamento de Categorias, o portfólio Zero ganhou prioridade, planogramas foram revisados com foco no shopper e houve redefinição de share para favorecer maior clareza e crescimento sustentável.
Operacionalmente, o Projeto 48 Horas reduziu drasticamente o tempo de entrega e ajudou a diminuir rupturas. No digital, toda a jornada do cliente foi revisada no site e aplicativo, com destaque para o Plano Prime Supernosso. Em ESG, o projeto Food To Save evitou o desperdício de 15 toneladas de produtos do portfólio Coca-Cola Femsa.
Principais Desafios
A maior barreira foi cultural. Migrar de um formato anual para um modelo colaborativo e contínuo exigiu mudanças profundas na forma de trabalhar, com integração total entre equipes comerciais, operacionais, de trade, logística, digital e categoria. Também foi necessário alinhar estratégias entre duas bandeiras com perfis de shoppers distintos.
Do lado do consumidor, houve resistência inicial às linhas Zero e Light, o que demandou reforço em comunicação e visibilidade em PDV. No operacional, gargalos tributários e logísticos tiveram de ser superados pelo Projeto 48 Horas, garantindo melhor nível de serviço.
Impacto e Continuidade
A reorganização de planogramas levou a linha Zero a representar 60% da categoria, consolidando o Supernosso como referência em Minas Gerais. O JVC se firmou como uma parceria viva, sustentada por propósito, dados e integração. A relação entre Supernosso e Coca-Cola Femsa tornou-se um exemplo nacional de cocriação, onde varejo, indústria e consumidor avançam juntos em direção a crescimento, rentabilidade e uma experiência de compra mais saudável e inovadora.
Por esse processo e resultados significativos, a ação fez o Supernosso conquistar o troféu de case de sucesso na categoria de JBP do Prêmio Top Trade pelo 2º ano consecutivo. O evento reuniu profissionais do setor para celebrar executivos e iniciativas que fizeram a diferença neste ano. Clique aqui para ver os demais vencedores e ler a cobertura completa do evento!
“Estar em cima desse palco pelo 2º ano consecutivo significa muito para nós. Esse ano tivemos a Coca-Cola Femsa como parceiros que apostaram nessa virada do JBP para o JVC. Obrigado a todos que fizeram esse projeto acontecer” – Bruno Rodrigues, gerente de Trade Marketing e Inteligência Comercial do Supernosso
“Trade não é varejo nem indústria, mas sim os dois juntos focados no shopper. Na Femsa, não buscamos só o que é bom só para nossa empresa, mas o que é bom para o shopper e o cliente. Esse é um processo evolutivo que é construído com conversas, na busca pela conversão. Trade é conversão, é venda!” – Hugo Medeiros, diretor de trade marketing da Coca-Cola Femsa








