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Seis varejistas destacam os insights e oportunidades para a categoria de bebidas observados no Diageo Retail Forum

POR SA+ Branded Content

PATROCINADO POR Diageo

EM 21/03/2025

Interação durante o Diageo Retail Forum

Recentemente a Diageo promoveu mais uma ação inovadora em seu trabalho de desenvolver a categoria de bebidas no mercado brasileiro. Líder global em bebidas alcoólicas premium, a empresa reuniu mais de 150 empresários e profissionais do varejo na 1ª edição do Diageo Retail Forum, evento no qual foi apresentada uma intensa agenda de debates sobre os novos hábitos de consumo e as principais estratégias para o varejo elevar faturamento e rentabilidade com destilados premium. Os participantes saíram com uma certeza: os resultados podem ser potencializados com algumas mudanças na execução em loja.


“A categoria de destilados oferece grandes oportunidades para melhorar os resultados, especialmente por meio de uma execução mais estratégica no PDV. A Diageo recomenda focar em criar experiências únicas para os consumidores, com layouts bem planejados e uma exposição mais atrativa dos produtos. Isso pode aumentar a penetração dos destilados na cesta de compras, elevar o ticket médio e atrair novos consumidores para as categorias, gerando mais vendas e fidelização”, destacou Maurício Carvalho da Silva, Gerente Nacional do Grupo Carrefour.

Para Tiago da Silva, Diretor Comercial do Grupo Koch, o Fórum possibilitou observar o tamanho da oportunidade de negócio para o setor varejista, considerando que o Brasil é o 4° mercado global em bebidas alcoólicas e o 14° em Spirits. “A agenda nos permitiu ampliar nossa visão sobre premiunização da categoria, entendendo que ela está ligada à ocasião de consumo do público, que quer beber melhor”, avaliou, citando que as marcas premium cresceram três vezes mais do que as marcas massivas nos últimos 10 anos, conforme dados apresentados no evento. “Com o entendimento de que a decisão de compra está ligada ao momento de consumo, temos uma grande oportunidade de geração de valor para a categoria ao recriarmos no PDV o ‘mundo de bebidas alcoólicas’, sinalizando ao shopper formas diferentes de consumo em diversas ocasiões”, completou o Diretor Comercial da rede catarinense.

Nesse trabalho, a área de gestão de categorias tem um papel fundamental, atuando em aspectos como definição do sortimento, exposição dos diferentes segmentos de bebidas e comunicação visual atrativa, incluindo as sugestões de consumo para orientar a navegação do shopper.



Quem sabe bem disso é o Grupo Mateus. No hiper Casa Forte, em Recife, até a área dos checkouts foi incluída na exposição de bebidas destiladas. “Isso fez uma diferença muito grande porque ampliou o contato do consumidor que frequenta a loja no dia a dia, o que contribui para aumentarmos as vendas totais da categoria de destilados”, lembrou Emanoel Meireles, Diretor Comercial Grupo Mateus, que também marcou presença no Diageo Retail Forum. “Por ser a capitã da categoria, a Diageo apresenta muitas inovações. Entre elas está o ponto de navegação, no qual a loja casa todas as categorias e uma vai ‘abraçando’ a outra. Acredito que vale a pena implementar essas experiências em loja, pois tenho certeza que vai aumentar as vendas”, analisou.

Com sete lojas de varejo, duas unidades de atacarejo, um atacado e um centro de distribuição na Paraíba, o Grupo Rede Compras acompanha de perto as transformações no mercado e, nos últimos anos, vem ajustando sua estratégia de sortimento, exposição e comunicação no ponto de venda. Tudo para oferecer uma jornada cada vez melhor ao consumidor, conforme explica o sócio proprietário Vamberto Farias. “Hoje, entendemos que o consumo de bebidas exige cada vez mais personalização, entendimento de contexto regional e, acima de tudo, respeito à experiência do cliente. Eventos como esse são fundamentais para ampliar nossa visão de futuro e nos manter conectados com os movimentos do mercado. Parabenizamos a Diageo pela iniciativa e pela condução de um conteúdo tão relevante para o setor”.

Outro varejista paraibano presente no evento foi Anderson Melo, Diretor Comercial da rede Menor Preço, que considerou a experiência muito enriquecedora pelo conhecimento e tendências de mercado compartilhados. O Diageo Retail Forum é uma iniciativa muito positiva, pois contribui para o varejista enxergar, além dos preços, as oportunidades de atender melhor os consumidores, implementar soluções de exposição, aprimorar a abordagem e oferecer o que o consumidor, de fato, deseja encontrar nossas lojas”, ressaltou.

Na opinião de Francisco Lopes, Gerente Comercial do Supermercado Nordestão, o fórum mostrou como atrair mais adeptos às marcas e produtos, além de formas de construir a jornada do consumidor, conectando as marcas com as ocasiões de consumo e as estratégias da empresa, o que fortalece a relação com o varejo brasileiro. “Parabéns à Diageo pelo evento, que foi de grande importância. Já aguardo ansiosamente para o próximo encontro”.


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TAGS:Diageo, Bebidas Alcoólicas,Destilados,Diageo Retail Forum
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