02/06/2025
Cada vez mais próxima do varejo, Diageo reuniu 150 empresários do setor em um fórum inédito sobre as tendências no consumo de bebidas
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR Diageo
EM 28/02/2025

Líder global em bebidas alcoólicas premium, a Diageo vem estreitando sua parceria com o varejo brasileiro para desenvolver as categorias de destilados, geradoras de boas margens e alto ticket médio.
Um novo momento nesse trabalho de aproximação aconteceu no mês de fevereiro, com a 1ª edição do Diageo Retail Forum, evento que reuniu mais de 150 empresários e profissionais do varejo em uma agenda de debates sobre as mais recentes transformações nos hábitos de consumo dos brasileiros, inovações relevantes e as principais oportunidades do segmento de bebidas destiladas premium.
“O fórum é um momento de dividir nossos planos, ouvir vocês, entender o que está dando certo e quais são as oportunidades que ainda não estamos endereçando, incorporar os insights de vocês”, destacou Paula Lindenberg, Presidente da Diageo Brasil, na abertura do encontro. “A nossa ideia é traçar juntos planos ainda mais fortes e acelerar o crescimento conjunto”, completou a CEO.
Consumidor de bebidas alcoólicas não faz trade down
Pedro Fernandes, sócio e especialista em Prática de Consumo da McKinsey & Company, analisou o cenário econômico detalhando como o consumidor se comporta, por exemplo, em momentos de alta da inflação. Uma boa notícia compartilhada pelo especialista é que, na categoria de bebidas alcoólicas, a tendência é não ocorrer trade down, ou seja, a substituição de um produto por outro mais barato.
Principalmente porque o consumidor brasileiro quer beber melhor. Prova disso é que marcas premium cresceram 3 vezes mais do que as marcas massivas nos últimos 10 anos, conforme levantamento apresentado por André Muller (foto), VP Comercial da Diageo Brasil. Essa informação reforça a importância dos destilados premium na composição dos resultados das redes varejistas.
Novas oportunidades de execução no PDV
Dados como esse ajudam a cadeia de distribuição a decidir as estratégias certas para que indústria e varejo obtenham os melhores resultados conjuntos. Dona de marcas como Johnnie Walker, Tanqueray, Smirnoff, Old Parr, a Diageo vem transformando os pontos de venda com uma exposição que contempla as diferentes ocasiões de consumo, em linha com a forma pela qual o shopper de bebidas alcoólicas decide a compra.
Mais detalhes sobre os momentos de consumo e a estratégia das marcas foram abordados pelos executivos da Diageo: Guilherme Martins, Vice-Presidente de Marketing, André Muller, vice-presidente Comercial, e Alain Lamenza, Diretor de Marketing.
Já o fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino, foi convidado para atualizar o público sobre o futuro do varejo a partir das últimas tendências apontadas na NRF 2025, principal feira internacional do setor varejista, que ocorreu no início do ano em Nova Iorque.
E para que os participantes do 1º Diageo Retail Forum visualizassem o futuro da exposição de bebidas destiladas no varejo, um modelo de loja simulou as alavancas que podem ser aplicadas nos PDVs, mostrando como é possível trabalhar os pontos de contato das marcas com consumidores, aprimorando a experiência do público no varejo físico e no digital.
A equipe de Gerenciamento por Categorias da Diageo vem tornando realidade em redes parceiras essa nova lógica de exposição, que adapta a seção natural de acordo com o olhar do shopper e inclui pontos extras para nos locais mais relevantes para cada produto.
Notícias relacionadas

Cervejas sem álcool apresentam aumento de 200% nas vendas no Brasil

Quais estratégias de Trade Marketing adotar no Outono, segundo a HEINEKEN

Campanha de Dia do Consumidor da Wine inclui oferta de vinhos por R$ 1
