Paixão pelo trade marketing marca carreira de Jussara Calife, eleita Profissional de Trade da Indústria no Prêmio Top Trade 2024SA+ Ecossistema de Varejo

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Paixão pelo trade marketing marca carreira de Jussara Calife, eleita Profissional de Trade da Indústria no Prêmio Top Trade 2024

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/12/2024

Paixão pelo trade marketing marca carreira de Jussara Calife, eleita Profissional de Trade da Indústria no Prêmio Top Trade 2024

Foto: Vugulu


Jussara Calife, diretora de trade marketing on e off da Heineken, foi eleita a Profissional de Trade da Indústria no Prêmio Top Trade 2024. Com muita emoção, ela e seu time comemoraram assim que seu nome foi revelado diante da plateia presente à cerimônia de premiação.


Em seu discurso, a executiva ressaltou o bom trabalho desenvolvido pelos demais finalistas na categoria [Eduardo Abritta, da Bauducco, e Camila Couto, da Fini] e agradeceu ao melhor “estilo trade”.


“Com o meu ‘P’ de presença queria agradecer à minha família e ao meu time, que abraça todas as loucuras. Com o ‘P’ de posicionamento agradeço à Heineken. Depois, com o ‘P’ de promoção, agradeço à SA+ Trade pelo evento; e o ‘P’ de preço é para as agências, nossas parceiras que estão conosco diariamente”, disse.


Jussara também lembrou que ainda é comum o trade marketing ficar nos bastidores, mesmo sendo o setor que conduz a estratégia ao sell out. Após receber o seu prêmio, ela conversou com a SA+ Trade sobre sua paixão pelo trade, o início da carreira e os desafios para tornar o setor protagonista. Confira.


A diretora e seu time da Heineken comemoram vitória no Prêmio Top Trade de Profissional da Indústria


Como você chegou ao trade marketing?


Eu sou economista. Ou seja, a  minha formação não é trade marketing, mas a gente vai fazendo escolhas. Dessa forma, um dos meus primeiros estágios foi na Souza Cruz. Por ser uma empresa do segmento de tabaco, não havia a possibilidade de fazer mídia. Então, mesmo você sendo de marketing, o trade vai entrando na veia. Foi o que aconteceu comigo na Souza Cruz, onde fui trainee com o Eduardo Abritta [diretor de trade marketing da Bauducco], que também foi um dos finalistas na categoria de Profissional de Trade da Indústria. Esse foi o início da minha carreira na área.


Como você vê os desafios da formação nessa área?


Fiquei um bom tempo em marketing e, há cinco anos, retornei ao trade. Por isso, digo que é muito difícil encontrar uma formação pronta de trade. Algumas instituições já têm opções, como a ESPM. Apesar disso, ainda são poucas as universidades que disponibilizam um curso voltado à área. Mas se você tem estratégia na cabeça, se você valoriza vendas assim como marketing, é possível desenvolver técnicas e conseguir ser um bom profissional de trade. É preciso lembrar que o trade é uma matéria nova, que começou a se desenvolver mais no final da década de 1980 e início dos anos 1990. Por essa razão, ainda há muita coisa a ser formatada. Quem está nessa área ainda tem a possibilidade de criar metodologias e técnicas e de aplicar criatividade. É um campo aberto e depende muito do quanto a indústria e o varejo valorizam essa área para ter um trade marketing mais ou menos forte.


Fale um pouco sobre as principais iniciativas da Heineken em trade marketing.


Primeiro a gente precisa começar do básico bem-feito. E tem uma expressão-chave dentro do trade, que é fotografia de sucesso – a nossa bíblia. Concentramos muitos esforços nos últimos anos para ter uma fotografia de sucesso que a gente conseguisse implementar, acreditando que aquela era a melhor estratégia para os pontos de venda. Para mim, essa é a iniciativa mais emblemática implementada nos últimos tempos. Também falamos bastante sobre categoria, sobre toda a parte de desenvolvimento com o varejo e sobre como trazer mais fluxo para a loja a partir da jornada de compras. É com esse olhar que buscamos trabalhar para levar a experiência ao PDV.


Há alguma iniciativa a mais que você acrescentaria?


Quem acompanha o trade da Heineken tem visto os prêmios que estamos conquistando. Além desse Top Trade, ganhamos outros. Um deles foi conquistado devido a um equipamento que implementamos, capaz de mudar a comunicação dentro dos pontos de venda a partir de uma área externa. Outro reconhecimento veio do projeto de loja emblemática com a Oxxo. Há ainda vários projetos mais conectados com o marketing, como as iniciativas 360º e a comunicação na televisão, que também levamos para dentro das lojas.


Jussara, parabéns pelo seu prêmio e obrigada pela entrevista.


Obrigada a vocês. Eu sou apaixonada por trade e poderia ficar aqui falando horas sobre isso.



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TAGS:Trade Marketing,Prêmio Top Trade 2024,Heineken
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