McKinsey identifica aceleração da presença do “consumidor zero” nas lojasSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com produtos de confiança que cabem no bolso dos brasileiros, Qualimax amplia distribuição para o varejo

27/08/2025

NEWSLETTER

McKinsey identifica aceleração da presença do “consumidor zero” nas lojasSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Scanntech Scanntech (IN) MotionMcKinsey consumidores

McKinsey identifica aceleração da presença do “consumidor zero” nas lojas

POR Alessandra Morita

EM 16/08/2024

Adobe Stock - loja

Foto: Divulgação


Por meio de análises constantes do comportamento do cliente, a McKinsey identificou uma aceleração do chamado “consumidor zero”. Durante o evento (In) Motion, promovido pela Scanntech no dia 07 deste mês, Pedro Fernandes, sócio de consumo e varejo da consultoria, apresentou três perfis de consumidores. Conheça abaixo:


1 – Zero folga no orçamento: uma constatação da McKinsey é que o aumento dos gastos excede o crescimento da renda, apertando o orçamento. De acordo com a consultoria, 40% das pessoas vêm monitorando as despesas com maior cuidado. O crédito também tem sido usado para cobrir gastos.


2 – Zero lealdade: ainda tem sido notado redução de quantidades compradas e migração para versões mais baratas, o chamado trade down: cerca de 30% do público adota esse comportamento.


3 – Zero barreiras: os consumidores exigem cada vez mais experiência online e offline ao mesmo tempo. Segundo a McKinsey, 55% dos clientes são omnichannel, buscando ou comprando produtos.


Para o varejo, é interessante entender se esses macrocomportamentos estão presentes em suas lojas e em qual proporção. Convém ressaltar que, embora 1/3 dos consumidores ainda faça trade down, existe um saldo de 70% em que esse hábito não é predominante. Da mesma forma, 60% são menos assíduos na questão de apertar o orçamento.

COMPARTILHAR
TAGS:Scanntech, Scanntech (IN) Motion,McKinsey, consumidores
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock Carnes AçougueConsumo

Itens para churrasco lideram crescimento antes do Dia dos Pais

Diferença de até R$ 220 marca disputa de preços na cesta básica entre redesConsumo

1º semestre registra alta de 6,8% no faturamento e queda no volume de vendas no varejo alimentar

Adobe Stock -Consumo

Estudo identifica novas missões de compra

AdobeStock_357303933Supermercados

57% da população usa supermercados de bairro para compras emergenciais

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados