McKinsey identifica aceleração da presença do “consumidor zero” nas lojas
POR Alessandra Morita
EM 16/08/2024
Foto: Divulgação
Por meio de análises constantes do comportamento do cliente, a McKinsey identificou uma aceleração do chamado “consumidor zero”. Durante o evento (In) Motion, promovido pela Scanntech no dia 07 deste mês, Pedro Fernandes, sócio de consumo e varejo da consultoria, apresentou três perfis de consumidores. Conheça abaixo:
1 – Zero folga no orçamento: uma constatação da McKinsey é que o aumento dos gastos excede o crescimento da renda, apertando o orçamento. De acordo com a consultoria, 40% das pessoas vêm monitorando as despesas com maior cuidado. O crédito também tem sido usado para cobrir gastos.
2 – Zero lealdade: ainda tem sido notado redução de quantidades compradas e migração para versões mais baratas, o chamado trade down: cerca de 30% do público adota esse comportamento.
3 – Zero barreiras: os consumidores exigem cada vez mais experiência online e offline ao mesmo tempo. Segundo a McKinsey, 55% dos clientes são omnichannel, buscando ou comprando produtos.
Para o varejo, é interessante entender se esses macrocomportamentos estão presentes em suas lojas e em qual proporção. Convém ressaltar que, embora 1/3 dos consumidores ainda faça trade down, existe um saldo de 70% em que esse hábito não é predominante. Da mesma forma, 60% são menos assíduos na questão de apertar o orçamento.