Lucro líquido: por que crescer vendas pode ser mais eficaz do que reduzir custos em longo prazoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lucro líquido: por que crescer vendas pode ser mais eficaz do que reduzir custos em longo prazo

09/05/2025

NEWSLETTER

Lucro líquido: por que crescer vendas pode ser mais eficaz do que reduzir custos em longo prazoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Resultado Rentabilidade Lucro Líquido Margem Bruta Margem de lucro Custos

Lucro líquido: por que crescer vendas pode ser mais eficaz do que reduzir custos em longo prazo

POR Alessandra Morita

EM 09/05/2025

Grupo Mateus Hortifrútis

Divulgação


Aumentar a receita por meio de estratégias construídas com base em inteligência de negócios é uma maneira mais eficaz e sustentável de elevar o lucro líquido no varejo alimentar.


Com raras exceções, cortar custos – algo extremamente necessário – pode ser feito até o ponto a partir do qual se começa a comprometer o atendimento e a satisfação do consumidor.

Já no aumento das vendas, em geral, há um espaço maior para obter ganhos – desde que as ações adotadas sejam tomadas a partir do uso de inteligência de dados e do comprometimento com a rentabilidade.

Quando conseguimos fazer o faturamento aumentar:


  • Há diluição de custos fixos
  • Ganhos de escalas no custo de mercadoria
  • Aumento da margem bruta via maior venda de produtos de valor agregado
  • Crescimento no Ebitda (lucro antes de dedução de juros, impostos, depreciação e amortização)


Claro que tudo isso precisa ser alcançado sem perder eficiência operacional e sem altos níveis de endividamento.


Para ilustrar, podemos observar os releases de resultados do 1º trimestre de 2025 das varejistas de capital aberto.


O Grupo Mateus, por exemplo, teve uma margem líquida (ou lucro líquido em percentual) de 3,8% de janeiro a março. É o maior índice entre as 4 empresas de capital aberto do setor. As outras são Carrefour e Assaí, que tiveram lucro líquido de 0,9% no período, e GPA, que ficou negativo em -2,1%.


Para alcançar esse lucro líquido, o Mateus elevou as vendas totais em 12,5% no 1º trimestre, indo a R$ 9,4 bilhões. Em mesmas lojas, a alta foi de 5,2%, excluindo o efeito calendário.


Com o aumento das vendas, o crescimento das despesas operacionais devido à expansão foi “compensado”, permanecendo no patamar de 15,2% – praticamente igual aos 15,4% de janeiro a março de 2024.


Contribuíram para o resultado final da companhia, via aumento da receita bruta, o processo de maturação das lojas inauguradas há 24 meses e o aumento da rentabilidade nas operações B2B da empresa.



COMPARTILHAR
TAGS:Resultado, Rentabilidade, Lucro Líquido, Margem Bruta, Margem de lucro, Custos,Despesas operacionais
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Seção de Limpeza em SupermercadoLimpeza

Estratégias que deram certo nas lojas e aumentaram as vendas nos supermercados

Especialistas indicam os principais desafios operacionais e como solucioná-losGestão e negócios

Especialistas indicam os principais desafios operacionais e como solucioná-los

Adobe StockTecnologia

Veja 3 exemplos práticos de como a precificação inteligente pode aumentar a margem do seu negócio

Entenda como a precificação inteligente pode dobrar a margem bruta do seu negócioTecnologia

Entenda como a precificação inteligente pode dobrar a margem bruta

Alessandra Morita

Head de Conteúdo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados