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09/05/2025
Lucro líquido: por que crescer vendas pode ser mais eficaz do que reduzir custos em longo prazo
POR Alessandra Morita
EM 09/05/2025

Divulgação
Aumentar a receita por meio de estratégias construídas com base em inteligência de negócios é uma maneira mais eficaz e sustentável de elevar o lucro líquido no varejo alimentar.
Com raras exceções, cortar custos – algo extremamente
necessário – pode ser feito até o ponto a partir do qual se começa a
comprometer o atendimento e a satisfação do consumidor.
Já no aumento das vendas, em geral, há um espaço maior para obter ganhos – desde que as ações adotadas sejam tomadas a partir do uso de inteligência de dados e do comprometimento com a rentabilidade.
Quando conseguimos fazer o faturamento aumentar:
- Há diluição de custos fixos
- Ganhos de escalas no custo de mercadoria
- Aumento da margem bruta via maior venda de produtos de valor agregado
- Crescimento no Ebitda (lucro antes de dedução de juros, impostos, depreciação e amortização)
Claro que tudo isso precisa ser alcançado sem perder eficiência operacional e sem altos níveis de endividamento.
Para ilustrar, podemos observar os releases de resultados do 1º trimestre de 2025 das varejistas de capital aberto.
O Grupo Mateus, por exemplo, teve uma margem líquida (ou lucro líquido em percentual) de 3,8% de janeiro a março. É o maior índice entre as 4 empresas de capital aberto do setor. As outras são Carrefour e Assaí, que tiveram lucro líquido de 0,9% no período, e GPA, que ficou negativo em -2,1%.
Para alcançar esse lucro líquido, o Mateus elevou as vendas totais em 12,5% no 1º trimestre, indo a R$ 9,4 bilhões. Em mesmas lojas, a alta foi de 5,2%, excluindo o efeito calendário.
Com o aumento das vendas, o crescimento das despesas operacionais devido à expansão foi “compensado”, permanecendo no patamar de 15,2% – praticamente igual aos 15,4% de janeiro a março de 2024.
Contribuíram para o resultado final da companhia, via aumento da receita bruta, o processo de maturação das lojas inauguradas há 24 meses e o aumento da rentabilidade nas operações B2B da empresa.
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Alessandra Morita
Head de Conteúdo