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Limpeza de alto valor agregado é a estratégia da vez para elevar o tíquete médio

POR Patrícia Roque

EM 11/11/2024

Adobe Stock - Limpeza

Foto: Divulgação


O uso de produtos de limpeza com novos benefícios, como antibacterianos, se tornou um hábito após a pandemia. O desafio agora é ampliar a presença das versões de maior valor agregado, que elevam o tíquete. Para Fátima Merlin, sócia-fundadora da Connect Shopper, isso passa por demonstrar os benefícios tangíveis que o produto oferece, justificando o preço superior. “Os consumidores tendem a valorizar os itens que oferecem soluções para suas necessidades e que otimizam o tempo de aplicação”, avalia.


Essa opinião é compartilhada por Bruna Fallani, consultora e fundadora da Shopper 2B. Para ela, a abordagem racional da promessa de limpeza é uma das vertentes que atraem o consumidor. A outra tem um apelo emocional e refere-se à busca de produtos que agreguem valor ao conforto e facilitem o dia a dia das pessoas. “Isso significa oferecer eficiência e algo mais”, resume.


37,9 bilhões de reais

consumo de categorias de limpeza no Brasil em 2023


7,1% crescimento

desses produtos sobre o ano anterior  



Produtos com tecnologia


Fotos Divulgação


Colocar itens de maior valor agregado, com base em muita pesquisa, à disposição de varejistas e consumidores é parte da estratégia global da Unilever, replicada também no Brasil. A mais recente novidade que está chegando ao mercado é o Comfort Boom. Segundo a companhia, a novidade intensifica o perfume das roupas até 20 vezes mais, complementando o processo de lavagem. Por essa razão, a nova linha se posiciona como Perfume de Roupas em Cristais. O produto foi desenvolvido para ser usado com o amaciante. De acordo com a Unilever, o Comfort Boom conta com duas fragrâncias – Euforia Floral e Explosão de Frescor – e tem preço sugerido de R$ 17,99 a embalagem de 275 g.


Na linha de inovações de maior valor agregado, em outubro do ano passado, a fabricante lançou o Omo Ultra Power, lava-roupas líquido que penetra na fibra dos tecidos para eliminar a sujeira com cinco vezes tecnologia de remoção de manchas, garantin do cuidado com os tecidos. Marcelo Costa, líder da unidade de negócio de cuidados com a casa da Unilever Brasil, explica que os lançamentos chegam ao mercado como respostas àquilo que os consumidores falam e pedem.


60% dos consumidores

alternam a utilização de detergente em pó com lava-roupa líquido. São os chamados “dual mixers”.


Segundo a Unilever, o detergente em pó é utilizado para tirar a sujeira mais grossa, enquanto o lava-roupa líquido tem sido visto pelo cosumidor como um produto mais voltado para cuidar da roupa. São, portanto, dois momentos distintos de utilização

Dois benefícios em um

Fotos Divulgação


Dona da marca Veja, a Reckitt Comercial vem apostando em produtos com duas ou mais funções, como os multiúsos com selo de desinfecção. “Assim, o consumidor sabe que aquela versão traz um atributo a mais, além de limpar”, afirma Ed ardo Bezerra, gerente sênior de gerenciamento por categorias da empresa.


A marca lançou com a artista Jojo Todynho uma linha de multiúso com fragrâncias inspiradas em perfumação fina, desenvolvida pela Givaudan, responsável por algumas das marcas mais famosas de perfumes do mundo. “Durante a pandemia, o consumidor começou a buscar produtos não apenas com ‘cheiro de limpeza’, mas que deixassem o ambiente agradável. Na linha multiúso da Jojo, a artista endossa o fato de o produto entregar perfumação além da eficiência da limpeza”, explica Bezerra.


Venda incremental e alta do tíquete em...


... desengordurantes

3 vezes mais crescimento em relação aos itens básicos


... difusores elétricos

100% alta no ano passado sobre 2022


Foto Divulgação

Estratégias das indústrias


Do lado dos fabricantes, a disputa pelo consumidor conta com diversas iniciativas. A Bettanin tem a inovação como parte importante da sua estratégia. Para isso, está antenada nos hábitos dos consumidores, como o novo papel dos pets, que passaram a ser tratados como filhos. Esse comportamento foi um dos incentivadores do lançamento do Noviça Mop Rolo Adesivo Lavável, capaz de retirar pelos, sujeiras, cabelos e poeira de diferentes pisos e ambientes, pois une a praticidade do mop à aderência do rolo. A Bettanin produz cerca de 330 milhões de itens/ano em mais de 10 categorias. Já para a Reckitt, ações no ponto de venda continuam sendo a principal estratégia. “Ter material de divulgação na gôndola ajuda a mostrar ao consumidor os benefícios dos produtos de maior valor agregado”, diz o gerente sênior Eduardo Bezerra.


A Flora, por sua vez, tem 70 influenciadoras digitais que  alcançam 9 milhões de pessoas nas redes sociais. A empresa também possui um calendário promocional de marketing e de trade, além de ter parceria com clientes para uso de CRM e retail media. Outra fabricante, a Condor, aposta em pesquisas com consumidores. “Com isso, temos uma visão clara dos produtos que possivelmente terão melhor desempenho de vendas em nossos parceiros”, afirma Gerson Grohskopf, gerente de marketing.


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