15/01/2025
Lojas físicas são mais do que um ponto de venda, são centros de experiência
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 14/01/2025
Foto: Divulgação
Para além de pontos de vendas, as lojas físicas hoje são centros de experiência, canais de mídia e de distribuição. Esse insight foi compartilhado ontem (13), no painel “Revitalizando o varejo: a loja como o novo centro de experiências com LEGO e IKEA”, que ocorreu na NRF. Marcamos presença em mais um dia do evento junto ao time de quase 200 profissionais do setor com a Missão NRF 25, uma iniciativa da Varejo180 em parceria com a SA+ Internacional. Confira os principais insights das palestras.
Quem conduziu esse painel foram Martín Urrutia, chefe de experiência e inovação global de varejo do Grupo LEGO, e Javier Quiñones CEO e diretor de sustentabilidade IKEA EUA. Ambos os executivos discutiram sobre a importância da integração omnichannel e da personalização da experiência. O LEGO, por exemplo, conecta suas lojas a transmissões ao vivo para engajar consumidores globalmente, enquanto o IKEA adapta as lojas à realidade local, usando dados de comportamento e preferências regionais.
As empresas também destacaram que o sucesso não é medido apenas pelas vendas, mas também pelo impacto em comunidades, sustentabilidade e experiência do cliente.
O IKEA busca sempre combinar as métricas financeiras com metas de impacto ambiental e social.
Aprendizado e aplicação prática
Desenvolva espaços interativos em lojas para demonstrações de produtos e eventos comunitários e implemente ferramentas como agendamentos online para visitas guiadas nas lojas e promoções personalizadas baseadas no histórico de compra. Nesse sentido, realizar eventos locais e criar áreas de convivência em lojas para atrair diferentes públicos também pode ser positivo.
Além disso, oferecer personalização de produtos, como embalagens customizadas ou serviços de design sob medida, também pode ser um diferencial que traz destaque diante ao cenário altamente competitivo.
Usar ferramentas de realidade aumentada para ajudar os clientes a visualizarem produtos em seus espaços, experimentação, etc. e implementar relatórios integrados que combinem resultados financeiros com iniciativas de sustentabilidade são as principais lições do painel.
Sustentabilidade, empatia e IA
De fato, a sustentabilidade e a responsabilidade social continuam sendo prioridades para marcas que buscam construir legados duradouros. Quem fala é Corie Barry, CEO da Best Buy, e Matthew Shay, presidente e CEO da NRF. Outro fator abordado foi a gestão de pessoas, os líderes enfatizaram a importância de um comando baseado na empatia e promovendo aprendizado contínuo e adaptabilidade.
Em relação a tecnologia, a IA e o design 3D foram citados como remodeladores do varejo, capazes de melhorar o atendimento ao cliente e otimizar operações logísticas. Os executivos tambémreiteram a importância de reimaginar a experiência de loja, com ambientes flexíveis, como lojas focadas em retirada de pedidos ou experiências imersivas.
Aprendizado e aplicação prática
Mais uma vez vemos a importância de implementar ferramentas de IA. Manter uma comunicação clara e direta com os clientes, especialmente durante mudanças ou atrasos, também é essencial para garantir a fidelização. Desenvolver práticas sustentáveis e comunicar esses esforços de forma clara e investir em treinamentos e criar condições para o crescimento de talentos internos são fatores com potencial de aprimorar os seus negócios.
Diversidade e autenticidade: atriz de Hollywood cria empresa multimilionária de beleza
Por meio de uma liderança orientada por meio de propósitos e com as palavras de ordem identidade, autoaceitação, criatividade, perspicácia empresarial e redefinindo os padrões de beleza, cria-se um impacto significativo. Esse foi o principal recado de Tracee Ellis Ross, atriz de Hollywood e CEO da Pattern Beauty, durante o painel “O negócio da autenticidade: construindo a Pattern Beauty e empoderando a identidade".
A artista e executiva criou uma marca multimilionária em 2019 para atender às necessidades de pessoas com cabelos cacheados, crespos e texturizados. A ideia surgiu pela sua própria dificuldade em encontrar produtos acessíveis e eficazes para o seu cabelo. Na época, a empresa tinha sete itens e uma parceria exclusiva com a Ulta Beauty. Agora com 5 anos, a Pattern Beauty já tem parceria com 11 varejistas e mais de 50 SKUs.
Tracy destaca que esse mercado não é um nicho, considerando que entre 65% e 75% da população global tem cabelo texturizado. Para se ter uma ideia, o mercado norte-americano de produtos para cabelos texturizados é estimado em mais de US$ 31 bilhões.
Aprendizado e aplicação prática
Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper e curadora da Varejo180 na Missão NRF 25, indica alguns insights para a aplicação prática. Para a indústria, o ideal é explorar as colaborações para lançar produtos inclusivos ou inovadores. Já do lado varejo o ideal é explorar colaborações para ter acesso às inovações, ser pioneiro, desenvolver marcas próprias e/ou exclusivas. O painel também deixa o aprendizado sobre a importância de realizar pesquisas de mercado, ouvir feedbacks e adaptar ofertas às reais necessidades do público, assim como investir em produtos voltados para a diversidade cultural.
Geração Z e o TikTok como meio de consumo
Outro painel que acompanhamos foi o “Forecasting the future: Consumer trends for 2025 and fireside chat with Rare Beauty”, que destacou os danos do Tik Tok, porém o reconhece hoje como um dos principais meios onde a Geração Z descobre novos itens. Inclusive, essa geração tem se demonstrado fiel aos itens de limpeza facial por anos e as redes sociais são forte influenciadoras.
O estudo “Consumer Trends” mostra que quase metade dos usuários ativos do TikTok Shop já fez pelo menos uma compra, mostrando como a plataforma se tornou um marketplace potente.
Os nascidos entre 1996 e 2010 também são mais propensos a buscar por itens que promovam a saúde mental, como é o caso da Rare Beauty que se se posiciona como uma “marca com coração”, e promove chamadas de vídeos pelo Zoom, interações nas redes sociais e foca em causas autênticas. Porém, apesar da narrativa emocional, a qualidade do produto é um fator não negociável para a Geração Z.