Latino-americanos aumentam em 14,3% os gastos com compras para o lar
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 20/06/2024
Em 2023, os consumidores da América Latina aumentaram os gastos das compras para o lar em um ritmo mais rápido do que a média global e a inflação do mercado local.
Para se ter uma ideia, houve um aumento de 14,3% nos gastos com bens massivos de consumo na região, contra 8% ao redor do mundo.
Os números pertencem ao relatório Brand Footprint LATAM 2024, produzido pela Kantar, e ainda demonstram que o desembolso por viagem de compra aumentou 12,4%, quase o dobro da taxa de crescimento global de 6,7%.
Em relação as top 3 marcas mais compradas temos a Coca-Cola em primeiro lugar com uma adição de +6,7% no CRP (Consumer Reach Points), métrica original da Kantar, que mensura quantos lares estão comprando produtos de determinada companhia e com que frequência isso ocorre.
Logo em seguida temos o Colgate com queda de -0,3% no CRP e a Pepsi com um acréscimo de 14,7% no CRP).
Ao todo, os latino-americanos fizeram 53 bilhões de escolhas em 2023 – um adicional de 10,3 milhões em comparação ao ano anterior.
“Isso significa que os consumidores fizeram pelo menos uma escolha de marca todos os dias”, afirma Marcela Botana, diretora de desenvolvimento de mercado Latam da Kantar.
Por categoria, os alimentos representaram mais de um terço (35,7%) de todas as escolhas. Logo depois estão as bebidas (22,1%) e cuidados domésticos (15%).
As empresas regionais e locais dividiram os carrinhos com as globais, mas o primeiro grupo teve maior representatividade, abocanhando 62% do mercado.
Independentemente do porte, a penetração mostrou-se chave para o crescimento, sendo que 88% das empresas melhoraram seus índices por meio dessa métrica. De forma geral, a região apresenta ambientes mais positivos, com mais marcas crescendo do que diminuindo.
Contudo, um estudo da Euromonitor identificou que 90% dos produtos lançados nos últimos meses no Brasil são de marcas secundárias. Ou seja, apesar do crescimento, marcas novas estão enfrentando um cenário cada vez mais competitivo, e cerca de 60% não sobrevivem a longo prazo. Para colocar esse fato em perspectiva, o estudo também demonstra que aproximadamente uma a cada três marcas lançadas globalmente em 2022 desapareceram das prateleiras até o fim de 2023.