ÚLTIMAS NOTÍCIAS
01/06/2025
Já ouviu falar do shopper explorador?
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR PepsiCo
EM 02/08/2024

Imagem Ilustrativa
Há um grupo de shoppers que gosta muito de fazer compras e não se preocupa com o tempo, pois considera essa atividade como um passeio. A equipe de Shopper Insights da PepsiCo, líder de mercado na categoria de Salgadinhos, analisou esse perfil a partir de em um estudo com 1.162 consumidores e percebeu detalhes importantes no comportamento de compra.
Uma característica encontrada no shopper explorador é gostar de percorrer os diferentes corredores e exposições, o que aumenta as chances de ser impacto por lançamentos, promoções e ações de visibilidade.
Trabalhar bem os pontos extras em áreas de alto fluxo de clientes – incluindo os checkouts – e promover execuções em cross category com produtos de consumo correlato ajudam a impactar esse shopper e aumentar as vendas.
É costume do shopper explorador visitar diferentes canais perto de casa, inclusive em uma mesma ocasião, justamente por gostar de explorar o que há em cada estabelecimento.
Por estar sempre atento ao mix, tende a valorizar as lojas que incluem inovações no sortimento. Quatro novidades da PepsiCo (foto) cumprem esse papel de estimular a experimentação de novos sabores, em diferentes ocasiões de consumo. São elas: o novo Doritos Dinamita no sabor Pimenta Mexicana; os dois lançamentos da linha Tostitos – com toque de Sal Marinho e com Pimenta Mexicana – e Cheetos Crunchy, uma das inovações mais importantes da história dessa marca da PepsiCo, elaborado com uma tecnologia diferente de produção, que traz muito mais crocância e sabores intensos.
O shopper explorador planeja as compras, mas também é flexível e pode ser atraído por novos produtos e marcas. Ou seja, a cesta de compras pode ser ampliada além do planejamento.
Os homens são maioria entre os shoppers exploradores (56%). Quase 9 em cada 10 pessoas com esse perfil têm mais de 25 anos de idade.
Supermercados e atacarejos são os formatos de loja mais visitados e a principal ocasião de consumo tem a ver com momentos de relaxamento e descanso.
Para esse grupo, a missão de compra pode ser, principalmente, de reposição (21%), abastecimento (19%) ou mesmo uma compra pontual para o dia (17%).
O shopper explorador gosta de sair às compras e valoriza a experiência. Sua loja está preparada para atendê-lo?
LEIA TAMBÉM:
Salgadinhos: conheça 4 momentos de consumo para explorar
Lançamentos têm papel importante para elevar o ticket médio e ampliar as ocasiões de consumo de Salgadinhos
Notícias relacionadas

10 segundos: é o tempo para o varejista dobrar o tíquete médio de cada cliente

11 indicadores sobre o cliente para você acompanhar

Conheça uma nova missão de compras: o abastecimento fragmentado, fruto do excedente de lojas e formatos e da multicanalidade
