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Indústrias de bebidas investem em tendências e inovações para o verão

POR Barbara Fernandes Silva

EM 06/12/2024

Seção de bebidas no supermercados

Foto: Adobe Stock


Dias mais quentes influenciam a busca por bebidas leves e refrescantes.
Dados da Cesta de Verão da Neogrid demonstram que a incidência de refrigerantes, cerveja, água, energéticos,  espumantes e sucos aumenta durante os meses que contemplam a estação.


Porém a saudabilidade também permeia a categoria com lançamentos de versões não alcoólicas de bebidas adoradas pelos consumidores.


65% - É quanto o setor de bebidas cresce durante o verão


Heineken

Fotos: Divulgação 

A expectativa é de que o período impulsione as vendas, com destaque para Heineken, Eisenbahn, Sol, Amstel e Devassa. Apostando também na marca Praya, nas opções Clássica e Larger; e nas versões com foco na saudabilidade: a Amstel Ultra, com baixa caloria e sem glúten, e a Heineken 0.0, sem álcool. A linha de não alcoólicos ainda inclui os refrigerantes das marcas FYS e Clash’d. Em parceria com a Better Drinks, a companhia ainda aposta na Mamba Water e no Bear-Mate.


“Seguimos trabalhando em parceria com o varejo para antecipar a construção dos estoques e evitar problemas logísticos e falhas na distribuição. O fim de ano é um período de maior consumo, e as marcas competem por espaço nos armazéns dos clientes”, conta Ricardo Sabatine, diretor de off trade do Grupo.


Novidades


A Sol Zero é o lançamento mais recente da empresa. O produto é sem álcool ou glúten e contém vitaminas D e B.

Dados do Mordor Intelligence de 2024 indicam uma preferência crescente por cerveja com baixo teor alcoólico ou sem álcool

Dicas


É importante ter o item disponível nas gôndolas e pontos refrigerados.
Pontos extras promocionais e gestão de estoques são essenciais para assegurar um sortimento ideal. Outro aspecto é analisar os dados históricos para fazer as grades em lojas onde existe alta demanda na sazonalidade, construindo uma coluna de estoque e, assim, mitigando riscos de rupturas.

Mercado de cervejas premium deve alcançar R$ 80 bi até 2025 segundo a Euromonitor, 2021
US$ 914,21 milhões é o aumento estimado do mercado de cervejas em 2029 – 26,18% do atual

COOPERATIVA VINÍCOLA GARIBALDI


Fotos: Divulgação


No último ano a empresa comercializou mais de 6,5 milhões de garrafas de espumantes. A sazonalidade estimula a busca por bebidas mais frescas, com teor alcoólico mais baixo, com forte impulso das festas de fim de ano.


“Temos no último trimestre nossa melhor performance em vendas de espumante. Percebemos um interesse maior pelo item. Seu consumo não é mais restrito ao Ano-Novo ou às festas de casamentos e formatura”, nota Maiquel Vignatti, gerente de marketing da Cooperativa Vinícola Garibaldi.


Novidades


As estreias que prometem marcar a época são as versões sem álcool do Moscato Rosé e Prosecco, e o espumante Garibaldi Sur Lie, que possui um aspecto turvo devido ao processo de produção com leveduras que permanecem na garrafa mesmo depois de a segunda fermentação ser concluída. A empresa também lançou dois vinhos premium, o tinto Garibaldi VG Tannat e um Garibaldi VG Palava.


FEMSA




A expectativa é de que os resultados superem o do último verão. O maior protagonista permanece a Coca-Cola, tanto na versão original quanto na sem açúcar. Outros não alcoólicos, como a Sprite, água Crystal, chás Leão, Powerade, e o energético  Monster também são apostas para a época. Já entre os alcoólicos, a Femsa destaca marcas de cerveja, como Therezópolis, Eisenbahn e Estrella Galicia, fortes tanto no consumo individual quanto compartilhado.


Novidades


A família Schweppes ganhará embalagens individuais de vidro, reforçando as soluções de alcoólicos prontos para beber (RTD). A Coca-Cola também terá embalagens especiais para o Natal.


Dicas


Não deixe para comprar na última hora e garanta a  disponibilidade dos itens na versão refrigerada para incentivar as vendas por impulso.
Esses são alguns dos pontos destacados por Hugo Medeiros, diretor de trade marketing da Coca-Cola FEMSA Brasil. O executivo ainda ressalta a importância de ter atenção no manuseio dos itens.

“Não armazene diretamente em exposição ao sol e evite impactos bruscos nas embalagens e packs, de modo a garantir a integridade das mercadorias” - Hugo Medeiros,
Diretor de trade marketing da Coca-Cola FEMSA Brasi

Natural One


Fotos: Divulgação


A expectativa da Natural One para este verão é de crescimento de 10% a 15%, em relação ao mesmo período em 23/24. Devido às altas temperaturas, os sucos cítricos são o destaque. Isso contempla os sabores Laranja, Limonada e a linha Veggies. A empresa também aposta nos produtos “dose única”, com 180ml e 300ml.


Dicas


Explore ilhas e também as pontas dos terminais refrigerados, pois no  calor o shopper acaba comprando bebidas geladas por Zimpulso, e os sucos 100% têm um tíquete médio elevado em relação a outras bebidas.


30% de crescimento

De sucos 100% no verão, em relação aos meses de inverno


62% dos consumidores

Afirmam que sucos são a bebida não alcoólica favorita


Foto: Divulgação


Cerca de 40% da comercialização de espumantes da empresa ocorre no último trimestre do ano, sendo que a metade é dos Moscatel e Brut.
Os meses mais quentes também são marcados pelos frisantes, vinhos brancos e rosés. Além disso, as bebidas zero álcool à base de suco de uva têm tido um incremento, principalmente entre a geração Z.

20%  é a expectativa de crescimento da empresa nas vendas de espumantes, frisantes e vinhos brancos e rosés

Novidades


Dentre os lançamentos estão dois novos vinhos brancos: o Aurora Varietal Viognier e o Aurora Varietal Malvasia Aromática.
A linha de espumantes também se expandiu agora com o Aurora Extra Brut. Já as bebidas Zero Álcool ganham o vinho tinto Cabernet Sauvignon e Merlot, e o branco Riesling Itálico.


Dicas


O principal conselho é organizar os itens em áreas temáticas, utilizando displays sazonais. “Oferecer degustações gratuitas, sugerir harmonizações e investir em treinamento de atendentes para orientar e informar os consumidores também contribui muito na comercialização”, acrescenta Rodrigo Valerio, diretor de marketing e vendas da Cooperativa Vinícola Aurora.



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TAGS:Estratégia, Indústria,Heineken,Femsa, Natural One, Vinícola Aurora,Cooperativa Vinícola Garibaldi
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