Índice de ruptura aumenta para 13,4% em maioSA+ Ecossistema de Varejo

Pesquisa NeogridRuptura

Índice de ruptura aumenta para 13,4% em maio

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 02/07/2024

Adobe Stock - Mulher - Farinha

Foto: Divulgação


Em maio, o índice de ruptura atingiu 13,4%, um aumento de 0,4 p.p. em relação a abril. Dentre os alimentos, o arroz foi o que mais se destacou com variação de 9,7%, crescimento de 2,1 p.p..

 

A indisponibilidade foi impulsionada pelo pânico gerado com a possibilidade da falta do produto em decorrência as enchentes no Rio Grande do Sul. A crise climática também foi uma das responsáveis pelo aumento de preços do item que alcançou R$ 7,05, contra os R$ 6,65 de abril. 

 

Os dados contemplam o Índice de Ruptura mensal da Neogrid, e demonstram que além do arroz, o detergente (de 7,9% para 8,8%), café (de 8,1% para 8,8%), manteiga (de 7,6% para 8,1%) e margarina (de 5,6% para 6,8%) também apresentaram aumento de ruptura. 

 

Junto a indisponibilidade houve elevação nos preços. No caso do detergente, o preço por litro passou de R$ 4,71 para R$ 4,93, o maior de 2024. Já o café chegou a R$ 37,81, o maior preço dos últimos 12 meses.

“O preço do café permanece em alta em função da baixa disponibilidade do produto, que está relacionada a fatores climáticos que impactaram negativamente a safra, bem como à valorização da commodity no mercado internacional”, afirma Anna Fercher, head de Customer Success e Insights da Neogrid.

Por outro lado, o feijão manteve seu índice de ruptura de 8,7%, apresentou queda nos preços e suas vendas aumentaram quase 20% em relação ao mês anterior.

 

“A redução do preço do feijão está relacionada a uma série de estratégias adotadas pelo governo, em meados de março, para empurrar o preço de alguns alimentos para baixo”, finaliza Fercher.

COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa, Neogrid,Ruptura
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Brasileiros priorizam itens orgânicos e sustentáveis ​​neste fim de anoConsumo Sustentável no Brasil

Brasileiros priorizam itens orgânicos e sustentáveis ​​neste fim de ano

Pesquisa revela hábitos na compra de panetonesPanetone

Pesquisa revela hábitos na compra de panetones

Adobe Stock - Retail MediaPesquisa

Investimentos em retail media no Brasil crescem 42,3%

Alimentos apresentam evolução superior aos itens de home e personal carePesquisa

Alimentos apresentam evolução superior aos itens de home e personal care

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados