IA está se tornando cada vez mais essencial para o varejoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Supermercados autônomos planejam abrir mais de 300 lojas em 2025

19/04/2025

NEWSLETTER

IA está se tornando cada vez mais essencial para o varejoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Inovação Inteligência Artificial

IA está se tornando cada vez mais essencial para o varejo

POR Barbara Fernandes

EM 17/01/2025

Adobe Stock

Foto: Adobe Stock

 

Sem dúvidas, um dos assuntos mais abordados na NRF 2025 (National Retail Federation) foi a Inteligência Artificial (IA). A tecnologia está deixando de ser um diferencial no varejo para se tornar essencial em quase todos os setores. Um exemplo é o Walmart, que hoje explora esse recurso com recomendações hiperpersonalizadas em tempo real no e-commerce e nas lojas físicas, e com chatbots avançados para suporte ao cliente. 

 

A empresa também usa a tecnologia na automação e eficiência operacional com reposição de estoques, baseada em previsões de demanda alimentadas por uma big data; além dos robôs de warehouse (armazenagem automatizada) em seus mais de 150 centros de distribuição.

 

De fato, a IA pode otimizar a cadeia de suprimentos, prever a demanda e auxiliar o ajuste de compras e estoques de forma proativa, além de melhorar o atendimento. Por isso sua aplicação é um novo padrão competitivo.

 

Para se ter uma ideia, o relatório AI In Food And Beverages Market, da The Business Research Company, prevê que a IA no varejo alimentar alcance US$ 27,9 bilhões até 2027.

 

Outro estudo, dessa vez da Central do Varejo, também indica a força dessa tecnologia. Segundo o levantamento, 47% dos varejistas brasileiros afirmaram já utilizar IA. A pesquisa foi conduzida em 2024, e entrevistou 307 profissionais do setor. Dentre os que não utilizam IA, 46% demonstram intenção de adotar a tecnologia, enquanto 47% ainda estão avaliando o tema.

 

A pesquisa ainda indica que, entre os que usam a tecnologia, o nível de satisfação é de 89%. Sendo que os principais benefícios são o aumento da eficiência e a redução de custos, além de melhorias na satisfação dos clientes.

 

O impacto desse recurso vai além das operações internas das empresas. Ele também tem o potencial de transformar a maneira como os consumidores interagem com as marcas e realizam compras. A integração de tecnologias como assistentes virtuais, recomendações automáticas e pagamentos via reconhecimento facial ou biometria estão começando a redefinir a experiência de compra, tornando-a mais fluida e conectada. 

COMPARTILHAR
TAGS:Inovação, Inteligência Artificial
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock Vassouras e utensílios de limpeza na gôndola de supermercadoInovação

Indústria de limpeza entra no segmento premium e projeta aumento de 20% no faturamento

Koch e Azulão reduzem em mais de 40% as perdas com recurso tecnológicoInovação

Koch e Azulão reduzem em mais de 40% as perdas com recurso tecnológico

Vida Veg e CarrefourInovação

Carrefour fecha parceria com indústria de alimentos veganos e amplia portfólio da marca própria

Projeto de parceria entre Target e Warby ParkerInovação

Target anuncia nova parceria e fortalece estratégia store in store

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados