GPA entra em novo ciclo estratégico e nega possível fusão com o DiaSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Grupo Passarela estreia bandeira própria com nova loja em Chapecó (SC)

15/05/2025

NEWSLETTER

GPA entra em novo ciclo estratégico e nega possível fusão com o DiaSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Gestão e negóciosGPA Fusão Dia Supermercado

GPA entra em novo ciclo estratégico e nega possível fusão com o Dia

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 21/01/2025

GPA

Foto: Divulgação

 

O GPA tem realizado ciclos de três anos para aplicar seus planejamentos estratégicos. O primeiro foi o de turnaround, iniciado em 2022, que tem como objetivo a retomada de crescimento e ganho de market share, reconexão com os consumidores, incremento da relevância da experiência digital e segmentação dos planos de expansão. O período também coincidiu com a entrada de Marcelo Pimentel, o atual CEO da empresa. 

 

Assim, a empresa colocou uma série de ativos à venda, incluindo sua sede em São Paulo, negociou passivos tributários bilionários e intensificou a estratégia em torno dos itens premium. 

As principais conquistas durante o período foram a redução da alavancagem financeira – que foi de 8,8 vezes em 2023 para 2,8 vezes no 3º trimestre de 2024; e o aumento de 4 p.p. na margem bruta.  No segundo semestre, a empresa também registrou um prejuízo líquido de R$ 332 milhões, uma queda de 21,88% em relação ao mesmo período de 2023. 

Agora, o novo ciclo que se inicia este ano tem como foco o crescimento, e se estenderá até 2027 com o objetivo principal de trazer resultados líquidos e expandir, principalmente suas bandeiras de proximidade. 

Ao todo, o GPA abriu 60 novas lojas em 2024 com foco no modelo de proximidade premium. 

Fusão com o Dia

 

No fim do ano passado, uma possível fusão entre o GPA e o Dia começou a ser discutida na mídia. Conforme informamos, Nelson Tanure, novo controlador da rede Dia, estava analisando a possibilidade de um acordo estratégico, com o objetivo de transformar sua rede em um player mais competitivo.

Na época, fundos da gestora Reag Trust, que administra fundos de Tanure, passaram a deter 5,69% das ações ordinárias do GPA, além de instrumentos financeiros derivativos que elevaram a exposição total para 9,56%.

Contudo, Pimentel afirmou recentemente que a possível fusão seria uma distração que o executivo prefere evitar. O CEO também reforçou os atuais objetivos estratégicos do GPA, que envolvem a recuperação da base, principalmente de clientes premium, e a entrega de melhorias. 

 

Inflação e competição com os atacarejos

 

Em meio a recuperação, o GPA também enfrenta um cenário desafiador com o aumento da inflação, que pressiona principalmente as classes C e D. Segundo Pimentel, embora a bandeira Pão de Açúcar seja mais resiliente a este tema, por seus consumidores não serem tão afetados, o Extra sente os efeitos da inflação. 

 

O aumento nos preços também leva mais consumidores para outros formatos de negócio, como é o caso dos atacarejos, que também tem conquistado clientes com um poder aquisitivo maior. 

 

Apesar disso, o CEO não demonstra interesse em entrar na “guerra de preços”, considerando que sua proposta de valor vai além disso, e contempla uma experiência, sortimento e serviços diferenciados.

Em 2024, o Grupo trouxe 700 lançamentos exclusivos em parceria com a indústria, reforçando a percepção de exclusividade na bandeira premium. 

Fonte: Exame 

COMPARTILHAR
TAGS:Gestão e negócios,GPA, Fusão, Dia Supermercado
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock funcionário supermercadoGestão

Processo de seleção pode contribuir para retenção de profissionais no varejo

AssaíResultados 1T25

Assaí corta pela metade projeção de novas lojas para 2026

Delta SupermercadosGestão e negócios

Delta Max adquire parte de terreno de universidade e avança com os planos de expansão

armazém de lojaInteligência Artificial

Precisão e agilidade: especialistas discutem como aprimorar a gestão de estoque por meio da inovação

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados