GPA entra em novo ciclo estratégico e nega possível fusão com o DiaSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Amigão registra aumento de 9% de novos clientes na categoria candies

22/01/2025

NEWSLETTER

GPA entra em novo ciclo estratégico e nega possível fusão com o DiaSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Gestão e negóciosGPA Fusão Dia Supermercado

GPA entra em novo ciclo estratégico e nega possível fusão com o Dia

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 21/01/2025

GPA

Foto: Divulgação

 

O GPA tem realizado ciclos de três anos para aplicar seus planejamentos estratégicos. O primeiro foi o de turnaround, iniciado em 2022, que tem como objetivo a retomada de crescimento e ganho de market share, reconexão com os consumidores, incremento da relevância da experiência digital e segmentação dos planos de expansão. O período também coincidiu com a entrada de Marcelo Pimentel, o atual CEO da empresa. 

 

Assim, a empresa colocou uma série de ativos à venda, incluindo sua sede em São Paulo, negociou passivos tributários bilionários e intensificou a estratégia em torno dos itens premium. 

As principais conquistas durante o período foram a redução da alavancagem financeira – que foi de 8,8 vezes em 2023 para 2,8 vezes no 3º trimestre de 2024; e o aumento de 4 p.p. na margem bruta.  No segundo semestre, a empresa também registrou um prejuízo líquido de R$ 332 milhões, uma queda de 21,88% em relação ao mesmo período de 2023. 

Agora, o novo ciclo que se inicia este ano tem como foco o crescimento, e se estenderá até 2027 com o objetivo principal de trazer resultados líquidos e expandir, principalmente suas bandeiras de proximidade. 

Ao todo, o GPA abriu 60 novas lojas em 2024 com foco no modelo de proximidade premium. 

Fusão com o Dia

 

No fim do ano passado, uma possível fusão entre o GPA e o Dia começou a ser discutida na mídia. Conforme informamos, Nelson Tanure, novo controlador da rede Dia, estava analisando a possibilidade de um acordo estratégico, com o objetivo de transformar sua rede em um player mais competitivo.

Na época, fundos da gestora Reag Trust, que administra fundos de Tanure, passaram a deter 5,69% das ações ordinárias do GPA, além de instrumentos financeiros derivativos que elevaram a exposição total para 9,56%.

Contudo, Pimentel afirmou recentemente que a possível fusão seria uma distração que o executivo prefere evitar. O CEO também reforçou os atuais objetivos estratégicos do GPA, que envolvem a recuperação da base, principalmente de clientes premium, e a entrega de melhorias. 

 

Inflação e competição com os atacarejos

 

Em meio a recuperação, o GPA também enfrenta um cenário desafiador com o aumento da inflação, que pressiona principalmente as classes C e D. Segundo Pimentel, embora a bandeira Pão de Açúcar seja mais resiliente a este tema, por seus consumidores não serem tão afetados, o Extra sente os efeitos da inflação. 

 

O aumento nos preços também leva mais consumidores para outros formatos de negócio, como é o caso dos atacarejos, que também tem conquistado clientes com um poder aquisitivo maior. 

 

Apesar disso, o CEO não demonstra interesse em entrar na “guerra de preços”, considerando que sua proposta de valor vai além disso, e contempla uma experiência, sortimento e serviços diferenciados.

Em 2024, o Grupo trouxe 700 lançamentos exclusivos em parceria com a indústria, reforçando a percepção de exclusividade na bandeira premium. 

Fonte: Exame 

COMPARTILHAR
TAGS:Gestão e negócios,GPA, Fusão, Dia Supermercado
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mais da metade dos varejos inaugurados na última década foram fechadosGestão

Especialista destaca 8 tendências para o varejo em 2025

Assaí e Carrefour4T24

Especialistas avaliam o que esperar dos resultados do Carrefour e Assaí no 4T24

Natural da TerraGestão e negócios

Hortifruti Natural da Terra foca na sustentabilidade, omnicanalidade e inovação tecnológica para 2025

Grupo-Pereira-compra-supermercado-schmitGestão e negócios

Grupo Pereira adquire o Supermercados Schmit

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados