GPA contempla avanços perto de encerrar o planejamento de turnaroundSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mercearia impulsiona crescimento das vendas em abril

09/05/2025

NEWSLETTER

GPA contempla avanços perto de encerrar o planejamento de turnaroundSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

EstratégiaGPATurnaround Crescimento

GPA contempla avanços perto de encerrar o planejamento de turnaround

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/10/2024

GPA contempla avanços perto de encerrar o planejamento de turnaround

Foto: Divulgação

 

O GPA tem realizado ciclos de três anos para aplicar seus planejamentos estratégicos. O primeiro foi o de turnaround, iniciado em 2022, que tem como objetivo a retomada de crescimento e ganho de market share, reconexão com os consumidores, incremento da relevância da experiência digital e segmentação dos planos de expansão. 

 

O início desse ciclo, que se aproxima da reta final, também coincidiu com a entrada de Marcelo Pimentel, o atual CEO da empresa. Alinhado ao planejamento estratégico, uma de suas primeiras medidas quando assumiu o posto foi interromper 300 projetos e focar no que era essencial.

 

Um exemplo foi a concentração de investimentos para a expansão da bandeira Minuto Pão de Açúcar em São Paulo, que acumula mais de 100 inaugurações nos últimos dois anos. O formato também foi um aliado do GPA para avançar com as entregas do e-commerce. Para se ter uma ideia, no período, a empresa saltou de 45% para 80% de entregas no mesmo dia na casa dos consumidores. 

 

Em termos de redução na alavancagem, o grupo se desfez de suas fatias na Cnova e Éxito, e vendeu ativos não core, como a sede e postos de combustíveis, que arrecadaram cerca de R$ 2 bilhões. Contudo, o GPA avalia que ainda há espaço para outras vendas não core com menor magnitude.

 

No segundo semestre, o GPA registrou um prejuízo líquido de R$ 332 milhões, uma queda de 21,88% em relação ao mesmo período de 2023. A empresa também alcançou uma margem bruta recorde de 28,2% e um avanço de 34,8% no Ebitda ajustado.

 

Assaí x GPA

 

Recentemente, o Assaí informou que foi notificado pela Receita Federal sobre o arrolamento de bens no valor de R$ 1,25 bilhão, em função de contingências tributárias do GPA, anteriores à separação das empresas em 2020.

 

A atacarejo, que hoje ocupa a posição de segundo maior varejista do país, informou em Fato Relevante que está monitorando o tema e irá indenizar o GPA por qualquer prejuízo decorrente. Porém, o Grupo acredita que isso não irá refletir no turnaround, uma vez que os passivos já haviam sido contemplados nas demonstrações dos balanços e nas interações com o mercado. 

 

Próxima fase: Crescimento

 

Com o turnaround operacional concluído, agora a empresa busca finalizar o trabalho de estruturação do capital para tornar o negócio lucrativo o mais rápido possível. 

 

Em 2025, uma nova fase será iniciada com foco no crescimento. O plano estratégico, que deve durar até 2027 tem como objetivo voltar a trazer resultados líquidos e expandir.

 

Em média, o GPA tem aberto de 50 a 60 lojas por ano, e os planos para o futuro envolvem dar continuidade a esse ritmo.

 

Fonte: NeoFeed

COMPARTILHAR
TAGS:Estratégia,GPA,Turnaround, Crescimento
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Pão de AçúcarGestão e negócios

GPA aprova destituição do conselho de administração

Leites veganosPesquisas

Café da manhã e refeições para viagem são oportunidades para elevar as vendas do varejo

Loja Pão de Açúcar Hípica_CampinasGestão e negócios

Com aumento de 18% nas vendas do e-commerce, GPA compartilha estratégias para fortalecer a área

Cervejas - Adobe StockEventos culturais

Zona Sul, Inter, GPA, Mundial e Redeconomia projetam aumento de vendas com show da Lady Gaga

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados