GPA contempla avanços perto de encerrar o planejamento de turnaround
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 11/10/2024
Foto: Divulgação
O GPA tem realizado ciclos de três anos para aplicar seus planejamentos estratégicos. O primeiro foi o de turnaround, iniciado em 2022, que tem como objetivo a retomada de crescimento e ganho de market share, reconexão com os consumidores, incremento da relevância da experiência digital e segmentação dos planos de expansão.
O início desse ciclo, que se aproxima da reta final, também coincidiu com a entrada de Marcelo Pimentel, o atual CEO da empresa. Alinhado ao planejamento estratégico, uma de suas primeiras medidas quando assumiu o posto foi interromper 300 projetos e focar no que era essencial.
Um exemplo foi a concentração de investimentos para a expansão da bandeira Minuto Pão de Açúcar em São Paulo, que acumula mais de 100 inaugurações nos últimos dois anos. O formato também foi um aliado do GPA para avançar com as entregas do e-commerce. Para se ter uma ideia, no período, a empresa saltou de 45% para 80% de entregas no mesmo dia na casa dos consumidores.
Em termos de redução na alavancagem, o grupo se desfez de suas fatias na Cnova e Éxito, e vendeu ativos não core, como a sede e postos de combustíveis, que arrecadaram cerca de R$ 2 bilhões. Contudo, o GPA avalia que ainda há espaço para outras vendas não core com menor magnitude.
No segundo semestre, o GPA registrou um prejuízo líquido de R$ 332 milhões, uma queda de 21,88% em relação ao mesmo período de 2023. A empresa também alcançou uma margem bruta recorde de 28,2% e um avanço de 34,8% no Ebitda ajustado.
Assaí x GPA
Recentemente, o Assaí informou que foi notificado pela Receita Federal sobre o arrolamento de bens no valor de R$ 1,25 bilhão, em função de contingências tributárias do GPA, anteriores à separação das empresas em 2020.
A atacarejo, que hoje ocupa a posição de segundo maior varejista do país, informou em Fato Relevante que está monitorando o tema e irá indenizar o GPA por qualquer prejuízo decorrente. Porém, o Grupo acredita que isso não irá refletir no turnaround, uma vez que os passivos já haviam sido contemplados nas demonstrações dos balanços e nas interações com o mercado.
Próxima fase: Crescimento
Com o turnaround operacional concluído, agora a empresa busca finalizar o trabalho de estruturação do capital para tornar o negócio lucrativo o mais rápido possível.
Em 2025, uma nova fase será iniciada com foco no crescimento. O plano estratégico, que deve durar até 2027 tem como objetivo voltar a trazer resultados líquidos e expandir.
Em média, o GPA tem aberto de 50 a 60 lojas por ano, e os planos para o futuro envolvem dar continuidade a esse ritmo.
Fonte: NeoFeed