Gôndolas de supermercados terão mudanças nos rótulos de compostos e bebidas lácteasSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba como a varejista Grupo Ítalo transformou sua área de Trade Marketing

07/07/2025

NEWSLETTER

Gôndolas de supermercados terão mudanças nos rótulos de compostos e bebidas lácteasSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Consumo Alimentos processadosSupermercados

Gôndolas de supermercados terão mudanças nos rótulos de compostos e bebidas lácteas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 22/05/2025

Adobe Stock Gôndola supermercado

Produtos com nomes semelhantes aos de alimentos tradicionais, como “composto lácteo” e “bebida láctea”, terão mudanças nas embalagens a partir de 26 agosto/2025. As novas regras, definidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, determinam que os rótulos passem a informar, de forma explícita, que esses itens não são equivalentes aos originais que imitam.


Os compostos lácteos deverão indicar que “composto lácteo não é leite em pó”. Já em 3 de setembro/2025, bebidas lácteas precisarão trazer a mensagem “bebida láctea não é iogurte”. A medida visa reduzir a confusão entre consumidores que adquirem produtos com embalagens e nomes semelhantes aos tradicionais, mas com formulações diferentes.


Essas versões alternativas costumam aparecer nas gôndolas ao lado de itens como leite condensado, doce de leite e creme de leite. O chamado “doce cremoso com leite e soro de leite”, por exemplo, ocupa o mesmo espaço destinado ao doce de leite.


Já o “creme culinário” substitui o creme de leite, apesar de conter amidos e aditivos. Produtos como esses são vendidos por marcas como Classic (do Carrefour) e Mococa, esta última afirmando que lançou essas misturas em 2019. 


Outros alimentos com formulações diferentes também levantam dúvidas. Entre eles estão os óleos compostos com “sabor” de azeite de oliva e o óleo de bagaço de oliva. Pela legislação, apenas produtos extraídos exclusivamente da azeitona podem ser rotulados como azeite.


A categoria de bebidas também inclui exemplos semelhantes. O “refresco saborizado com frutas adoçado”, da marca Maguary, contém apenas 4% de fruta no sabor morango. Já o néctar de caju da marca Né Q Tá tem 17% da fruta. Pela regra atual, o percentual de fruta deve constar no rótulo, excluindo a quantidade de água.


Outros itens incluem “pó para preparo de bebida à base de café”, que não é café, e o “xarope de glicose”, frequentemente exposto ao lado do mel, mas composto apenas de glicose de milho, açúcar invertido e água.


O Procon-SP afirma que empresas podem comercializar essas versões alternativas, desde que a rotulagem não induza o consumidor ao erro. O órgão ressalta que os consumidores devem observar cuidadosamente os rótulos, chequem a validade, os ingredientes, a composição e o peso, além de solicitar nota fiscal.


A Secretaria Nacional do Consumidor também reforça que termos como “mistura láctea condensada” precisam estar destacados nas embalagens.


Fonte: Revista Oeste


COMPARTILHAR
TAGS:Consumo, Alimentos processados,Supermercados
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Diferença de até R$ 220 marca disputa de preços na cesta básica entre redesConsumo

Qual é a bandeira mais competitiva em preços entre as empresas de capital aberto do varejo alimentar?

BarbosaReinauguração

Barbosa reabre loja em Barueri (SP)

Aurora Coop - FachadaExpansão do portfólio

Aquisição da Gran Mestri marca avanço da Aurora Coop no setor de lácteos premium

Supermercados BH inaugura atacarejo em região metropolitana de Belo HorizonteExpansão

Supermercados BH inaugura atacarejo em Lagoa Santa (MG)

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados