22/08/2025
Especialista indica formas para melhorar a liderança em ambientes multigeracionais
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 21/08/2025

Foto: Adobe Stock
A comunicação foi apontada como um dos principais desafios para gestores em pesquisa da 2ª edição do Panorama de Sentimento das Lideranças. O levantamento mostrou que 38% dos participantes reconhecem a necessidade de melhorar o diálogo com suas equipes, enquanto mais da metade indicou a falta de clareza estratégica como obstáculo na tomada de decisão. O estudo também revelou que 79% têm dificuldade em liderar diferentes gerações.
“Isso é reflexo de uma nova realidade corporativa. Atualmente, muitas empresas convivem com quatro gerações de funcionários ao mesmo tempo. Alguns são jovens, outros são mais experientes e cada um tem sua maneira de se expressar. Por isso, o líder deve saber como falar com esses perfis”, afirmou Valdireni Alves, especialista em comunicação assertiva e oratória.
As diferenças entre gerações influenciam as expectativas no ambiente de trabalho. Saiba as diferenças:
Geração X (1960-1980) valoriza estabilidade e detalhamento de informações
Geração Y (1980-1995) busca feedbacks, velocidade e oportunidades de crescimento
Geração Z (1995-2010) privilegia objetividade e inovação
Geração Alpha (2010-2025) é marcada pela hiperconectividade
Para Alves, os desafios atuais também dialogam com a chamada Liderança 5.0, que combina propósito, inteligência emocional e tecnologia. “É fundamental que os líderes desenvolvam uma visão holística, humanizada e individualizada. É preciso compreender o que a equipe necessita como um todo, mas respeitar as particularidades geracionais. A escuta ativa é um grande diferencial e possibilita melhores resultados”, destacou.
A pesquisa também apontou ausência de pensamento crítico, falta de suporte estrutural e dificuldades em aumentar a eficiência como gargalos adicionais.
“Tudo engloba a comunicação assertiva. Ela permeia todas as áreas corporativas, mas nem sempre é vista dessa forma. Por isso, quem a pratica no cotidiano se destaca mais rapidamente”, acrescentou Alves, que também é jornalista, palestrante e escritora.
Para apoiar líderes na prática, ela recomenda cinco pontos: clareza e objetividade, foco nas pessoas, atenção à comunicação não verbal, adaptação ao público e uso de comunicação não violenta. “Quem se expressa de forma clara e respeitosa constrói relacionamentos saudáveis, minimiza conflitos e promove mais colaboração. É um exercício que – se praticado no cotidiano – traz muitos benefícios para a vida e a carreira”, disse.
Notícias relacionadas

Oxxo Brasil desacelera crescimento no 2T25 devido à expansão mais contida

Boa Supermercados abre 21ª unidade no interior paulista

Bem Querer Supermercado estreia em Goiânia com meta de faturar R$ 20 milhões em 2025
