Especialista indica formas para melhorar a liderança em ambientes multigeracionaisSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saudabilidade e conveniência ganham espaço nas gôndolas e na ceia de Natal dos brasileiros

06/10/2025

NEWSLETTER

Especialista indica formas para melhorar a liderança em ambientes multigeracionaisSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

GestãoSupermercadosRh

Especialista indica formas para melhorar a liderança em ambientes multigeracionais

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 21/08/2025

Especialista indica formas para melhorar a liderança em ambientes multigeracionais

Foto: Adobe Stock


A comunicação foi apontada como um dos principais desafios para gestores em pesquisa da 2ª edição do Panorama de Sentimento das Lideranças. O levantamento mostrou que 38% dos participantes reconhecem a necessidade de melhorar o diálogo com suas equipes, enquanto mais da metade indicou a falta de clareza estratégica como obstáculo na tomada de decisão. O estudo também revelou que 79% têm dificuldade em liderar diferentes gerações.

“Isso é reflexo de uma nova realidade corporativa. Atualmente, muitas empresas convivem com quatro gerações de funcionários ao mesmo tempo. Alguns são jovens, outros são mais experientes e cada um tem sua maneira de se expressar. Por isso, o líder deve saber como falar com esses perfis”, afirmou Valdireni Alves, especialista em comunicação assertiva e oratória.

As diferenças entre gerações influenciam as expectativas no ambiente de trabalho. Saiba as diferenças:


Geração X (1960-1980) valoriza estabilidade e detalhamento de informações

Geração Y (1980-1995) busca feedbacks, velocidade e oportunidades de crescimento

Geração Z (1995-2010) privilegia objetividade e inovação

Geração Alpha (2010-2025) é marcada pela hiperconectividade

Para Alves, os desafios atuais também dialogam com a chamada Liderança 5.0, que combina propósito, inteligência emocional e tecnologia. “É fundamental que os líderes desenvolvam uma visão holística, humanizada e individualizada. É preciso compreender o que a equipe necessita como um todo, mas respeitar as particularidades geracionais. A escuta ativa é um grande diferencial e possibilita melhores resultados”, destacou.

A pesquisa também apontou ausência de pensamento crítico, falta de suporte estrutural e dificuldades em aumentar a eficiência como gargalos adicionais.

“Tudo engloba a comunicação assertiva. Ela permeia todas as áreas corporativas, mas nem sempre é vista dessa forma. Por isso, quem a pratica no cotidiano se destaca mais rapidamente”, acrescentou Alves, que também é jornalista, palestrante e escritora.

Para apoiar líderes na prática, ela recomenda cinco pontos: clareza e objetividade, foco nas pessoas, atenção à comunicação não verbal, adaptação ao público e uso de comunicação não violenta. “Quem se expressa de forma clara e respeitosa constrói relacionamentos saudáveis, minimiza conflitos e promove mais colaboração. É um exercício que – se praticado no cotidiano – traz muitos benefícios para a vida e a carreira”, disse.


COMPARTILHAR
TAGS:Gestão,Supermercados,Rh
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock - DocesFestividades

Quase 40% das pessoas afirmam que vão comprar doces no Halloween; entre as classes AB o percentual sobe para 56%

SemarCampanha

Semar Supermercados celebra 42 anos de atuação

Adobe Stock CheckoutsPesquisa

Má gestão do dinheiro em espécie pode representar prejuízo de até R$ 7,5 bi para o varejo alimentar

Imagem do editorRio Grande do Sul

Nova gestão da AGAS aposta em sucessão familiar, lideranças femininas e reorganização da articulação política

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados