Gamificação, personalização e recompensas por nível são tendências nos programas de fidelidadeSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Docile traz lançamentos inéditos no mercado, como bala em formato de pulseira e mix surpresa

01/07/2025

NEWSLETTER

Gamificação, personalização e recompensas por nível são tendências nos programas de fidelidadeSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Mintel PesquisaPrograma de Fidelidade

Gamificação, personalização e recompensas por nível são tendências nos programas de fidelidade

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 01/07/2025

Adobe Stock - checkout

Foto: Adobe Stock

 

A alta inflação tem impulsionado consumidores e varejistas a repensar suas prioridades. Para os shoppers, isso pode se traduzir na redução de gastos desnecessários. Enquanto para os vendedores essa é uma oportunidade de encontrar formas novas de inovar e reter os consumidores. E é nesse contexto que os programas de fidelidade se inserem, com novas estratégias para acompanhar o cenário atual. Mais do que oferecer descontos e pontos, os programas atuais utilizam ferramentas complexas para aprimorar o engajamento, conexão emocional e retenção a longo prazo.

 

Os insights pertencem à pesquisa “Loyalty Programmes: How Retail Brands Are Driving Value Amid Inflation”, da Mintel, que também aponta as inovações que têm moldado o futuro desses programas. Confira abaixo:

 

Gamificação

 

Ao adicionar um elemento de diversão e engajamento à lealdade do cliente, a gamificação, do inglês “gamification”, está transformando os programas de fidelidade no varejo. Exemplo disso são os Desafios do Clubcard da Tesco, impulsionados por IA, e o programa “Selfridges Unlocked”, que promove a coleta de chaves digitais por meio de pontos adquiridos nas compras e refeições que desbloqueiem benefícios como frete grátis e acesso a lançamentos exclusivos.

Ao incorporar desafios regulares e recompensas dinâmicas, essa estratégia aumenta o engajamento do consumidor e a participação contínua, enfrentando uma das desvantagens da cultura da gratificação instantânea, na qual os consumidores frequentemente perdem o interesse rapidamente.

Personalização

 

A customização é essencial para manter o interesse e a lealdade do consumidor, tanto é que a maior parte deles acreditam que a personalização é um aspecto importante dos programas de fidelidade e recompensas. Isso reflete uma expectativa crescente por iniciativas que realmente atendam às preferências individuais e aos hábitos de compra.

A inteligência artificial e análise de dados são ferramentas que podem ajudar varejistas a atender essas expectativas, buscando transformar os programas de fidelidade em companheiros de compra personalizados, e não apenas em mecanismos de desconto. 

No entanto, alcançar esse nível de personalização exige a construção de confiança, especialmente no que diz respeito à segurança e transparência dos dados.

 

Recompensas exclusivas com base em níveis 

 

Programas como o H&M Club e a iniciativa de fidelidade da Kith exemplificam como a estrutura de níveis está se tornando um recurso central nas estratégias de fidelização. O esquema da Kith é baseado em três níveis, com os consumidores progredindo conforme acumulam pontos. Os pontos podem ser obtidos por meio de compras, mas também ao completar desafios e realizar check-in em lojas e eventos da empresa.

 

Além de aumentar a frequência das compras, o sistema de níveis também é eficaz para moldar comportamentos desejados dos consumidores. Os varejistas podem recompensar ações como devoluções em loja ou a compra de produtos de marca própria oferecendo mais pontos ou acesso a níveis premium. 

Essa abordagem não só incentiva os clientes a adotarem comportamentos alinhados aos objetivos do varejista, como também garante que se sintam valorizados e recompensados por sua fidelidade.

Recompensas em prol da sustentabilidade

 

Recompensas por escolhas ecológicas também são uma tendência que segue a mudança nos hábitos do consumidor. A Decathlon, por exemplo, criou o Decat’Club, que recompensa ativamente os clientes que se envolvem em atividades de esporte e/ou sustentabilidade. Essa abordagem demonstra o entendimento da empresa sobre o seu público, tornando seu programa de fidelidade um verdadeiro reflexo dos valores dos consumidores e motor de engajamento.

 

Cashback

 

A JD Sports está incentivando ativamente compras recorrentes e fidelização entre seu público-alvo jovem por meio do aplicativo Status, que oferece cashback em compras realizadas nas lojas físicas. O aplicativo concede aos membros 10% de cashback na primeira compra e 1% nas compras seguintes, para ser usado com o próprio varejista. Esse incentivo de cashback não apenas fortalece a fidelidade do consumidor e impulsiona a recompra, como também aumenta o engajamento nas lojas físicas.

COMPARTILHAR
TAGS:Mintel, Pesquisa,Programa de Fidelidade
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockConsumo

Inflação dobra gasto médio no supermercado e muda lista de compras

Varejo alimentar registra aumento de 25,1% em perdasPesquisa

Índice médio de perdas no varejo alimentar avança em 2024

Corredor de supermercado - adobe stockGestão

Avanço das redes associativas exige profissionalização e integração

Supermercados avançam 3,6% e sustentam varejo durante Parada LGBTQIA+ em SPConsumo

Supermercados avançam 3,6% e sustentam varejo durante Parada LGBTQIA+ em SP

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados