10/08/2025
Preço definiu consumo na cesta junina e limitou desempenho de itens com reajuste elevado
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 07/08/2025

Foto: Adobe Stock
A variação de preços teve impacto direto no comportamento de consumo durante as festas juninas deste ano. Segundo levantamento da Rock Encantech, os preços médios da cesta típica aumentaram 8,1% em junho, o que influenciou a decisão dos consumidores no ponto de venda.
Itens com menor reajuste ou com queda de preços foram os mais procurados, enquanto produtos com alta mais acentuada apresentaram desempenho limitado em volume.
Um dos exemplos mais claros foi o milho verde: o produto teve redução de 9,2% no preço médio e, como resultado, registrou aumento de 39,9% no volume de vendas. Já os doces industrializados tiveram reajuste de 25%. Apesar disso, o crescimento no faturamento foi de 14,1%, sem impacto expressivo no volume comercializado.
Outros produtos com desempenho forte em vendas e preços moderados foram o vinho de mesa, que teve aumento de 30,6% no faturamento e 21,3% no volume vendido, e a pipoca, tanto a de micro-ondas (+244%), quanto o milho de pipoca (+184%) e a pipoca de pacote (+162%).
Fidelizados contribuem para o crescimento da cesta típica
Com base em 160 milhões de transações no varejo alimentar brasileiro, o estudo apontou que consumidores fidelizados tiveram impacto acima da média. Entre esse público, o faturamento da cesta junina cresceu 15,5% e o volume de compras aumentou 12,3%.
Produtos com maior crescimento
• Pipoca de micro-ondas: +244%
• Milho de pipoca: +184%
• Pipoca de pacote: +162%
• Milho verde: +115%
• Curau: +111%
• Vinho de mesa: +54%
• Cravo e canela: +38%
Fonte: Carta Capital
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