Preço definiu consumo na cesta junina e limitou desempenho de itens com reajuste elevadoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Qualy aposta em IA para estreitar relação com consumidores no WhatsApp

08/11/2025

NEWSLETTER

Preço definiu consumo na cesta junina e limitou desempenho de itens com reajuste elevadoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ConsumoRock Encantech Festas Juninas Pesquisa

Preço definiu consumo na cesta junina e limitou desempenho de itens com reajuste elevado

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 07/08/2025

Adobe Stock milho festa junina supermercado

Foto: Adobe Stock


A variação de preços teve impacto direto no comportamento de consumo durante as festas juninas deste ano. Segundo levantamento da Rock Encantech, os preços médios da cesta típica aumentaram 8,1% em junho, o que influenciou a decisão dos consumidores no ponto de venda.


Itens com menor reajuste ou com queda de preços foram os mais procurados, enquanto produtos com alta mais acentuada apresentaram desempenho limitado em volume.


Um dos exemplos mais claros foi o milho verde: o produto teve redução de 9,2% no preço médio e, como resultado, registrou aumento de 39,9% no volume de vendas. Já os doces industrializados tiveram reajuste de 25%. Apesar disso, o crescimento no faturamento foi de 14,1%, sem impacto expressivo no volume comercializado.


Outros produtos com desempenho forte em vendas e preços moderados foram o vinho de mesa, que teve aumento de 30,6% no faturamento e 21,3% no volume vendido, e a pipoca, tanto a de micro-ondas (+244%), quanto o milho de pipoca (+184%) e a pipoca de pacote (+162%).


Fidelizados contribuem para o crescimento da cesta típica


Com base em 160 milhões de transações no varejo alimentar brasileiro, o estudo apontou que consumidores fidelizados tiveram impacto acima da média. Entre esse público, o faturamento da cesta junina cresceu 15,5% e o volume de compras aumentou 12,3%.


Produtos com maior crescimento


• Pipoca de micro-ondas: +244%

• Milho de pipoca: +184%

• Pipoca de pacote: +162%

• Milho verde: +115%

• Curau: +111%

• Vinho de mesa: +54%

• Cravo e canela: +38%


Fonte: Carta Capital

COMPARTILHAR
TAGS:Consumo,Rock Encantech, Festas Juninas, Pesquisa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

promoçõesConsumo

Black Friday: 7 em cada 10 consumidores do Sul deve gastar acima de R$ 500

Adobe StockAnálise

Quem está “roubando” as vendas do varejo alimentar?

RupturaConsumo

Ruptura cai para 11,9% e abastecimento melhora em supermercados

Redes regionaisConsumo

Apostas online absorvem 13% do valor destinado à alimentação no 2º trimestre

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados