10/08/2025
Frimesa investe para dobrar produção e faturamento até 2032
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR Frimesa
EM 06/08/2025

Criada há 47 anos com o propósito de alimentar pessoas com qualidade e responsabilidade, a Frimesa se consolida como uma das maiores empresas do setor de proteína animal do Brasil, com forte atuação na industrialização de carne suína e lácteos. Tudo isso sem nunca ter se afastado do cooperativismo, modelo adotado desde sua fundação na região Oeste do Paraná. Atualmente, a cooperativa industrializa e comercializa matérias-primas oriundas das famílias associadas às cooperativas filiadas, Copagril, Lar, Copacol, C.Vale e Primato, integrantes de sua base produtiva.
Com a marca Frimesa, disponibiliza aos consumidores um portfólio composto por 551 SKUs em 359 categorias nos segmentos de carnes, principalmente cortes suínos, linguiças, embutidos e defumados e 177 lácteos como queijos, iogurtes, doce de leite, creme de leite, entre outros. Produzida nas seis unidades industriais – três voltadas à industrialização de carnes e três à produção de lácteos – a ampla linha de produtos, que acompanha os brasileiros em todos os momentos do dia, é distribuída ao varejo com apoio de uma estrutura logística robusta, composta por 11 filiais de venda, ampla rede de representantes e 13 Centros de Distribuição. A marca também exporta para 35 países nas Américas, Europa, Ásia e África.
Planta industrial da Frimesa em Assis Chateaubriand (PR)
Em 2024, a Frimesa alcançou seu maior faturamento histórico: R$ 6,58 bilhões, o que representa crescimento de 7,5% em relação ao ano anterior. Com um plano de modernização, inovação tecnológica e expansão de capacidade produtiva, a empresa projeta atingir R$ 15 bilhões em faturamento o até 2032.
Melhores Práticas de Gestão
Para chegar nesse objetivo, um passo importante foi tomado nos primeiros meses deste ano: a adoção de um novo modelo de gestão, mais moderno, integrado e orientado para resultados, a partir de uma nova estrutura organizacional que reduziu as divisões da empresa de quatro para três – Operações, Administrativa Financeira e Comercial – e reorganizou o organograma com foco na fluidez dos processos e na tomada de decisões mais rápida e estratégica.
Com essa nova abordagem, inspirada nas práticas de governança e gestão adotadas pelas líderes globais do setor de alimentos, a cooperativa busca otimizar seus processos, agilizar a tomada de decisões e fortalecer sua capacidade de resposta às necessidades de seus clientes e consumidores.
Os primeiros resultados já demonstram o impacto positivo dessa mudança. No primeiro quadrimestre de 2025, a Frimesa apresentou um crescimento de 14,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Com foco em uma gestão orientada para o mercado, a Frimesa promoveu uma reestruturação organizacional, com destaque para a área comercial. À frente desse novo ciclo, Rodrigo Fossalussa assume a superintendência comercial o desafio de liderar as transformações com foco em rentabilidade e proximidade com o varejo. “Nossa reestruturação comercial, com a mudança da sede corporativa para São Paulo, tem como objetivo impulsionar a rentabilidade no varejo. Teremos equipes mais especializadas, um portfólio estratégico por canal e um Trade Marketing mais próximo e eficiente. Isso se traduz em maior agilidade e foco no cliente”, explica.
A empresa passa a atuar de forma mais colaborativa com os varejistas, indo além da venda de produtos e oferecendo gestão de categorias, dados de sell-out e apoio à execução no ponto de venda. Essa nova abordagem fortalece a parceria com o varejo, ajudando-o a vender mais, melhor e com maior rentabilidade.
Sobre a ampliação da capilaridade e cobertura, Fossalussa destaca que está em andamento uma reorganização das equipes, com o objetivo de garantir atendimento mais especializado por canal. “Vamos ter equipes mais focadas nas necessidades e demandas exclusivas de cada canal, ampliando nossa presença e chegando com mais frequência e consistência ao varejo”, o superintendente comercial.
Produtos no Dia a Dia da População
E para elevar ainda mais a procura pelos seus produtos nos PDVs de todo o Brasil, a Frimesa estreou em julho uma campanha nacional com o mote “Tem Frimesa pra todo o dia”, com a proposta de destacar a presença da marca na rotina alimentar dos brasileiros, reforçando a qualidade, diversidade e versatilidade do seu portfólio, que vai de carnes suínas e frios a produtos lácteos.
Segundo Rodrigo Fossalussa, a iniciativa posiciona a marca como referência em alimentos em dois mercados estratégicos: “No Paraná, buscamos consolidar nossa força. Em São Paulo, o objetivo é ampliar o conhecimento da marca, apresentando a Frimesa como uma alternativa confiável e competitiva entre as líderes de mercado.”
A campanha está sendo veiculada em TV aberta, plataformas digitais, portais de receita, mídia out-of-home, streaming e conta também com ativações nos pontos de venda. Um dos principais destaques é o patrocínio do quadro “Duelo de Receitas”, no programa É de Casa, da TV Globo. A marca também investe na mídia regional, com foco no Paraná e em São Paulo, e em canais voltados ao universo do churrasco e da culinária.
A Frimesa em números:
• 4ª maior indústria de carne suína do Brasil, com capacidade para processar 15 mil suínos por dia;
• Líder no abate e maior indústria de suínos no Paraná;
• 2ª maior indústria de lácteos do Paraná e 11ª do Brasil, com recepção de 850 mil litros de leite por dia;
• Produz 502 mil toneladas de alimentos por ano, com um portfólio superior a 500 produtos;
• 6 unidades industriais;
• 12.661 colaboradores.
Notícias relacionadas

Procura por carne bovina em atacarejos tem crescimento superior ao dos supermercados

Consumo de carnes cresce 26% entre brasileiros

Consumo de carnes bovinas aumenta com redução de preços, aponta pesquisa
