Consumo de carnes cresce 26% entre brasileirosSA+ Ecossistema de Varejo

Kantar Pesquisa Carne Açougue

Consumo de carnes cresce 26% entre brasileiros

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 19/09/2024

Açougue e carnes no atacarejo

Foto: Adobe Stock

 

Durante o primeiro semestre, houve um aumento de 26% no consumo de proteínas de origem animal em lares brasileiros. O comparativo se faz com o mesmo período do ano anterior, e ainda indica que a maior concentração é de aves, bovinos e suínos, que representam 64% do volume consumido.

 

Os dados pertencem ao levantamento da Kantar, e um dos motivos desse avanço é a estabilização dos preços. “As classes D e E vêm tendo mais acesso a cortes de maior valor agregado e incorporaram novos cortes à sua rotina de alimentação. É um cenário muito positivo, que mostra que quando o consumidor tem o bolso mais disponível, a categoria de proteínas cresce”, comenta Raquel Ferreira, diretora comercial da divisão Worldpanel da empresa.

O brasileiro faz hoje, em média, quatro compras de proteínas por mês, uma missão a mais do que fazia em 2023.

Ainda segundo a pesquisa, as proteínas de origem animal são consumidas semanalmente por mais de 93% dos brasileiros, sendo as carnes bovinas responsáveis por quase 33,8% das ocasiões de uso dessa cesta. Dentre os cortes, o acém é o mais consumido e a maior parte das compras de carnes são feitas nos supermercados (20,7%) enquanto açougues avulsos são responsáveis por somente 7,7% – algo que demonstra a importância de ter essa seção em seu negócio.

A proteína suína registrou avanço de 1,8 pontos percentuais em ocasiões de uso no último ano e 3,2% em penetração semanal, atingindo, hoje, 8,2% do share da cesta de proteínas.

 “Para os próximos anos, vemos uma mesa mais farta com proteínas, e a indústria tentando tornar esse consumo mais democrático, com outras formas de embalagens e mais disponibilidade em canais de compra”, finaliza Raquel.

COMPARTILHAR
TAGS:Kantar, Pesquisa, Carne, Açougue
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Brasileiros priorizam itens orgânicos e sustentáveis ​​neste fim de anoConsumo Sustentável no Brasil

Brasileiros priorizam itens orgânicos e sustentáveis ​​neste fim de ano

Pesquisa revela hábitos na compra de panetonesPanetone

Pesquisa revela hábitos na compra de panetones

Adobe Stock - Retail MediaPesquisa

Investimentos em retail media no Brasil crescem 42,3%

Alimentos apresentam evolução superior aos itens de home e personal carePesquisa

Alimentos apresentam evolução superior aos itens de home e personal care

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados