Conheça o mercado que ultrapassou a casa dos R$ 70 bi em 2024SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SA+ realiza mais uma edição de sucesso do Encontro Reservado para Indústria

07/04/2025

NEWSLETTER

Conheça o mercado que ultrapassou a casa dos R$ 70 bi em 2024SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pesquisa NielsenIQ Abimapi

Conheça o mercado que ultrapassou a casa dos R$ 70 bi em 2024

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 07/04/2025

Biscoitos - Adobe Stock

Foto: Adobe Stock

 

A categoria que abrange os biscoitos, massas alimentícias e pães e bolos industrializados registrou um crescimento de 4% no volume total dentro da cesta dos consumidores em 2024. Os dados foram levantados pela NielsenIQ a pedido da Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) e também consideram o desenvolvimento de cada um desses alimentos individualmente.

 

Pães industrializados crescem 6,5% em vendas por volume

 

Os pães industrializados apresentaram um aumento de 8,3% no faturamento, chegando a R$ 15,5 bilhões, e cerca de 791.300 toneladas foram vendidas, um crescimento de 6,5%. Os principais impulsionadores desse avanço foram a expansão da distribuição e a oferta de mais opções e inovações impulsionaram esse crescimento. A inclusão do pão de forma na cesta básica, com redução de impostos, e o bom desempenho de categorias como o pão de queijo também contribuíram para esse cenário positivo. 

 

Bolos industrializados apresentam aumento de 7,7% no faturamento 

 

Já os bolos industrializados apresentaram um faturamento de R$ 2,64 bilhões, um aumento de 7,7% em relação ao ano anterior. Esse avanço se deu pelo aumento de preços e a preferência por produtos de maior valor agregado, como bolos recheados.

 

O volume cresceu 2,3%, atingindo 63.000 toneladas e a penetração evoluiu graças à recuperação econômica e aumento do poder de compra, com destaque para o consumo de porções individuais entre as classes C/D/E. 

 

Massas crescem 4,9% nas vendas em volume 

 

O mercado de massas apresentou um crescimento de 4% em valor, atingindo quase R$ 15 bilhões. Em volume também cresceu 4,9%, com mais de 1,3 milhão de toneladas comercializadas. O crescimento em volume superior ao valor foi influenciado pelas promoções e pela migração de consumidores das massas instantâneas. 

 

Biscoitos atingem faturamento de R$ 33,1 bilhões

 

Os biscoitos registraram um aumento de 2,1% em valor, em 2024, totalizando R$ 33,1 bilhões. Em volume, o crescimento foi de 1,6%, ultrapassando 1,5 milhão de toneladas consumidas. A evolução positiva foi apoiada pela crescente tendência de indulgência e embalagens menores.


Os biscoitos cobertos de chocolate, cookies e os importados foram os grandes responsáveis por impulsionar a categoria. 

 

Farinha de trigo apresenta queda de 9,6% no faturamento

 

Por fim, a farinha de trigo doméstica apresentou um aumento de 5% no volume de vendas, mas uma queda de 9,6% no faturamento, de R$ 5,3 bilhões para R$ 4,8 bilhões. “Este descompasso reflete fatores como questões climáticas que afetaram a safra e a crescente segmentação do mercado, intensificando a competição.


A expectativa é de retomada do faturamento em 2025 com ajustes de preços”, avalia Claudio Zanão, presidente executivo da Abimap.

 

COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa, NielsenIQ, Abimapi
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

personalizacao no consumoDados

84% dos brasileiros aprovam experiências personalizadas que têm como base o histórico de compra

Adobe StockPesquisa

Investimentos comerciais no varejo alimentar aumentaram 15% em 2024

Leites veganosPesquisa

Oportunidade: mais de 60 milhões de brasileiros já se consideram veganos

Apesar da desaceleração na expansão, atacarejos têm o maior avanço em vendasPesquisa

Apesar da desaceleração na expansão, atacarejos têm o maior avanço em vendas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados