07/04/2025
Conheça o mercado que ultrapassou a casa dos R$ 70 bi em 2024
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 07/04/2025

Foto: Adobe Stock
A categoria que abrange os biscoitos, massas alimentícias e pães e bolos industrializados registrou um crescimento de 4% no volume total dentro da cesta dos consumidores em 2024. Os dados foram levantados pela NielsenIQ a pedido da Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) e também consideram o desenvolvimento de cada um desses alimentos individualmente.
Pães industrializados crescem 6,5% em vendas por volume
Os pães industrializados apresentaram um aumento de 8,3% no faturamento, chegando a R$ 15,5 bilhões, e cerca de 791.300 toneladas foram vendidas, um crescimento de 6,5%. Os principais impulsionadores desse avanço foram a expansão da distribuição e a oferta de mais opções e inovações impulsionaram esse crescimento. A inclusão do pão de forma na cesta básica, com redução de impostos, e o bom desempenho de categorias como o pão de queijo também contribuíram para esse cenário positivo.
Bolos industrializados apresentam aumento de 7,7% no faturamento
Já os bolos industrializados apresentaram um faturamento de R$ 2,64 bilhões, um aumento de 7,7% em relação ao ano anterior. Esse avanço se deu pelo aumento de preços e a preferência por produtos de maior valor agregado, como bolos recheados.
O volume cresceu 2,3%, atingindo 63.000 toneladas e a penetração evoluiu graças à recuperação econômica e aumento do poder de compra, com destaque para o consumo de porções individuais entre as classes C/D/E.
Massas crescem 4,9% nas vendas em volume
O mercado de massas apresentou um crescimento de 4% em valor, atingindo quase R$ 15 bilhões. Em volume também cresceu 4,9%, com mais de 1,3 milhão de toneladas comercializadas. O crescimento em volume superior ao valor foi influenciado pelas promoções e pela migração de consumidores das massas instantâneas.
Biscoitos atingem faturamento de R$ 33,1 bilhões
Os biscoitos registraram um aumento de 2,1% em valor, em 2024, totalizando R$ 33,1 bilhões. Em volume, o crescimento foi de 1,6%, ultrapassando 1,5 milhão de toneladas consumidas. A evolução positiva foi apoiada pela crescente tendência de indulgência e embalagens menores.
Os biscoitos cobertos de chocolate, cookies e os importados foram os grandes responsáveis por impulsionar a categoria.
Farinha de trigo apresenta queda de 9,6% no faturamento
Por fim, a farinha de trigo doméstica apresentou um aumento de 5% no volume de vendas, mas uma queda de 9,6% no faturamento, de R$ 5,3 bilhões para R$ 4,8 bilhões. “Este descompasso reflete fatores como questões climáticas que afetaram a safra e a crescente segmentação do mercado, intensificando a competição.
A expectativa é de retomada do faturamento em 2025 com ajustes de preços”, avalia Claudio Zanão, presidente executivo da Abimap.
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