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Entenda como mensurar os resultados das ações de mídia em movimento

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 19/11/2024

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Foto: Adobe Stock


Para além das ativações de trade marketing dentro das lojas, existe a MOOH (Mídia em Movimento “Out-of-Home”), que abrange toda publicidade feita em locais de movimentação pública, como outdoors, banners e painéis. O principal objetivo da estratégia é alcançar as pessoas em seus trajetos diários, ampliando a visibilidade das marcas e segmentando ofertas de forma estratégica.

De acordo com o estudo Inside OOH 2023, divulgado pela Kantar, a mídia externa é o segundo meio mais consumido no Brasil, impactando 89% da população.

Entretanto, uma das etapas cruciais no trade marketing é medir os resultados das ações, e no caso da MOOH isso pode parecer desafiador, mas não é.


Hoje em dia existem soluções tecnológicas que possibilitam a contagem do fluxo de pessoas impactadas por meio de dispositivos conectados ao Wi-Fi,  por exemplo, sem a necessidade de cadastro ou instalação de aplicativos. Esses sistemas customizados conseguem mapear o perfil e o índice de recorrência do público que frequenta as redondezas de um estabelecimento ou ponto de anúncio, possibilitando uma análise de dados eficaz.


Kleber Astolfi, engenheiro especializado no desenvolvimento de soluções digitais para trade marketing, explica que plataformas digitais podem processar e analisar esses dados. “Isso possibilita encontrar o melhor dia para o lançamento de um produto e organizar o horário de refeição e intervalo dos funcionários para que todos estejam na loja no horário de maior movimento”, explica. “Há ainda a possibilidade de entender os melhores dias para promoções e desenvolver formas de entreter o público para que ele permaneça mais tempo no estabelecimento", complementa o especialista.


Alguns dispositivos do mercado ainda permitem gerar relatórios precisos, comprovando a audiência e o perfil do público-alvo impactado. Astolfi também destaca que soluções digitais permitem a mensuração de indicadores-chave para avaliar o sucesso das ações de MOOH, como:


  • GRP (Gross Rating Points) – Pontos de audiência bruta que calculam a eficácia com base no número de peças divulgadas, o período de veiculação e a quantidade de pessoas que passaram pelo local de exibição.


  • OTC (Opportunity to Contact) – Oportunidade de contato que calcula quantas pessoas transitaram pelo local e foram impactadas pelo anúncio. Esse cálculo utiliza dados de comportamento do consumidor, posicionamento do anúncio e geolocalização.


  • VAC (Visibility Adjusted Contact) – Contatos ajustados de visibilidade, que identificam quais pessoas realmente perceberam o anúncio, sendo uma métrica mais avançada que a OTC, garantindo a precisão da mensuração.


“Com essas ferramentas, as marcas não apenas conseguem mensurar o impacto de suas campanhas de mídia OOH, mas também aprimorar a eficiência das estratégias ao longo do tempo. Isso permite uma visão clara sobre o retorno do investimento, oferecendo dados concretos para ajustes que garantem resultados ainda mais expressivos.”, finaliza Astolfi.

 

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TAGS:MOOH,mídia em movimento, Trade Marketing
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