25/08/2025
Efeito Páscoa traz queda de 4,6% nas vendas em volume do varejo alimentar em março
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/04/2025

Foto: Adobe Stock
No último ano, a Páscoa foi comemorada em março, porém em 2025 ela será celebrada em abril. Isso acarretou uma queda de 4,6% nas vendas por volume no varejo alimentar que, em 2024, teve um adiantamento do consumo da sazonalidade durante o terceiro mês do ano. Porém, ao considerar somente as primeiras três semanas de março – que excluem o efeito Páscoa – o percentual é positivo e apresenta um crescimento de 5,4%.
Os dados pertencem ao Radar Scanntech e ainda demonstram que houve uma evolução de 0,3% nas vendas em valor, apoiada principalmente pelo aumento de 4,9% do preço por unidade.
Por canal, os supermercados com um a quatro checkouts e atacarejos regionais tiveram os maiores aumentos nas vendas em valor, de 2% e 1,2%, respectivamente. Em relação ao preço, os mercadinhos com até quatro checkouts também se destacaram com um crescimento de 6,1%, seguido pelos supermercados de nove a 5 checkouts com 5,4%. Contudo, no quesito vendas por unidade todos os canais observaram queda: -4,1% dos supermercados com até 4 checkouts, -5,3% dos com cinco a nove, -4,6% dos com mais de 10 checkouts e -3,6% entre os atacarejos regionais.
A pesquisa ainda abordou o efeito da comparação de março de 2025 vs março de 2024 em cada uma das regiões do Brasil. A maior elevação nos preços foi no Norte (7,2%) e Centro-Oeste (6,2%). Enquanto isso, São Paulo e a região Sul tiveram as menores evoluções desse percentual.
Já em relação às vendas em valor o principal destaque foi o centro-oeste com aumento de 2%. Em contrapartida, o destaque negativo foi o Nordeste com queda de 0,7%. Por fim, em unidades, todas as regiões analisadas apresentaram redução com ênfase no Norte (-6,6%) e Sudeste [sem São Paulo] (-6,1%).
Mercearia apresenta redução acima de 15% nas vendas em valor e volume
A movimentação das cestas é outro ponto analisado pela pesquisa, e um dos fatores que mais chamam atenção é a queda de 19,6% nas vendas em valor e de 15,9% em volume na mercearia. Além desse, a perfumaria, limpeza e bazar também tiveram queda nos dois fatores.
Em movimento contrário, a cesta de perecíveis teve um aumento de 7% em valor e 1,2% em volume, além de um avanço de 5,8% nos preços. As bebidas também apresentaram resultados positivos com crescimento de 4,4% em valor, 1,4% em volume e 3% em preço. Mas, o maior destaque foi a cesta de tabaco que viu um registrou uma evolução de 27,2% no valor, 5,2% no volume e 22% no preço.
Entre as categorias, o aumento no preço do café impulsionou seu crescimento de 67,7% nas vendas em valor. Junto a ele, o hidratante corporal (31,1%), ovo (27,8%), óleo (26,6%) e água (19,2%) foram os itens com maior evolução nesse fator.
Enquanto isso, a bebida vegetal (-29%), feijão (-28%), inseticida (-22,6%), álcool de limpeza (-17,1%) e arroz (-14,8%), foram os produtos fora da cesta de Páscoa com as maiores quedas nas vendas em valor.
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