E-commerce de alimentos e bebidas: Os novos desafios de uma tendência consolidadaSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

E-commerce de alimentos e bebidas: Os novos desafios de uma tendência consolidada

29/04/2025

NEWSLETTER

E-commerce de alimentos e bebidas: Os novos desafios de uma tendência consolidadaSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Comércio Eletrônico Evento Parceria

E-commerce de alimentos e bebidas: Os novos desafios de uma tendência consolidada

POR Melissa Lulio

EM 29/04/2025

alimentos-bebidas-tendencia

Crédito: AdobeStock


Muitos movimentos foram iniciados ou intensificados ao longo da pandemia de COVID-19. A revolução no consumo por e-commerce é uma das mudanças mais evidentes nesse sentido, especialmente no mercado de alimentos e bebidas. De acordo com dados da NielsenIQ, 60% dos brasileiros já adquirem esses produtos online e, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2024, o setor de alimentos e bebidas no comércio eletrônico brasileiro cresceu 18,4% em comparação ao ano anterior. Assim, alcançou R$ 16 bilhões em vendas.


É nesse contexto que a E-commerce Brasil realiza hoje (29) o Congresso Alimentos & Bebidas 2025, que tem a SA+ Trade está entre os apoiadores. Dados da McKinsey, apresentados por Daniel Nepomuceno, diretor de E-commerce do Tenda Atacado, mostram que a venda online de alimentos e bebidas deve triplicar até 2027. O crescimento desse mercado, portanto, é uma tendência.


As oportunidades, tanto da perspectiva da indústria quanto do varejo, portanto, são inúmeras. Os dados de mercado, como esses apresentados, colaboram muito nesse sentido, mas, não bastam, O ideal é que haja frequência, recorrência e assertividade nas informações utilizadas por ambos os setores. Assim, pode-se ter uma leitura de mercado com base em informações reais de venda.


Tal uso de dados é o que defende a Scanntech, representada no evento por João Maschetto, diretor comercial, e André Biselli, head de E-commerce.


Confira alguns dos insights apresentados pelos executivos:


  • O segundo semestre de 2024 foi marcado pelo aumento nos repasses de preços — que pressionou a quantidade de unidades vendidas. Entretanto, no primeiro trimestre de 2025, houve sinais de recuperação: as vendas em unidades cresceram, desconsiderando o efeito calendário.
  • As categorias de perecíveis, bebidas e mercearia registraram as melhores performances, tanto no varejo físico quanto no digital.
  • Embora o cenário físico e o digital compartilhem algumas dinâmicas, André Biselli destacou que as estratégias precisam ser adaptadas a cada canal.
  • O consumidor online tende a buscar embalagens maiores e preços mais competitivos em diversas categorias, ao mesmo tempo em que pesquisa mais e avalia melhor as ofertas antes de comprar
  • A eficiência no mix de produtos torna-se mais crítica no ambiente digital: É possível atingir 80% da receita em categorias como cervejas, com um número reduzido de SKUs

*Com informações de cobertura da E-commerce Brasil

 

COMPARTILHAR
TAGS:Comércio Eletrônico, Evento, Parceria
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Projeto de parceria entre Target e Warby ParkerInovação

Target anuncia nova parceria e fortalece estratégia store in store

Fabiola Paolo head ItabusMarketing de Comércio

Fabíola Palo é nova head nacional de trade marketing da Itabus

Prêmio Top TradeTrade Marketing

1ª edição do Prêmio Top Trade celebra as iniciativas e profissionais que se destacaram na área de trade marketing

Dia a Dia e ICOS unem esforços para beneficiar 5.000 crianças vulneráveis ​​no DFEducação

Dia a Dia e ICOS unem esforços para beneficiar 5.000 crianças vulneráveis ​​no DF

Melissa Lulio

Conteúdo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados