29/04/2025
E-commerce de alimentos e bebidas: Os novos desafios de uma tendência consolidada
POR Melissa Lulio
EM 29/04/2025

Crédito: AdobeStock
Muitos movimentos foram iniciados ou intensificados ao longo da pandemia de COVID-19. A revolução no consumo por e-commerce é uma das mudanças mais evidentes nesse sentido, especialmente no mercado de alimentos e bebidas. De acordo com dados da NielsenIQ, 60% dos brasileiros já adquirem esses produtos online e, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2024, o setor de alimentos e bebidas no comércio eletrônico brasileiro cresceu 18,4% em comparação ao ano anterior. Assim, alcançou R$ 16 bilhões em vendas.
É nesse contexto que a E-commerce Brasil realiza hoje (29) o Congresso Alimentos & Bebidas 2025, que tem a SA+ Trade está entre os apoiadores. Dados da McKinsey, apresentados por Daniel Nepomuceno, diretor de E-commerce do Tenda Atacado, mostram que a venda online de alimentos e bebidas deve triplicar até 2027. O crescimento desse mercado, portanto, é uma tendência.
As oportunidades, tanto da perspectiva da indústria quanto do varejo, portanto, são inúmeras. Os dados de mercado, como esses apresentados, colaboram muito nesse sentido, mas, não bastam, O ideal é que haja frequência, recorrência e assertividade nas informações utilizadas por ambos os setores. Assim, pode-se ter uma leitura de mercado com base em informações reais de venda.
Tal uso de dados é o que defende a Scanntech, representada no evento por João Maschetto, diretor comercial, e André Biselli, head de E-commerce.
Confira alguns dos insights apresentados pelos executivos:
- O segundo semestre de 2024 foi marcado pelo aumento nos repasses de preços — que pressionou a quantidade de unidades vendidas. Entretanto, no primeiro trimestre de 2025, houve sinais de recuperação: as vendas em unidades cresceram, desconsiderando o efeito calendário.
- As categorias de perecíveis, bebidas e mercearia registraram as melhores performances, tanto no varejo físico quanto no digital.
- Embora o cenário físico e o digital compartilhem algumas dinâmicas, André Biselli destacou que as estratégias precisam ser adaptadas a cada canal.
- O consumidor online tende a buscar embalagens maiores e preços mais competitivos em diversas categorias, ao mesmo tempo em que pesquisa mais e avalia melhor as ofertas antes de comprar
- A eficiência no mix de produtos torna-se mais
crítica no ambiente digital: É possível atingir 80% da receita em categorias
como cervejas, com um número reduzido de SKUs
*Com informações de cobertura da E-commerce Brasil
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