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12/08/2025
#TradeConnection: Supernosso e Rede Sol contam como instore media têm transformado suas lojas
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 06/08/2025

Foto: SA+ Ecossistema de Varejo
Durante o painel “Instore Media: A nova vitrine do varejo”, no Trade Connection — maior evento de trade marketing do Brasil — dois grandes nomes do setor compartilharam como o uso estratégico de mídias digitais dentro das lojas está mudando a lógica do varejo físico. Rodolfo Antunes, head comercial da Rede Sol, e Bruno Rodrigues, gerente de Trade Marketing e Negócios Digitais do Supernosso, trouxeram insights valiosos sobre essa inovação que é uma nova fonte de receita e tem potencial de aprimorar a experiência do consumidor.
A discussão revelou que o PDV não é mais apenas o local da compra, é também canal de comunicação, mídia segmentada e palco de experiências. Com o crescimento do retail media, a prática que transforma espaços físicos e digitais das redes varejistas em ativos publicitários, o setor vem migrando responsabilidades antes do marketing para o trade marketing e criando novas unidades de negócios.
Bruno Rodrigues compartilhou a experiência do Supernosso, que hoje possui uma área dedicada exclusivamente ao retail media. “O conteúdo comercializado em nosso site também vai para as vitrines digitais, onde os produtos são divulgados e vendidos. Não é só estética, é estratégia”, afirmou. O executivo também destacou o impacto em escala: cerca de 4,3 milhões de pessoas visitam as lojas da empresa anualmente.
Na Rede Sol, Rodolfo Antunes explicou como a empresa enxergou o potencial da mídia em loja para rentabilizar espaços e se aproximar da comunidade. “Começamos com parceiros que trouxeram toda a estrutura de telas, enquanto cedemos o espaço. Com o tempo, passamos a dividir os lucros. Hoje, cerca de 80% do conteúdo exibido nas telas são anúncios, de marcas comerciais e também de serviços locais, como shows e até anúncios de cachorro perdido”, contou. Os outros 20% são usados para comunicação interna da rede.
Para Rodolfo, a transformação do varejo passa por três pilares: tecnologia, dados e relacionamento com a comunidade. “Somos apaixonados pela área de vendas. Quando colocamos telas nas lojas, tudo fica mais bonito e dinâmico. Isso melhora a experiência do cliente e ajuda a contar a nossa história. Mas é essencial que qualquer estratégia seja baseada em dados. É a partir deles que negociamos com parceiros e planejamos nosso crescimento”, completou.
Ambos os executivos destacaram que a profissionalização da instore media exige qualidade técnica: telas de alta definição, circuitos bem-posicionados e métricas precisas. Além disso, a integração entre as áreas da empresa é crucial. “O desafio é fazer marketing, trade, TI e comercial falarem a mesma língua. No nosso caso, como somos uma rede menor, entender nossa força local e estar próximo dos clientes é fundamental”, disse Rodolfo.
A aposta em retail media se mostra como resposta a um dos maiores desafios do varejo atual: criar novas fontes de receita sem perder a conexão com o cliente. E nesse novo modelo, o PDV se torna não apenas um local de venda, mas uma plataforma multimídia viva, capaz de dialogar com o consumidor e com a comunidade ao seu redor.
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