09/01/2025
CRM e experiências sensoriais elevam conversão até 45% no Bistek Supermercados
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 09/01/2025
Foto: Divulgação
Ao perceber que as caixas de e-mail estão ficando cada vez mais cheias e as caixas de correio estão ficando vazias, o Bistek Supermercados criou uma estratégia para criar experiências marcantes e conquistar ainda mais os seus consumidores por meio do CRM. A ideia basicamente consiste em “malas diretas”, enviadas por correio com uma segmentação hiper personalizada, sempre com o objetivo estratégico de conquista, reconquista, fidelização ou aumento de ticket.
O case de sucesso foi um dos finalistas do Prêmio Top Trade na categoria CRM e é um exemplo de inovação com o uso de dados. Atualmente com pouco mais de uma década, o Clube Bistek, programa de fidelidade do grupo, possui mais de 800.000 clientes cadastrados e registrou uma média de identificação das vendas em 2024 de 75%.
Como a ação funciona na prática
Cada mala direta é pensada de forma criativa para envolver os sentidos do consumidor com base na estratégia da marca ou produto, público-alvo e posicionamento do Bistek. O número de clientes segmentados é mais nichado e conta com uma abordagem baseada em dados para seleção.
Alguns exemplos são a mala de Danoninho, que contou com um quebra-cabeça, que envolve o tato da criança; já mala de Cloy tinha um cheiro na imagem dos sabonetes que envolve o olfato; com a Sym foi enviado uma amostra do absorvente para a cliente experimentar.
Desafios e resultados positivos
“Manter a criatividade em todas as malas é desafiador. Por se tratar de um material impresso, personalizado e que conta com envio por correio, o investimento para execução também é considerado um desafio”, conta o Bistek Supermercados.
A empresa também destaca que os processos de elaboração das malas diretas demandam um acompanhamento minucioso para que ela seja realizada de forma fidedigna ao mockup, e passe por todas as etapas de forma eficiente.
Contudo, os resultados demonstram o sucesso da ação. Para se ter uma ideia, as taxas de conversão são de até 45%, 10 vezes maior que comparada com a conversão de comunicações segmentadas por SMS e e-mail.
A conquista de novos clientes também é bem-sucedida, sendo que após a compra no período de campanha, 15% continuam comprando o produto. Além disso, os clientes engajam de forma orgânica nas redes sociais com publicações em seus stories mencionando a rede.
“Com a estratégia bem desenhada, baseada em dados e conectada com os objetivos da marca ou indústria, é possível “reinventar” de forma criativa uma comunicação que não é mais tão usual. O CRM pode gerar memória afetiva e sensorial dos clientes quando explora novos meios e formas de comunicação. A conexão entre o CRM do varejo alimentar e indústria é fundamental para o sucesso das ações”, finaliza o Bistek Supermercados.