Consumo de carnes cresce 26% entre brasileirosSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Zona Sul inicia obras de nova loja em prédio histórico

15/08/2025

NEWSLETTER

Consumo de carnes cresce 26% entre brasileirosSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Kantar Pesquisa Carne Açougue

Consumo de carnes cresce 26% entre brasileiros

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 19/09/2024

Açougue e carnes no atacarejo

Foto: Adobe Stock

 

Durante o primeiro semestre, houve um aumento de 26% no consumo de proteínas de origem animal em lares brasileiros. O comparativo se faz com o mesmo período do ano anterior, e ainda indica que a maior concentração é de aves, bovinos e suínos, que representam 64% do volume consumido.

 

Os dados pertencem ao levantamento da Kantar, e um dos motivos desse avanço é a estabilização dos preços. “As classes D e E vêm tendo mais acesso a cortes de maior valor agregado e incorporaram novos cortes à sua rotina de alimentação. É um cenário muito positivo, que mostra que quando o consumidor tem o bolso mais disponível, a categoria de proteínas cresce”, comenta Raquel Ferreira, diretora comercial da divisão Worldpanel da empresa.

O brasileiro faz hoje, em média, quatro compras de proteínas por mês, uma missão a mais do que fazia em 2023.

Ainda segundo a pesquisa, as proteínas de origem animal são consumidas semanalmente por mais de 93% dos brasileiros, sendo as carnes bovinas responsáveis por quase 33,8% das ocasiões de uso dessa cesta. Dentre os cortes, o acém é o mais consumido e a maior parte das compras de carnes são feitas nos supermercados (20,7%) enquanto açougues avulsos são responsáveis por somente 7,7% – algo que demonstra a importância de ter essa seção em seu negócio.

A proteína suína registrou avanço de 1,8 pontos percentuais em ocasiões de uso no último ano e 3,2% em penetração semanal, atingindo, hoje, 8,2% do share da cesta de proteínas.

 “Para os próximos anos, vemos uma mesa mais farta com proteínas, e a indústria tentando tornar esse consumo mais democrático, com outras formas de embalagens e mais disponibilidade em canais de compra”, finaliza Raquel.

COMPARTILHAR
TAGS:Kantar, Pesquisa, Carne, Açougue
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock milho festa junina supermercadoConsumo

Preço definiu consumo na cesta junina e limitou desempenho de itens com reajuste elevado

Adobe Stock bebidas supermercadoComportamento do Consumidor

Geração Z e Baby Boomers lideram retração no consumo de bebidas alcoólicas fora do lar

Número médio de canais visitados aumenta enquanto frequência de compras diminui na América LatinaSupermercados

Número médio de canais visitados aumenta enquanto frequência de compras diminui na América Latina

Adobe Stock -Consumo

Estudo identifica novas missões de compra

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados