10/08/2025
Número médio de canais visitados aumenta enquanto frequência de compras diminui na América Latina
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 05/08/2025

Foto: Divulgação
No primeiro trimestre de 2025, a América Latina registrou o 10º período consecutivo de crescimento no setor de bens de consumo massivo, o que representa a maior sequência positiva da série histórica acompanhada pela Worldpanel by Numerator. Os dados constam no estudo Consumer Insights 2025, que apontou avanço médio de 1,7% na região, sustentado pela diversificação dos canais de compra e pelo foco dos consumidores em otimizar gastos.
Acumulada em 15% no trimestre, a alta de preços levou os consumidores latino-americanos a reorganizar hábitos. O número médio de canais utilizados subiu de 8,9 para 9,5, e as compras se tornaram mais planejadas e menos frequentes. Nesse cenário, as marcas próprias cresceram 13% em unidades, enquanto canais modernos avançaram 3%.
Segundo a Worldpanel by Numerator, “o consumo segue crescendo, mas com um consumidor mais seletivo, que combina mais canais de compra e mantém atenção ao custo-benefício”.
A pesquisa também identificou aumento no percentual de lares classificados como Comfortable (com maior capacidade de consumo), passando de 23% em 2024 para 26% em 2025.
Entre as categorias, Bebidas e Cuidados Pessoais tiveram destaque. A primeira foi impulsionada pela maior penetração de chás prontos para beber (+4,1 pontos) e águas (+5,4 pontos). A segunda registrou crescimento na frequência de compra de hidratantes (+5,1%) e produtos de skincare (+5,9%).
No total, 87% das categorias monitoradas ampliaram penetração; 15% aumentaram frequência de compra; e 28% registraram crescimento simultâneo nas faixas de marcas próprias e premium.
Notícias relacionadas

Supermercados BH e Supermarket inauguram novas lojas e ampliam atuação regional

Preço definiu consumo na cesta junina e limitou desempenho de itens com reajuste elevado

Geração Z e Baby Boomers lideram retração no consumo de bebidas alcoólicas fora do lar
