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Estudo identifica novas missões de compra

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 05/08/2025

Adobe Stock -

Foto: Adobe Stock


O tamanho do carrinho deixou de ser o principal indicador do comportamento de compra nos supermercados e atacarejos. O conceito de “missões de compra” foi reformulado e existem oito novas categorias que descrevem com mais precisão as motivações do consumidor brasileiro.

O insight é da Scanntech, e se apoia em um levantamento envolvendo mais de R$ 1 trilhão em transações anuais, com uma metodologia que considera variáveis como horário da compra, valor do tíquete, composição da cesta e volumes adquiridos.


As novas missões identificadas são: abastecimento, reposição, compra expressa, compra de alto valor, café da manhã, refeição, snack e ocasião especial (como churrascos). Cada uma reflete motivações distintas e pode orientar decisões sobre sortimento, layout, comunicação e ações promocionais no ponto de venda.


Um exemplo citado pela pesquisa envolve o queijo fatiado. Quando comprado pela manhã, ele costuma estar no mesmo carrinho que pão e margarina, compondo a missão “café da manhã”. Já no fim do dia, aparece junto a carne moída e molho de tomate, integrando a missão “refeição”.


Segundo Valéria Berlfein, diretora de Produto da Scanntech e responsável pela ferramenta Scann Shopper, “em vez de simplesmente replicar modelos de mercado, analisamos nossos próprios dados por meio do Scann Shopper e vimos que o número de itens, por si só, não explica por que as pessoas vão ao supermercado.”


“Essas leituras revelam uma oportunidade enorme para a indústria e o varejo se comunicarem de forma mais assertiva com o shopper, seja no layout da loja, na oferta promocional ou até mesmo na inovação de produto. E o melhor: sem depender de suposições ou pesquisas declaradas, mas com base em comportamento real de compra”, afirma Valéria Berlfein, diretora de Produto da Scanntech
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TAGS:Consumo, Scanntech, Missões de compra, Pesquisa
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