10/08/2025
Estudo identifica novas missões de compra
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 05/08/2025

Foto: Adobe Stock
O tamanho do carrinho deixou de ser o principal indicador do comportamento de compra nos supermercados e atacarejos. O conceito de “missões de compra” foi reformulado e existem oito novas categorias que descrevem com mais precisão as motivações do consumidor brasileiro.
O insight é da Scanntech, e se apoia em um levantamento envolvendo mais de R$ 1 trilhão em transações anuais, com uma metodologia que considera variáveis como horário da compra, valor do tíquete, composição da cesta e volumes adquiridos.
As novas missões identificadas são: abastecimento, reposição, compra expressa, compra de alto valor, café da manhã, refeição, snack e ocasião especial (como churrascos). Cada uma reflete motivações distintas e pode orientar decisões sobre sortimento, layout, comunicação e ações promocionais no ponto de venda.
Um exemplo citado pela pesquisa envolve o queijo fatiado. Quando comprado pela manhã, ele costuma estar no mesmo carrinho que pão e margarina, compondo a missão “café da manhã”. Já no fim do dia, aparece junto a carne moída e molho de tomate, integrando a missão “refeição”.
Segundo Valéria Berlfein, diretora de Produto da Scanntech e responsável pela ferramenta Scann Shopper, “em vez de simplesmente replicar modelos de mercado, analisamos nossos próprios dados por meio do Scann Shopper e vimos que o número de itens, por si só, não explica por que as pessoas vão ao supermercado.”
“Essas leituras revelam uma oportunidade enorme para a indústria e o varejo se comunicarem de forma mais assertiva com o shopper, seja no layout da loja, na oferta promocional ou até mesmo na inovação de produto. E o melhor: sem depender de suposições ou pesquisas declaradas, mas com base em comportamento real de compra”, afirma Valéria Berlfein, diretora de Produto da Scanntech
Notícias relacionadas

Itens para churrasco lideram crescimento antes do Dia dos Pais

Preço definiu consumo na cesta junina e limitou desempenho de itens com reajuste elevado

1º semestre registra alta de 6,8% no faturamento e queda no volume de vendas no varejo alimentar
