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21/02/2025
Conheça quatro indicadores para analisar se uma promoção trouxe resultados efetivos
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR Neogrid
EM 21/11/2024

A Neogrid, empresa com o mais completo ecossistema de inteligência de dados para a cadeia de distribuição, analisou as promoções realizadas no varejo brasileiro e constatou que 41% não agregam resultados melhores do que se não tivessem sido realizadas.
É fato, portanto, que muitas ações promocionais são fruto de decisões equivocadas em alguma etapa do processo. Mas, afinal, como saber se uma promoção foi bem-sucedida? Para Tiago Senna, Head da Unidade de Negócios de Execução no Varejo da Neogrid, é preciso mensurar quatro fatores:
1. Aumento nas Vendas Absolutas: Comparar o volume de vendas durante a promoção com o período anterior é um dos primeiros passos para avaliar seu impacto. Entretanto, é essencial analisar se o aumento foi significativo ou se ocorreu apenas uma substituição entre produtos similares.
2. Canibalização de Vendas: Um erro comum ao interpretar o sucesso de uma promoção é justamente não considerar a canibalização dentro da categoria. Isso ocorre quando os consumidores apenas trocam de produto dentro da mesma linha, optando pelo item em promoção em vez de outra marca ou produto equivalente, sem realmente aumentar o volume total da categoria. Para minimizar a canibalização, é necessário promover itens que complementem outros produtos da categoria ou incentivar a recompra, em vez de apenas oferecer descontos nos mesmos produtos.
3. Rentabilidade da Categoria: Além de observar o impacto no volume de vendas, o varejista deve analisar a margem da categoria. Muitas vezes, uma promoção pode aumentar o volume, mas reduzir a margem, afetando a rentabilidade. O objetivo é encontrar um ponto de equilíbrio onde a promoção atraia consumidores sem comprometer a lucratividade.
4. Taxa de Recompra e Fidelização: Analisar se os consumidores que aproveitaram a promoção retornam para comprar o produto ou marca novamente é um excelente indicador do impacto de longo prazo. Promoções bem-sucedidas devem atrair não só consumidores eventuais, mas também reforçar a fidelização e engajar novos clientes com a marca.
Apesar das dificuldades em ter assertividade, quando uma promoção é eficaz, ela pode aumentar as vendas sem prejudicar a rentabilidade. “Uma condição para que isso aconteça é a colaboração estratégica entre indústria e varejo”, ressalta Tiago Senna.
Para viabilizar essa jornada conjunto, a Neogrid apresenta, em parceria com a Mercafacil, a solução PROMOTrade, que chega para facilitar a alocação eficiente das verbas comerciais ao permitir simulações de cenários, ajudando varejistas e indústrias a identificarem o melhor equilíbrio entre volume e margem. “Com uma estratégia bem coordenada e suporte financeiro da indústria, é possível realizar promoções atrativas e sustentáveis”, garante o executivo.
Conheça alguns diferenciais possibilitados pelo PROMOTrade:
• Integrar o fluxo promocional ao seu estoque, evitando problemas de abastecimento;
• Receber campanhas simultâneas de diferentes parceiros e automatizar o envio da comprovação das execuções em cada loja;
• Definir melhor e monetizar seus espaços de Retail Media, garantindo receita adicional;
• Realizar ofertas e campanhas segmentadas com ampla gama de mecânicas promocionais, gerando experiências para o shopper e não somente descontos
• Otimizar os resultados e aumentar o faturamento com relatórios completos, capazes de apresentar ações para vender mais.
O PROMOTrade complementa o ecossistema de soluções da Neogrid com uma plataforma colaborativa que facilita (e muito) a parceria entre varejo e indústria para planejar e executar promoções mais assertivas. Isso acontece porque a ferramenta permite o alinhamento estratégico com base em dados, otimizando a escolha de produtos e a alocação de verbas promocionais para maximizar o retorno.
Tudo com visibilidade dos resultados no tempo de execução da campanha, possibilitando ajustes rápidos e relatórios compartilhados, o que significa muito mais transparência, além de aprendizado contínuo para campanhas futuras.
Quando o varejo e a indústria recorrem ao PROMOTrade, fica muito mais simples a tarefa de encontrar o equilíbrio ideal entre volume e rentabilidade nas ações promocionais. E isso potencializa os resultados para ambos!
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