16/01/2025
Conheça os 5 maiores desafios do e-commerce no B2B
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 31/07/2024
Adobe Stock
O e-commerce ainda apresenta alguns desafios para os varejistas. No caso das empresas que também atuam no B2B, como os atacarejos, explorar o comércio eletrônico é uma maneira de alavancar as vendas, atender e fidelizar mais clientes, aumentar a visibilidade da marca e otimizar estratégias de marketing e relacionamento.
O insight é de Galba Junior, vice-presidente de vendas LATAM da Corebiz. Confira abaixo cinco obstáculos apontados pelo especialista que esse estilo de negócio enfrenta no ambiente online.
Segurança da informação
Por envolver transações de alto valor e troca de informações restritas e sensíveis com mais frequência é essencial garantir a segurança das transações e dos dados para construir a confiança dos clientes. Lembre-se: o tamanho do problema não tem relação com o tamanho da solução. Nesse sentido, não é necessário sistemas caros, mas gerar transparência e alinhamento de expectativas durante todo o processo de compra é importante.
Concorrência de mercado
O cenário competitivo dentro das plataformas digitais pode ser ainda mais acirrado do que nas lojas físicas. Com apenas alguns cliques o comerciante pode comparar os preços do seu atacado com a concorrência. Diante disso, é necessário que empresas B2B desenvolvam estratégias de marketing diferenciadas para garantir destaque.
Logística
A entrega pontual e eficiente de produtos é fundamental no comércio B2B. As empresas precisam lidar com desafios logísticos, como gerenciamento de estoque e transporte. Caso contrário, a experiência do cliente pode não ser satisfatória e prejudicar o negócio.
Integração de sistemas
Outro obstáculo diz respeito à integração entre as plataformas de e-commerce e os sistemas internos das organizações. O processo pode ser demorado, principalmente quando se trata de grandes volumes de pedidos e dados. No entanto, é importante evitar manualidades desde o primeiro momento, porque um erro neste ponto pode custar o crescimento ou a margem do seu negócio.
Relacionamento com o cliente
É necessário investir em sistemas eficazes para gerenciar interações, histórico de compras e informações importantes de cada cliente. Envolver o time de vendas “tradicional” é um fator de sucesso nos principais projetos B2B de várias empresas.
Lidando com os desafios do e-commerce B2B
Lidar com os desafios do B2B requer uma abordagem estratégica e proativa. A tecnologia pode ajudar a otimizar processos, melhorar a eficiência e oferecer uma experiência superior ao cliente.
“Considere investir em sistemas de CRM (Customer Relationship Management), automação de marketing, análise de dados, entre outros. Com recursos que atendam às demandas de cada modelo de negócio, é possível promover uma presença digital cada vez mais forte”, finaliza Junior.