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11/02/2025
Confira 5 indicadores de trade marketing que podem potencializar a inteligência competitiva do seu negócio
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 10/02/2025
![Supermercado corredor congelados IA Adobe Stock](https://cdn.samaisvarejo.com.br/portal/image/1729519646949-supermercado-interno-ia-congelados.jpeg)
Foto: Divulgação
Algumas práticas que antes eram vistas como diferenciais hoje são obrigatórias para se manter à frente no cenário competitivo. O melhor exemplo disso é a coleta e o uso de dados estratégicos como comportamento do consumidor, tendências de mercado e desempenho operacional, que ajudam a prever demandas, ajustar preços e personalizar experiências.
Indicadores de trade marketing também podem potencializar a inteligência competitiva, ou seja, o processo de coleta, análise e aplicação de informações sobre concorrentes, mercado, clientes, tendências e ambiente externo, para auxiliar na tomada de decisões.
Segundo Arthur Fabris, gerente de customer success da Involves, existem cinco indicadores mais relevantes a serem analisados na gestão de trade marketing. O primeiro é a disponibilidade dos produtos, que mede o nível de ruptura no PDV, indicando se os produtos estão efetivamente acessíveis ao shopper. Já o segundo é o preço praticado, que avalia se o valor no PDV está alinhado à estratégia da marca e competitivo em relação aos concorrentes.
Logo depois temos a participação de gôndola, ou share de gôndola, que mede a presença física da marca em relação à concorrência, seguido pela execução de promoções, responsável pela verificação da adesão às campanhas planejadas.
Por fim, Fabris indica a positivação de pontos extras, que analisa se os espaços diferenciados para exposição estão sendo utilizados de forma eficaz.
“Um diferencial importante é a capacidade de monitorar e analisar esses indicadores em tempo real, para ajustes ágeis no mix de produtos, estratégias promocionais e posição de mercado. Quanto maior o número de PDVs monitorados, maior o ganho nas vendas”, explica Fabris.
O especialista ainda explica que “a análise combinada de indicadores de trade marketing e inteligência competitiva representa uma importante ferramenta de gestão. Essa abordagem permite monitorar a execução no PDV, mas também antecipar tendências e responder com agilidade a mudanças nas condições de mercado.”
“Ao utilizar dados de forma estratégica, as empresas ganham uma maior capacidade de tomar decisões informadas, otimizando investimentos e aumentando a eficiência operacional, tudo isso com impacto direto nos resultados”, finaliza Fabris.
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