ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12/02/2025
Confira 5 dicas para incrementar as vendas pelo WhatsApp
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 23/01/2025

Foto: Adobe Stock
Desde 2023, o WhatsApp implementou recursos no seu sistema que permitem fazer compras diretamente pelo aplicativo. Com isso, varejistas começaram a investir na tecnologia para ampliar seus canais de vendas digitais. O formato permite que todo o processo de compra aconteça dentro da plataforma. Ou seja, o usuário não apenas seleciona os produtos como realiza o pagamento pelo próprio mensageiro.
Um estudo SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), mostrou que 46% das maiores varejistas que atuam no Brasil utilizam o WhatsApp como ferramenta de vendas
Dados da Indigitall, plataforma omnichannel espanhola, ainda indicam que empresas aumentaram em 40% suas vendas ao usar o WhatsApp para conversas diretas, destacando a eficácia da resposta rápida às necessidades dos clientes.
Para Victor Okuma, country manager da Indigitall no país, mais do que um simples aplicativo de mensagens, o WhatsApp evoluiu para um canal estratégico essencial. Por isso, o especialista separou cinco dicas para incrementar as vendas pelo canal. Confira abaixo.
1 - Crie catálogos virtuais
Criar catálogos digitais, com fotos, links e botões pode tornar a experiência mais interativa. Em uma experiência com um cliente, a Indigitall relatou um aumento de 81% na taxa de cliques (CTR) com essa implementação.
2 - Implemente alertas em tempo real
Manter os clientes informados por meio do envio de alertas em tempo real sobre o status do pedido também traz resultados positivos. Isso pode ser feito com mensagens que avisem se os itens estão sendo separados, estão a caminho ou já foram entregues. Assim como, promoções com base no CRM que verifiquem itens comprados anteriormente na plataforma.
3 - Automatize para ganhar agilidade no atendimento
Segundo Okuma, a automação do atendimento via WhatsApp traz mais agilidade ao cliente e autonomia nos processos, gerando um aumento significativo na taxa de conversão. “Esse tipo de atendimento rápido e direto não apenas reduz a carga sobre a equipe como melhora a experiência, permitindo que o cliente seja atendido de forma prática e eficiente”, explica o executivo.
Por isso, contar com um bom API (sistema que permite integrar o WhatsApp a um chatbot, por exemplo) com Inteligência Artificial pode garantir um atendimento personalizado.
4 - Abuse de retargetings para carrinhos abandonados
O WhatsApp também se destaca como ferramenta de retargeting, reengajando clientes que deixaram itens no carrinho de compras. Por meio de ferramentas disponíveis no mercado, é possível enviar mensagens automáticas incentivando os consumidores a concluírem uma compra que eles iniciaram. “Um varejista que desenvolveu essa estratégia viu um aumento de 25% nas vendas”, destaca o especialista da Indigitall.
5- Promova o engajamento interativo
Interações dinâmicas, como sorteios e quizzes, não apenas atraem o interesse do cliente como geram resultados tangíveis. Por isso, promover o engajamento por esse canal também pode ser positivo.
Notícias relacionadas

Prezunic amplia tecnologia de vendas pelo WhatsApp

Mais da metade dos pequenos varejistas pretende aumentar as vendas no 2º semestre de 2023

Natural da Terra eleva tíquete em 40% e Zona Sul reduz tempo de atendimento pela metade
