04/02/2025
Confira 5 dicas para incrementar as vendas pelo WhatsApp
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 23/01/2025
Foto: Adobe Stock
Desde 2023, o WhatsApp implementou recursos no seu sistema que permitem fazer compras diretamente pelo aplicativo. Com isso, varejistas começaram a investir na tecnologia para ampliar seus canais de vendas digitais. O formato permite que todo o processo de compra aconteça dentro da plataforma. Ou seja, o usuário não apenas seleciona os produtos como realiza o pagamento pelo próprio mensageiro.
Um estudo SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), mostrou que 46% das maiores varejistas que atuam no Brasil utilizam o WhatsApp como ferramenta de vendas
Dados da Indigitall, plataforma omnichannel espanhola, ainda indicam que empresas aumentaram em 40% suas vendas ao usar o WhatsApp para conversas diretas, destacando a eficácia da resposta rápida às necessidades dos clientes.
Para Victor Okuma, country manager da Indigitall no país, mais do que um simples aplicativo de mensagens, o WhatsApp evoluiu para um canal estratégico essencial. Por isso, o especialista separou cinco dicas para incrementar as vendas pelo canal. Confira abaixo.
1 - Crie catálogos virtuais
Criar catálogos digitais, com fotos, links e botões pode tornar a experiência mais interativa. Em uma experiência com um cliente, a Indigitall relatou um aumento de 81% na taxa de cliques (CTR) com essa implementação.
2 - Implemente alertas em tempo real
Manter os clientes informados por meio do envio de alertas em tempo real sobre o status do pedido também traz resultados positivos. Isso pode ser feito com mensagens que avisem se os itens estão sendo separados, estão a caminho ou já foram entregues. Assim como, promoções com base no CRM que verifiquem itens comprados anteriormente na plataforma.
3 - Automatize para ganhar agilidade no atendimento
Segundo Okuma, a automação do atendimento via WhatsApp traz mais agilidade ao cliente e autonomia nos processos, gerando um aumento significativo na taxa de conversão. “Esse tipo de atendimento rápido e direto não apenas reduz a carga sobre a equipe como melhora a experiência, permitindo que o cliente seja atendido de forma prática e eficiente”, explica o executivo.
Por isso, contar com um bom API (sistema que permite integrar o WhatsApp a um chatbot, por exemplo) com Inteligência Artificial pode garantir um atendimento personalizado.
4 - Abuse de retargetings para carrinhos abandonados
O WhatsApp também se destaca como ferramenta de retargeting, reengajando clientes que deixaram itens no carrinho de compras. Por meio de ferramentas disponíveis no mercado, é possível enviar mensagens automáticas incentivando os consumidores a concluírem uma compra que eles iniciaram. “Um varejista que desenvolveu essa estratégia viu um aumento de 25% nas vendas”, destaca o especialista da Indigitall.
5- Promova o engajamento interativo
Interações dinâmicas, como sorteios e quizzes, não apenas atraem o interesse do cliente como geram resultados tangíveis. Por isso, promover o engajamento por esse canal também pode ser positivo.