SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bretas avança em processo de reformulação de lojas em Goiânia

02/07/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pesquisa Zucchetti Fecomércio de Santa Catarina WhatsApp redes sociais pequenos varejistas

Mais da metade dos pequenos varejistas pretende aumentar as vendas no 2º semestre de 2023

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 28/09/2023


Foto: Adobe Stock

Diante a um cenário otimista, cerca de 55% dos pequenos varejistas acreditam que o 2º semestre do ano trará mais vendas em relação aos primeiros 6 meses de 2023. Já quando o assunto é o faturamento total do ano, 36,84% esperam ter um aumento em comparação a 2022

Em relação a comunicação, o WhatsApp já é o canal mais utilizado pelos varejistas (96%) e as redes sociais também se destacam, com 59%. Apesar do avanço dessas tecnologias, 76% ainda usam o telefone para se comunicar com os clientes e na hora de fechar a venda, a loja física ainda é o canal principal.

[noticiasRelacionadas]

Os dados compõem a pesquisa da Zucchetti em parceria com a Fecomércio de Santa Catarina com 323 micro e pequenos varejistas brasileiros para medir o uso de tecnologia nos estabelecimentos e as expectativas de desempenho para o 2º semestre de 2023.

Segundo 42% dos entrevistados, o Natal é a data mais impactante para os negócios, logo depois vem a Black Friday (9%), que ultrapassa o dia das crianças (3%) e o dia dos pais (6%). No entanto, 23% dos entrevistados afirmaram que as datas comemorativas não impactam as vendas. 

No setor administrativo e financeiro, 43% informaram usar ferramentas de gestão simples, como planilhas e documentos, e 39% têm softwares de gestão. Apenas 6% não usa tecnologia para auxiliar a administração e finanças

Sobre a gestão de pessoas, o número de empresas que não usam tecnologia sobe para 19%, enquanto 33% utilizam ferramentas de gestão simples e 14% preferem um software.

Quando se trata de logística de estoque a maior parte afirma usar os softwares (44%), e na área de organização e controle do marketing e vendas, as ferramentas de gestão simples ainda se destacam com 36%.

Dentre as principais dificuldades relacionadas ao uso de tecnologia encontradas por esses varejistas estão o alto custo das ferramentas (27%), a falta de mão de obra qualificada para operacionalizar as funções (19%) e a dificuldade em traçar uma estratégia (15%). 

“Nos últimos anos, temos observado mudanças no comportamento das empresas e consumidores aceleradas pela pandemia. A presença no digital, antes vista como diferencial competitivo, se tornou alternativa singular de sobrevivência. E é claro que quem mais sofreu com tudo isso foi o pequeno varejo, onde, em grande parte, isso sequer existia”, comenta Wagner Muller, Diretor da Vertical de Varejo da Zucchetti.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn,    Instagram   e   Facebook  

COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa, Zucchetti, Fecomércio de Santa Catarina, WhatsApp, redes sociais, pequenos varejistas, Natal, Black Friday, Tecnologia
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mesmo com preços altos, consumo se mantém alto entre brasileirosConsumo

Mesmo com a preocupação sobre a alta nos preços, brasileiros pretendem elevar os gastos

Adobe Stock - HortifrútiVarejo Alimentar em Contexto

Redes regionais crescem 7% em mesmas lojas no formato de supermercados

abertura-do-combo-sao-jose-sera-no-dia-24-02-a-partir-das-8h-621394732160dExpansão

Santa Catarina recebe duas novas unidades de atacarejo nesta semana

Adobe Stock - checkoutMintel

Gamificação, personalização e recompensas por nível são tendências nos programas de fidelidade

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados