Com GC e inteligência artificial, loja do Carrefour aumenta as vendas de vinhos 35%SA+ Ecossistema de Varejo

GCCarrefour Trade Marketing

Com GC e inteligência artificial, loja do Carrefour aumenta as vendas de vinhos 35%

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 24/07/2024

Gerenciamento por categorias de vinhos no Carrefour

Divulgação


A unidade do Carrefour localizada no bairro paulistano do Butantã elevou em 35% as vendas de vinhos em junho a partir da aplicação do gerenciamento por categorias (GC) e da utilização de inteligência artificial para dar sugestões de compras aos clientes. O projeto foi desenvolvido em parceria com a vinícola Concha y Toro.

“Pesquisas revelam que o sortimento de vinhos e a forma de exposição nas prateleiras podem frustrar a experiência de compra. Segundo estudos da MC15 e Kantar, 58% dos rótulos sequer recebem atenção do consumidor, e a vastidão de opções pode gerar sobrecarga”, afirma Pietro Capuzzi, country manager da Concha y Toro no Brasil. Segundo o executivo, boa parte dos clientes dedicam até oito minutos à escolha da bebida, sem informações concretas para auxiliar na decisão.

Por conta disso, foi desenvolvida uma exposição que busca ser mais intuitiva, considerando o tipo de vinho, origem, faixa de preço e marcas, além de displays informativos com linguagem de fácil compreensão. Tudo isso com base em dados de comportamento do consumidor no ato da compra.

Para complementar, o projeto implementou no Carrefour Butantã o “Sommelier Digital”, uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para oferecer uma experiência de compra personalizada. Por meio de um quiz interativo, ele coleta informações sobre o perfil do consumidor – preferência de preço, tipo de vinho, ocasião de consumo e harmonização com refeições – e indica o vinho ideal para cada cliente.



A loja do Carrefour Butantã oferece uma experiência completa na categoria – desde a navegação intuitiva pelos corredores até a escolha do vinho com o auxílio do Sommelier Digital –, proporcionando uma compra agradável e eficiente. A loja também disponibiliza vinhos brancos e rosés climatizados, na temperatura perfeita para consumo.

“Essa unidade do Carrefour é a nossa vitrine para o projeto de gerenciamento de categoria. Também já iniciamos um trabalho conjunto com a rede Condor, em Curitiba, e o objetivo é expandir o projeto para cinco novas lojas em diferentes regiões do País até o final do ano”, diz Capuzzi. Na rede paranaense, uma loja com o novo layout obteve um aumento de 25% nas vendas de vinhos em um mês, enquanto uma filial similar, ainda sem as alterações, mostrou um crescimento de apenas 3%.


COMPARTILHAR
TAGS:GC,Carrefour, Trade Marketing
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Workshop Trade 2024 se encerra levando insights para mais de 150 varejosTrade Marketing

Workshop Trade encerra edição de 2024 com insights estratégicos para o varejo alimentar

Cinco estratégias para escalar produtos no varejo onlineVarejo Online

Cinco estratégias para escalar produtos no varejo online

AdobeStock_1039272586MOOH

Entenda como mensurar os resultados das ações de mídia em movimento

Mabel leva aconchego ao ponto de ônibus com ação inovadora em BHMarketing Criativo

Mabel leva aconchego ao ponto de ônibus com ação inovadora em BH

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados