Com GC e inteligência artificial, loja do Carrefour aumenta as vendas de vinhos 35%
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 24/07/2024
Divulgação
A unidade do Carrefour localizada no bairro paulistano do Butantã elevou em 35% as vendas de vinhos em junho a partir da aplicação do gerenciamento por categorias (GC) e da utilização de inteligência artificial para dar sugestões de compras aos clientes. O projeto foi desenvolvido em parceria com a vinícola Concha y Toro.
“Pesquisas revelam que o sortimento de vinhos e a forma de exposição nas prateleiras podem frustrar a experiência de compra. Segundo estudos da MC15 e Kantar, 58% dos rótulos sequer recebem atenção do consumidor, e a vastidão de opções pode gerar sobrecarga”, afirma Pietro Capuzzi, country manager da Concha y Toro no Brasil. Segundo o executivo, boa parte dos clientes dedicam até oito minutos à escolha da bebida, sem informações concretas para auxiliar na decisão.
Por conta disso, foi desenvolvida uma exposição que busca ser mais intuitiva, considerando o tipo de vinho, origem, faixa de preço e marcas, além de displays informativos com linguagem de fácil compreensão. Tudo isso com base em dados de comportamento do consumidor no ato da compra.
Para complementar, o projeto implementou no Carrefour Butantã o “Sommelier Digital”, uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para oferecer uma experiência de compra personalizada. Por meio de um quiz interativo, ele coleta informações sobre o perfil do consumidor – preferência de preço, tipo de vinho, ocasião de consumo e harmonização com refeições – e indica o vinho ideal para cada cliente.
A loja do Carrefour Butantã oferece uma experiência completa
na categoria – desde a navegação intuitiva pelos corredores até a escolha do
vinho com o auxílio do Sommelier Digital –, proporcionando uma compra agradável
e eficiente. A loja também disponibiliza vinhos brancos e rosés climatizados,
na temperatura perfeita para consumo.
“Essa unidade do Carrefour é a nossa vitrine para o projeto de gerenciamento de categoria. Também já iniciamos um trabalho conjunto com a rede Condor, em Curitiba, e o objetivo é expandir o projeto para cinco novas lojas em diferentes regiões do País até o final do ano”, diz Capuzzi. Na rede paranaense, uma loja com o novo layout obteve um aumento de 25% nas vendas de vinhos em um mês, enquanto uma filial similar, ainda sem as alterações, mostrou um crescimento de apenas 3%.