Cesta de Natal registra aumento de 9,16% nos preços impulsionado pelas variações climáticasSA+ Ecossistema de Varejo

Pesquisa Cesta de NatalÍndice de Preços ao ConsumidorFundação Instituto de Pesquisas Econômicas

Cesta de Natal registra aumento de 9,16% nos preços impulsionado pelas variações climáticas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 21/11/2024

Adobe Stock Carnes Açougue

Foto: Adobe Stock

 

A Cesta de Natal ficou 9,16% mais cara em 2024, com destaque para o azeite de oliva 500 ml (+21,3%), lombo de porco (19,72%), suco néctar de laranja (+16,19%) e azeitona verde 500 g (+9,06%).


Outros itens que também tiveram elevação foram o palmito, vinho tinto, peru, bombom, atum sólido, molho de tomate, suco néctar de morango, queijo ralado e champagne.

 

Em movimento contrário, o panetone de frutas cristalizadas de 400 g e o macarrão espaguete de 500 g tiveram reduções nos preços.

 

Os dados pertencem ao IPC (Índice de Preços ao Consumidor), da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que também explica como as variações climáticas impactaram os resultados. Um exemplo são as queimadas e o tempo seco registrado em setembro e outubro, que afetaram negativamente a produtividade no campo, consequentemente aumentando os preços das carnes e das frutas.

 

A pesquisa também avaliou a variação de preços em itens que normalmente são comprados por famílias nas comemorações de fim de ano. Nesse caso, o top 3 no aumento ficaram entre as carnes: pernil com osso (+17,8%), filé mignon (+16,87%) e picanha (+14,94%)

 

Logo depois aparecem o pêssego, morango de caixa, chester, bolo pronto, uva, sorvete e bacalhau também registraram alta nos preços, dentro da comparação anual. O único que registrou queda nessa análise foi a farofa, com 7,23%.

COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa, Cesta de Natal,Índice de Preços ao Consumidor,Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Lançamentos movimentam R$ 36 bilhões e seriam a 3ª maior empresa do varejo alimentar - Adobe StockPesquisa

Lançamentos movimentam R$ 36 bilhões e seriam a 3ª maior empresa do varejo alimentar

Adobe Stock AtacarejoPesquisa

Com 89%, atacarejos têm o maior índice de satisfação entre os consumidores

Vendas no varejo alimentar aumentam 1,7% em outubroPesquisa

Vendas no varejo alimentar aumentam 1,7% em outubro

Mabel leva aconchego ao ponto de ônibus com ação inovadora em BHMarketing Criativo

Mabel leva aconchego ao ponto de ônibus com ação inovadora em BH

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados