Black Friday deve alcançar um faturamento 10% maior neste anoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Heineken transforma a paixão pela Champions League em resultados de negócio

16/04/2025

NEWSLETTER

Black Friday deve alcançar um faturamento 10% maior neste anoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Estratégia Black Friday Vendas

Black Friday deve alcançar um faturamento 10% maior neste ano

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 03/10/2024

Adobe Stock

Foto: Adobe Stock

 

A Black Friday está se aproximando e as expectativas do varejo são altas. Este ano, a data será comemorada no dia 29 de novembro e a estimativa é de que as vendas alcancem R$ 7,6 bilhões – 10% a mais do que em 2023, segundo levantamento da Haus. Outra pesquisa, dessa vez da Dito e Opinion Box, indica que 43% dos consumidores pretendem gastar mais do que no ano passado.

 

Contudo, apesar da expectativa de crescimento é possível notar que os clientes estão cada vez mais exigentes. “A Black Friday é, sem dúvidas, uma das datas mais movimentadas do setor. As expectativas são sempre altas, mas se o negócio não está devidamente preparado para oferecer uma boa experiência de compra, as consequências poderão ser sentidas não só durante esse período, como também marcá-lo negativamente para o resto do ano”, alerta Hélcio Lenz, diretor-presidente da América Latina da Körber Supply Chain Software.

 

Diante desse cenário, o especialista levantou alguns pontos essenciais para que você garanta os melhores resultados durante a data:

 

Conheça o perfil do consumidor

 

Parece óbvio, mas ter um conhecimento aprofundado de seus consumidores é um grande diferencial para alavancar as vendas, especialmente na data. Daí a importância de realizar pesquisas de mercado, mapear concorrentes e entender como eles estão fazendo isso e buscar maneiras de conquistar o público, por meio de uma comunicação efetiva e em diferentes canais. 

 

O centro de distribuição

 

Segundo Lenz, uma organização inteligente dos produtos é o primeiro passo para o fluxo de pedidos funcionar com mais agilidade e eficiência. “Para isso acontecer, é recomendado o uso de softwares de gerenciamento de armazéns, que auxiliam no controle do estoque e, com a captura de dados, que conseguem sugerir as melhores formas de distribuição de produtos”, conta o executivo. Um sistema como esse pode, por exemplo, identificar quais produtos sairão mais na Black Friday e sugerir que eles fiquem na frente do armazém, para serem expedidos mais rápido.

 

Tecnologia como aliada do desempenho

 

Os Robôs Móveis Autônomos, são outra tecnologia que de acordo com especialista, podem auxiliar os funcionários dentro do centro de distribuição. “Eles executam a movimentação dos paletes, permitindo que as pessoas sejam realocadas para outras tarefas. Com isso, os pedidos também podem sair do armazém mais rapidamente, e com menos margem de erro”.

 

Omnichannel veio para ficar

 

Integrar os diferentes canais, como loja física, virtual, site, aplicativo e canais de comunicação coloca o cliente como centro da operação, dando diferentes possibilidades e opções para que uma compra seja realizada. Tecnologias como um Sistema de Gerenciamento de Pedidos (OMS) podem ser aliadas para a implementação dessa estratégia, pois integram todo o processo, da compra até a entrega, oferecendo a melhor experiência para o cliente.

 

Agilidade na entrega dos pedidos

 

A pesquisa da Dito e Opinion Box indica que na Black Friday do ano passado, o e-commerce teve um crescimento significativo. “O consumidor quer receber o pedido em poucos dias, até mesmo horas. Na corrida das entregas, ganha aquele que levar o pedido até a pessoa o mais rápido possível, sem danificação na embalagem ou envio do produto errado”, explica Lenz. 

 

“Não são apenas fatores isolados que alavancam um negócio, é um conjunto de ações, pesquisas e investimentos que o fazem crescer. Na Black Friday, é importante que cada varejista entenda bem o próprio negócio, o que está dando certo e o que não está; quais as prioridades a serem resolvidas; quais investimentos fazer, além de estar atento às movimentações e tendências do mercado”, completa Lenz.

COMPARTILHAR
TAGS:Estratégia, Black Friday, Vendas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Store in Store da CerattiEstratégia

Especialista aponta as 5 principais vantagens em adotar o modelo de Store in Store

União Supermercados em Rio das PedrasTecnologia

Varejista paulista alcança 0 perdas na seção de bebidas

GolyIndústria

Indústria de bebidas alcoólicas investe em estratégia de marketing aliada a conexão emocional do público

Corredor de supermercado - adobe stockSazonalidade

Datas “não tradicionais” podem ser uma oportunidade para alavancar as vendas do 1º semestre

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados