Assaí aposta em tecnologia para manter competitividadeSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Layout de supermercado brasileiro premiado internacionalmente foca sensação de bem-estar ao cliente

12/06/2025

NEWSLETTER

Assaí aposta em tecnologia para manter competitividadeSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Crescimento Assaí

Assaí aposta em tecnologia para manter competitividade

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/06/2025

Assaí Placas de Sol

Foto: Divulgação 


Em 2024, o Assaí Atacadista registrou faturamento de R$ 80,6 bilhões, alta de 10,7% em relação ao ano anterior. Com presença em 24 estados e no Distrito Federal, o Assaí opera mais de 300 lojas e 12 centros de distribuição. A rede afirma atender cerca de 500 milhões de clientes por ano, incluindo consumidores finais e pequenos comerciantes.


O diretor executivo de Relações Institucionais do grupo, Paulo Pompilio, apresentou os principais desafios e planos da companhia. Entre os temas abordados, estão a necessidade de integração entre canais físicos e digitais, avanços em sustentabilidade, inclusão e a busca por maior eficiência logística.


A empresa afirma que pretende ampliar o uso de tecnologias como inteligência artificial e automação, além de expandir sua plataforma digital para consumidores e empresas.


No campo da logística, Pompilio chama atenção para o impacto do custo do transporte sobre o preço final dos produtos. Segundo ele, a cobrança baseada no peso de itens com baixo valor agregado desequilibra a operação. 


A logística reversa também foi apontada como um obstáculo à adoção de práticas mais sustentáveis. A utilização de biocombustíveis em transporte, como o biometano, foi citada como alternativa viável que esbarra em limitações econômicas.


No campo trabalhista, o executivo defendeu mudanças na legislação vigente. Segundo ele, a rigidez das regras atuais impede a adoção de formatos mais flexíveis, como jornadas intermitentes ou contratações por poucas horas, já aplicadas em outros países.


Outro ponto abordado foi o combate ao desperdício de alimentos. Pompilio critica a legislação brasileira, que exige o descarte de produtos após a data de validade, mesmo que estejam próprios para o consumo. Ele defendeu a adoção do modelo best before, comum na Europa, que orienta sobre a melhor data para consumo, sem obrigatoriedade de descarte imediato.


Segundo Pompilio, o futuro do setor está ligado a 3 frentes principais: ganhos em eficiência logística, flexibilização de modelos de trabalho e revisão das normas que tratam do desperdício de alimentos.


Fonte: Fecomércio

COMPARTILHAR
TAGS:Crescimento, Assaí
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

AssaíPesquisa

Confira o ranking das marcas mais valiosas do varejo alimentar

Loja Assaí durante inauguraçãoAtacarejo

Assaí: gigante por fora, varejista como a gente por dentro

Personalização do sortimento: vantagens e complexidadesResultados 1T25

Pressionadas por juros altos, Assaí, GPA, Carrefour e Grupo Mateus priorizam eficiência para manter margens

Varejistas mostram resiliência e focam eficiência no 1T25: veja os destaques dos maiores do setorResultados 1T25

Varejistas mostram resiliência e focam eficiência no 1T25: veja os destaques dos maiores do setor

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados