Apostas comprometem orçamento familiar e tiram vendas dos supermercadosSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Redes abrem novas lojas no interior do RS e avançam na disputa pelo consumidor local

07/07/2025

NEWSLETTER

Apostas comprometem orçamento familiar e tiram vendas dos supermercadosSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Consumomercado de apostas Setor Supermercadista

Apostas comprometem orçamento familiar e tiram vendas dos supermercados

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 22/05/2025

Apostas bets adobe stock

Foto: Adobe Stock


O aumento nos gastos com jogos de aposta tem influenciado o comportamento de consumo dos brasileiros nos supermercados. Embora a inflação siga pressionando o orçamento das famílias, especialistas do setor varejista apontam as plataformas de azar como segundo fator relevante no cenário de redução de consumo alimentar.

Segundo dados do Banco Central, as movimentações mensais com apostas (ou “bets”) no Brasil variaram entre R$ 20 bilhões e R$ 30 bilhões no primeiro trimestre de 2025. O valor representa uma fatia significativa da renda da população, que antes era direcionada à compra de alimentos e produtos de uso cotidiano.

De acordo com Leandro Rosadas, especialista em gestão de supermercados, esse desvio de recursos tem gerado impactos diretos no varejo alimentar.


“É importante ressaltar que o dinheiro que é usado para jogar nessas plataformas seria utilizado para o consumo de itens essenciais e supérfluos. Com isso, diversos supermercadistas vêm registrando uma diminuição da compra de itens básicos e dispensáveis, como bebidas alcoólicas, iogurtes e biscoitos. O baixo consumo de itens básicos já proporciona um saldo negativo, porém esses produtos considerados ‘supérfluos’ têm uma margem de lucro maior, gerando impacto no setor”, afirma.

Um estudo da ANJL (Associação Nacional de Jogos e Loterias) mostra que o Brasil ocupa a terceira posição entre os maiores mercados globais de apostas. O avanço se deu em menos de 4 anos.

Rosadas avalia que o setor precisa se adaptar à nova realidade e propõe ações de fidelização e incentivo ao consumo. “A inflação segue apertando o bolso dos brasileiros, 58% da população já está comprando menos alimentos do que costumavam levar para casa meses atrás. Em contrapartida, uma parte significativa do dinheiro que antes ia para comida agora está indo para apostas e aplicativos de games com recompensas. Isso acontece, já que passam a sensação de ganhar dinheiro fácil. Quem está numa situação apertada acaba jogando para conseguir ter uma forma de renda extra”, diz.

O especialista defende que campanhas de conscientização e regulamentação por parte do governo podem contribuir para mitigar os efeitos das apostas sobre o consumo. Ao setor supermercadista, “benefícios como descontos, prêmios e cashback são estratégias eficazes. Ter uma estratégia de marketing consistente, uso de redes sociais e tráfego pago e um bom atendimento são ações fundamentais para estimular o consumo e fazer propaganda do seu negócio”, conclui.


Fonte: Mirian Gasparin


COMPARTILHAR
TAGS:Consumo,mercado de apostas, Setor Supermercadista
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Diferença de até R$ 220 marca disputa de preços na cesta básica entre redesConsumo

Qual é a bandeira mais competitiva em preços entre as empresas de capital aberto do varejo alimentar?

Mesmo com preços altos, consumo se mantém alto entre brasileirosConsumo

Mesmo com a preocupação sobre a alta nos preços, brasileiros pretendem elevar os gastos

Adobe StockConsumo

Inflação dobra gasto médio no supermercado e muda lista de compras

Supermercados avançam 3,6% e sustentam varejo durante Parada LGBTQIA+ em SPConsumo

Supermercados avançam 3,6% e sustentam varejo durante Parada LGBTQIA+ em SP

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados