Aplicativos ganham espaço nas compras de supermercado e mudam hábitos do consumidorSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Giga Atacado volta a expandir com nova loja na zona Sul de São Paulo

20/06/2025

NEWSLETTER

Aplicativos ganham espaço nas compras de supermercado e mudam hábitos do consumidorSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

E-commerce Aplicativos Apps

Aplicativos ganham espaço nas compras de supermercado e mudam hábitos do consumidor

POR Barbara Fernandes

EM 20/06/2025

Adobe Stock - mulher com celular sorrindo

Foto: Adobe Stock 

 

Os aplicativos vêm se consolidando como um canal estratégico e cada vez mais valorizado pelos consumidores brasileiros na hora de adquirir alimentos e bebidas. Impulsionado pela pandemia e sustentado pela aceleração da digitalização no varejo alimentar, o uso de apps continua em ritmo de crescimento. Seus principais atrativos são a conveniência, a economia de tempo e o acesso facilitado a promoções personalizadas.

 

Segundo a 51ª edição do Webshoppers da NielsenIQ, 6,7% dos consumidores utilizaram aplicativos mais de 4 a 6 vezes por mês em 2024 para realizar compras de supermercado. A pesquisa também indica que o Ifood foi o aplicativo mais utilizado para esse fim, com 63,5% de preferência, o que reforça a importância de uma presença estratégica nas plataformas de delivery. Logo em seguida estão os aplicativos próprios dos varejos alimentares, com 43,7%. Ainda aparecem na lista o Zé Delivery, Rappi, Uber Mercado, Shopper Mercado, Cornershop e James Delivery.

 

Aplicativos de marketplaces que tradicionalmente tinham foco em itens de bazar e eletrônicos também cresceram na venda de alimentos e bebidas. Exemplo disso é o Mercado Livre, que registrou um aumento de 77% nas vendas desses produtos no 2º semestre de 2024. Outro exemplo é a Shopee, que na Páscoa deste ano registrou um crescimento de 180% na venda de barras de chocolate.

 

Além da praticidade, funcionalidades como listas de compras inteligentes, promoções personalizadas, histórico de compras e opções de entrega rápida ou retirada em loja têm contribuído para fidelizar os consumidores nos aplicativos. Diante dessa tendência, é fundamental que o varejo alimentar fortaleça sua atuação nesse canal para acompanhar as novas demandas de consumo e ampliar seu alcance junto ao público do e-commerce.

COMPARTILHAR
TAGS:E-commerce, Aplicativos, Apps
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Compras em supermercados online deve crescer nos próximos anosSoluCX

Compras em supermercados online deve crescer nos próximos anos

64% dos consumidores desejam engajamento personalizado com base em seu histórico de comprasInfobip Brasil

64% dos consumidores desejam engajamento personalizado com base em seu histórico de compras

Aplicativo de delivery amplia parceria com supermercadosaplicativos

Aplicativo de delivery amplia parceria com supermercados

Revista SA Varejo de janeiro mostra o avanço das lojas de proximidadeSA Varejo

Revista SA Varejo de janeiro mostra o avanço das lojas de proximidade

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados