20/06/2025
Aplicativos ganham espaço nas compras de supermercado e mudam hábitos do consumidor
POR Barbara Fernandes
EM 20/06/2025

Foto: Adobe Stock
Os aplicativos vêm se consolidando como um canal estratégico e cada vez mais valorizado pelos consumidores brasileiros na hora de adquirir alimentos e bebidas. Impulsionado pela pandemia e sustentado pela aceleração da digitalização no varejo alimentar, o uso de apps continua em ritmo de crescimento. Seus principais atrativos são a conveniência, a economia de tempo e o acesso facilitado a promoções personalizadas.
Segundo a 51ª edição do Webshoppers da NielsenIQ, 6,7% dos consumidores utilizaram aplicativos mais de 4 a 6 vezes por mês em 2024 para realizar compras de supermercado. A pesquisa também indica que o Ifood foi o aplicativo mais utilizado para esse fim, com 63,5% de preferência, o que reforça a importância de uma presença estratégica nas plataformas de delivery. Logo em seguida estão os aplicativos próprios dos varejos alimentares, com 43,7%. Ainda aparecem na lista o Zé Delivery, Rappi, Uber Mercado, Shopper Mercado, Cornershop e James Delivery.
Aplicativos de marketplaces que tradicionalmente tinham foco em itens de bazar e eletrônicos também cresceram na venda de alimentos e bebidas. Exemplo disso é o Mercado Livre, que registrou um aumento de 77% nas vendas desses produtos no 2º semestre de 2024. Outro exemplo é a Shopee, que na Páscoa deste ano registrou um crescimento de 180% na venda de barras de chocolate.
Além da praticidade, funcionalidades como listas de compras inteligentes, promoções personalizadas, histórico de compras e opções de entrega rápida ou retirada em loja têm contribuído para fidelizar os consumidores nos aplicativos. Diante dessa tendência, é fundamental que o varejo alimentar fortaleça sua atuação nesse canal para acompanhar as novas demandas de consumo e ampliar seu alcance junto ao público do e-commerce.
Notícias relacionadas

Compras em supermercados online deve crescer nos próximos anos

64% dos consumidores desejam engajamento personalizado com base em seu histórico de compras

Aplicativo de delivery amplia parceria com supermercados

Revista SA Varejo de janeiro mostra o avanço das lojas de proximidade
Barbara Fernandes
Repórter