SA+
SoluCX supermercados online aplicativos de delivery GPA Pão de Açucar Cliente Mais

Compras em supermercados online deve crescer nos próximos anos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 30/11/2023


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Cerca de 80% dos consumidores já realizaram alguma compra digital em supermercados – é o que aponta pesquisa realizada pela SoluCX . Essa aderência aos canais digitais teve a pandemia e as novas tecnologias como seus principais aliados. Sendo assim, cada vez mais os shoppers recorrem às plataformas de grandes redes como o Pão de Açúcar e o Carrefour, ou ainda buscam por empresas exclusivamente digitais, como é o caso do Justo. 

[noticiasRelacionadas]

O principal meio para essas compras são os aplicativos de delivery, como IFood e Rappi (54%), em segundo aparecem aplicativos de marketplace, como o Mercado Livre e o Magazine Luiza. Já o terceiro e quarto lugar são ocupados pelos sites e aplicativos dos próprios supermercados com 12,8%, e aplicativos especializados no segmento (4,5%).

Dentre os principais motivadores para a aderência a essa modalidade de venda estão a praticidade, o custo-benefício e a facilidade para comparar os preços. Entretanto, apesar do crescimento, as lojas físicas ainda são as preferidas entre os consumidores. 

Contudo, Illan Israel, diretor de e-commerce do GPA, afirma que a tendência é que as compras online cresçam cada vez mais. Para exemplificar esse movimento, o executivo afirma que no terceiro trimestre o grupo registrou um acréscimo de 15% nas vendas por esses canais em relação ao mesmo período de 2022. Israel ainda destaca que atualmente os canais digitais ocupam uma parcela de 12% no bolo de faturamento do Grupo. 

De acordo com o ranking publicado pela Nielsen, o GPA é o segundo colocado na venda de alimentos e bebidas por canais digitais. Israel relata que uma das principais estratégias aplicadas é a fidelização dos clientes de perecíveis, que ganharam sete p.p. na cesta de itens adquirida no site do supermercado. Por isso, o Grupo investe em um time treinado para separar e escolher os os produtos. 

Os programas de fidelidade no comércio eletrônico também são impulsionadores dessa tendência. O Cliente Mais em parceria com o Stix, por exemplo, oferece descontos especiais nas compras online. 

Já o Carrefour registrou um aumento de 50% das vendas online em relação ao terceiro trimestre de 2022 e uma das principais metas para os próximos anos é melhorar a eficiência das entregas, diminuindo o tempo para cerca de 15 minutos. A empresa também busca aplicar os mesmos preços do ambiente físico no digital.

Enquanto isso, redes completamente online também registram um crescimento contínuo. O Justo, rede fundada no México que “aterrissou” no Brasil há dois anos, cresceu 11 vezes desde 2021 e contabilizou um aumento de 30% nas vendas no terceiro trimestre em comparação ao trimestre anterior. A estratégia e proposta da empresa tem como foco os perecíveis e outros itens frescos, se apoiando na logística, sistema de entrega avançado e preços competitivos para se destacar no mercado. 

Já o Shopper, rede que coleciona 1 milhão de usuários, vem dobrando de tamanho desde 2020. Segundo Fábio Rodas, um dos fundadores da empresa, o crescimento acelerado se deve ao foco em encantar os clientes com um alto nível de serviço e os preços até 10% menores do que na concorrência.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn,     Instagram     e     Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:SoluCX, supermercados online, aplicativos de delivery, GPA, Pão de Açucar, Cliente Mais, Fidelização, Carrefour, Justo, Shopper
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Clube de Compras Sam's ClubSam's Club

Sam’s Club abrirá terceira loja em Minas Gerais

Adobe StockInauguração

Rede abre loja em espaço anteriormente ocupado pelo Carrefour

GPA eleva vendas em 25% no e-commerceGestão e negócios

GPA eleva vendas em 25% no e-commerce

Oxxo amplia seus canais de atuaçãoE-commerce

Oxxo amplia seus canais de atuação

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados