SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Infobip Brasil Pesquisa Omnichannel Estratégias Canais digitais engajamento

64% dos consumidores desejam engajamento personalizado com base em seu histórico de compras

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 19/09/2023


Foto: Adobe Stock
 
Mais da metade dos clientes (64%) deseja um engajamento personalizado com base em suas compras e comportamentos anteriores e cerca de 80% afirmam que a experiência oferecida pelos varejistas é tão importante quanto o produto que estão comprando. 
 
Os dados foram levantados pelo guia da Infobip Brasil , plataforma de comunicação em nuvem, e segundo Caio Borges, diretor de vendas da empresa, demonstram como ter uma estratégia eficiente de omnichannel pode aumentar a receita do negócio. 
 
O diretor também afirma que os varejistas devem sempre repensar a maneira com a qual se relacionam com os clientes ao se depararem com mudanças nos hábitos e expectativas. Por meio das interações digitalizadas, por exemplo, eles podem se comunicar com os consumidores utilizando vários canais, com conteúdo personalizado para capturar atenção. 
 
“Esse tipo de engajamento coloca o cliente no centro da estratégia, atraindo-o a comprar, mais de uma vez, das marcas capazes de entender e antecipar suas necessidades particulares”, destaca.
 
Alguns dos pontos chave que podem ser implementados por varejistas para ter uma vantagem competitiva e atender as expectativas dos clientes são as notificações automáticas com promoções por meio de aplicativos, levar o cliente de volta ao carrinho de compras, ajudá-lo a comprar por outros canais além do site, além de convidá-lo a dar feedback ou responder a pesquisas de satisfação por meio de seu canal de bate-papo favorito.
 
Além dessas, a Infobib listou 3 técnicas para adaptar as interações de acordo com as demandas atuais dos consumidores:
 
Aplicativos móveis e de bate-papo: a chave para estratégias omnichannel
 
Uma abordagem omnichannel combina diversos canais como WhatsApp, SMS, RCS e e-mail em uma única plataforma para que cada caso seja trabalhado da melhor forma. Entretanto, apesar disso, 26% dos varejistas não possuem uma estratégia de omnichannel, mesmo que usem mais de um canal digital para se comunicarem com os clientes.
 
Simplifique o processo de checkout 
 
Um dos principais motivos para os clientes desistirem de suas compras nos canais online são os processos longos e complicados. Por isso, é preciso implementar um checkout facilitado que garanta a segurança do usuário ao mesmo tempo que melhore sua experiência. 
 
A Mobile Identity é uma das soluções capaz de auxiliar os varejistas com este problema. Trata-se de um sistema de verificação rápida para agilizar o processo de pagamento nos dispositivos móveis com a verificação de dados pessoais e preenchimento instantâneo de formulários aumentando a probabilidade de os consumidores concluírem as compras. 
 
Mensagens que mostram atenção e cuidado: a felicidade do cliente importa
 
É comprovado que manter um cliente satisfeito é muito mais barato do que conquistar um novo e, ao adotar uma abordagem omnichannel, é possível reter 89% dos clientes com 30% a mais de LTV (Lifetime Value).
 
Por isso é importante estabelecer um equilíbrio para entender o que cada usuário deseja e qual o nível de atenção e comunicação que ele exige. Assim, é possível criar comunicações adaptadas às necessidades de cada consumidor para que todos se sintam ouvidos em vez de sobrecarregados ou desapontados. 
 
Além disso, embora a comunicação face a face tenha diminuído, as marcas de varejo devem se capacitar para humanizar suas interações digitais e envolver seus consumidores. Para isso, a melhor estratégia é com uma segmentação bem definida, personalização e automação omnichannel dos canais e comunicações.
 
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn Instagram   Facebook    
COMPARTILHAR
TAGS:Infobip Brasil, Pesquisa, Omnichannel, Estratégias, Canais digitais, engajamento, Aplicativos móveis, checkout, atenção
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

MANTIQUEIRA BRASIL - OVOS NOVA REGULAMENTAÇÃORegulamentação

Nova regra exige dados de validade nos ovos a partir de março

Adobe StockPesquisa

Supermercados devem ter avanço de quase 2% nas vendas entre fevereiro e abril

Mais da metade dos varejos inaugurados na última década foram fechadosPesquisa

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

SmartStorePesquisa

Bebidas e mercearia lideram as vendas de minimercados

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados