ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22/01/2025
Apesar de alta nos preços, produtos premium crescem quase 6% em vendas
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 15/01/2025
Foto: Adobe Stock
No 3º trimestre de 2024, os itens premium apresentaram uma elevação de 11,3% no preço médio. Apesar disso, as vendas por unidade desses produtos tiveram alta de 5,8%. As cestas mais populares são a de bebidas e a de higiene & beleza, sendo que a primeira aumentou a quantidade de categorias premium. Já a segunda manteve a mesma quantidade, “premiunizando” itens dentro das categorias já compradas.
Os dados foram divulgados no relatório Consumer Insights Q3 2024, elaborado pela divisão Worldpanel da Kantar, que no Brasil verifica seis regiões metropolitanas: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
O levantamento indica também que a compra desses produtos ganha destaque, inclusive, entre as classes média e baixa. No caso das bebidas, as classes A e B priorizam os itens em momentos mais individualizados, enquanto as classes D e E compartilham mais as bebidas, impulsionando o aumento de ocasiões de consumo de suco pronto 100% ou néctar.
A preocupação com a saúde é a principal razão para a compra desses produtos.
A cesta de higiene & beleza, por sua vez, é impulsionada pela tendência do “banho premium”, que consiste em uma rotina de cuidados mais intensa. Para se ter uma ideia, 34% das ocasiões de banho ocorrem com quatro ou mais categorias de produtos. Isso pode incluir itens como os de cuidado íntimo, sabonete líquido, produtos de banho, esfoliante facial e esfoliante corporal.