SA+
Resultados 2T242T24Gestão e negócios

80% das lojas do Assaí já possuem serviços de padaria, açougue e empório de frios

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 09/08/2024

Assaí - Fachada

Foto: Assaí


Entre os meses de abril e junho de 2024, um dos principais destaques do Assaí foi a implementação de serviços de padaria, açougue e empório de frios em 80 unidades. Agora, 234 lojas contam com essas seções, o que equivale a 80% de todas as 293 operações da empresa

Essa ampliação dos serviços foi um dos fatores que impulsionou o aumento de 9,7% no número de tíquetes em relação ao mesmo período de 2023. 

Fato é que a inclusão de serviços nos atacarejos é uma das tendências do mercado. O estudo Full View, da NielsenIQ, indica que 55% das lojas no Brasil com esse formato já possuem um açougue com atendente. Pela sua capacidade de gerar fluxo, essa seção é uma das principais oportunidades para o cash & carry. 

 

Para efeito de comparação, o Atacadão, bandeira de atacarejo do Carrefour e um dos principais concorrentes do Assaí, registrou um aumento de 3% a 5% nas vendas em lojas que passaram a contar com as implementações. 

 

Conforme informamos, ao final do segundo trimestre, a bandeira tinha 80 lojas com os serviços – o que representa um pouco mais de 21% de suas 371 operações. Essa diferença entre o ritmo de implementações do Assaí com o Atacadão se deve, em grande parte, pelo segundo ter entrado nesse movimento mais tardiamente.

 

Aumento na receita e vendas mesmas lojas

 

Durante o segundo trimestre, a receita bruta do Assaí alcançou R$ 19,4 bilhões, um acréscimo de 10,9% em relação ao segundo trimestre de 2023. Já o Ebitda chegou a R$ 1,28 bilhão, um avanço de 15,7% dentro do mesmo comparativo. 

 

As vendas mesmas lojas aumentaram 2,9% na comparação ano a ano, porém percebe-se uma tendência de desaceleração no crescimento. No primeiro trimestre, por exemplo, a empresa registrou um aumento de 5,2%.

 

O lucro líquido da empresa chegou a R$ 123 milhões, uma queda de 21,2% em relação ao 2T23. No trimestre anterior, o Assaí também apresentou redução do lucro em comparação a 2023 (-16,7%).

 

Segundo Vitor Faga, diretor financeiro do Assaí, essa redução se deve principalmente a maiores benefícios fiscais em 2023.

COMPARTILHAR
TAGS:Resultados 2T24,2T24,Gestão e negócios
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

7 dicas de Alexandre SlivnikEngajamento de Equipes

7 estratégias para alinhar sua equipe com o propósito da empresa

Rede TopGestão e negócios

Fusão: Rede Top e Preceiro Atacadista agora estão unificadas e devem faturar R$ 1 bi em 2024

Loja Dalben SupermercadosPlanograma Eficiente

Uso estratégico do planograma traz resultados concretos para o varejo

Adobe StockGestão e negócios

GPA, Carrefour, Assaí e Cencosud apostam em práticas de ESG que alinham lucro com responsabilidade social

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados