ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
80% das lojas do Assaí já possuem serviços de padaria, açougue e empório de frios
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 09/08/2024

Foto: Assaí
Entre os meses de abril e junho de 2024, um dos principais destaques do Assaí foi a implementação de serviços de padaria, açougue e empório de frios em 80 unidades. Agora, 234 lojas contam com essas seções, o que equivale a 80% de todas as 293 operações da empresa.
Essa ampliação dos serviços foi um dos fatores que impulsionou o aumento de 9,7% no número de tíquetes em relação ao mesmo período de 2023.
Fato é que a inclusão de serviços nos atacarejos é uma das tendências do mercado. O estudo Full View, da NielsenIQ, indica que 55% das lojas no Brasil com esse formato já possuem um açougue com atendente. Pela sua capacidade de gerar fluxo, essa seção é uma das principais oportunidades para o cash & carry.
Para efeito de comparação, o Atacadão, bandeira de atacarejo do Carrefour e um dos principais concorrentes do Assaí, registrou um aumento de 3% a 5% nas vendas em lojas que passaram a contar com as implementações.
Conforme informamos, ao final do segundo trimestre, a bandeira tinha 80 lojas com os serviços – o que representa um pouco mais de 21% de suas 371 operações. Essa diferença entre o ritmo de implementações do Assaí com o Atacadão se deve, em grande parte, pelo segundo ter entrado nesse movimento mais tardiamente.
Aumento na receita e vendas mesmas lojas
Durante o segundo trimestre, a receita bruta do Assaí alcançou R$ 19,4 bilhões, um acréscimo de 10,9% em relação ao segundo trimestre de 2023. Já o Ebitda chegou a R$ 1,28 bilhão, um avanço de 15,7% dentro do mesmo comparativo.
As vendas mesmas lojas aumentaram 2,9% na comparação ano a ano, porém percebe-se uma tendência de desaceleração no crescimento. No primeiro trimestre, por exemplo, a empresa registrou um aumento de 5,2%.
O lucro líquido da empresa chegou a R$ 123 milhões, uma queda de 21,2% em relação ao 2T23. No trimestre anterior, o Assaí também apresentou redução do lucro em comparação a 2023 (-16,7%).
Segundo Vitor Faga, diretor financeiro do Assaí, essa redução se deve principalmente a maiores benefícios fiscais em 2023.
Notícias relacionadas

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

Lucro do Assaí avança 8,3% e fecha 2024 em R$ 769 milhões
