ÚLTIMAS NOTÍCIAS
13/01/2025
Nova geração de atacarejos tem no açougue sua maior aposta: 55% das lojas oferecem a seção
POR Alessandra Morita
EM 19/07/2024
Adobe Stock
Em meio à discussão sobre a inclusão de serviços no atacarejo, dados de mercado demonstram alguns fatos. De um total de 1.500 lojas do formato pesquisadas, o estudo Full View, da NielsenIQ, indica que:
- 55% possuem açougue com atendente
- 30% padaria
- 30% adega
- 98% hortifrútis
- Apenas 3% têm todos esses serviços ao mesmo tempo
Esses dados apontam dois fatos. Um é que, voluntária ou involuntariamente, a seleção dos serviços que serão incluídos contribui para controlar o aumento dos custos. Afinal, poucas lojas (3%) operam com todas as quatro seções de maior complexidade de uma única vez. Isso é recomendável considerando a importância de analisar receita e custo. Especialistas indicam que o nível de despesas para sustentar os resultados do atacarejo deve ser inferior a 10%.
Outro aspecto é que no açougue, pela sua capacidade de gerar fluxo, reside uma das principais – se não a principal – oportunidade para o cash & carry. Para se ter uma ideia, o Assaí segue ampliando a presença desse setor nas filiais. O mesmo acontece com o Atacadão, que iniciou esse movimento na direção de novos serviços a menos tempo.
O marco mais relevante para impulsionar essas seções no atacarejo foi a entrada de importantes redes regionais, que já tinham histórico de um trabalho diferenciado nessas áreas. Mesmo entre essas empresas, bandeiras que vinham tentando manter a proposta original do formato, com menos serviços, têm se sentido pressionadas pela concorrência a ampliar esses setores.
Notícias relacionadas
Supermercados e atacarejos lideraram o crescimento do varejo em 2024
Dia a Dia é destaque em ranking que avalia o relacionamento com a indústria
Comercial Zaffari encerra operação e foca o formato de atacarejo
Grupo Mateus vai fazer aporte de R$ 378 milhões no caixa do Novo Atacarejo
Alessandra Morita
Head de Conteúdo