SA+ Ecossistema de Varejo
Atacarejo Cash & Carry Açougue

Nova geração de atacarejos tem no açougue sua maior aposta: 55% das lojas oferecem a seção

POR Alessandra Morita

EM 19/07/2024

Açougue e carnes no atacarejo

Adobe Stock


Em meio à discussão sobre a inclusão de serviços no atacarejo, dados de mercado demonstram alguns fatos. De um total de 1.500 lojas do formato pesquisadas, o estudo Full View, da NielsenIQ, indica que:

- 55% possuem açougue com atendente

- 30% padaria

- 30% adega

- 98% hortifrútis

- Apenas 3% têm todos esses serviços ao mesmo tempo

Esses dados apontam dois fatos. Um é que, voluntária ou involuntariamente, a seleção dos serviços que serão incluídos contribui para controlar o aumento dos custos. Afinal, poucas lojas (3%) operam com todas as quatro seções de maior complexidade de uma única vez. Isso é recomendável considerando a importância de analisar receita e custo. Especialistas indicam que o nível de despesas para sustentar os resultados do atacarejo deve ser inferior a 10%.

Outro aspecto é que no açougue, pela sua capacidade de gerar fluxo, reside uma das principais – se não a principal – oportunidade para o cash & carry. Para se ter uma ideia, o Assaí segue ampliando a presença desse setor nas filiais. O mesmo acontece com o Atacadão, que iniciou esse movimento na direção de novos serviços a menos tempo.

O marco mais relevante para impulsionar essas seções no atacarejo foi a entrada de importantes redes regionais, que já tinham histórico de um trabalho diferenciado nessas áreas. Mesmo entre essas empresas, bandeiras que vinham tentando manter a proposta original do formato, com menos serviços, têm se sentido pressionadas pela concorrência a ampliar esses setores.


COMPARTILHAR
TAGS:Atacarejo, Cash & Carry, Açougue
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados premium e atacarejos em alta: onde os consumidores estão gastando?Supermercados premium

Supermercados premium e atacarejos em alta: onde os consumidores estão gastando?

Novo Atacarejo abre 30ª lojaExpansão

Novo Atacarejo abre 30ª loja

Flex AtacarejoSazonalidade

Flex projeta um crescimento de até 15% nas vendas de bebidas

FLV em loja do Pão de AçúcarDesempenho

Margem bruta fica praticamente estável no 1º semestre entre as maiores varejistas do setor

Alessandra Morita

Head de Conteúdo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados