Nova geração de atacarejos tem no açougue sua maior aposta: 55% das lojas oferecem a seçãoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eataly Brasil altera bandeira e passa a operar como dark kitchen

10/07/2025

NEWSLETTER

Nova geração de atacarejos tem no açougue sua maior aposta: 55% das lojas oferecem a seçãoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Atacarejo Cash & Carry Açougue

Nova geração de atacarejos tem no açougue sua maior aposta: 55% das lojas oferecem a seção

POR Alessandra Morita

EM 19/07/2024

Açougue e carnes no atacarejo

Adobe Stock


Em meio à discussão sobre a inclusão de serviços no atacarejo, dados de mercado demonstram alguns fatos. De um total de 1.500 lojas do formato pesquisadas, o estudo Full View, da NielsenIQ, indica que:

- 55% possuem açougue com atendente

- 30% padaria

- 30% adega

- 98% hortifrútis

- Apenas 3% têm todos esses serviços ao mesmo tempo

Esses dados apontam dois fatos. Um é que, voluntária ou involuntariamente, a seleção dos serviços que serão incluídos contribui para controlar o aumento dos custos. Afinal, poucas lojas (3%) operam com todas as quatro seções de maior complexidade de uma única vez. Isso é recomendável considerando a importância de analisar receita e custo. Especialistas indicam que o nível de despesas para sustentar os resultados do atacarejo deve ser inferior a 10%.

Outro aspecto é que no açougue, pela sua capacidade de gerar fluxo, reside uma das principais – se não a principal – oportunidade para o cash & carry. Para se ter uma ideia, o Assaí segue ampliando a presença desse setor nas filiais. O mesmo acontece com o Atacadão, que iniciou esse movimento na direção de novos serviços a menos tempo.

O marco mais relevante para impulsionar essas seções no atacarejo foi a entrada de importantes redes regionais, que já tinham histórico de um trabalho diferenciado nessas áreas. Mesmo entre essas empresas, bandeiras que vinham tentando manter a proposta original do formato, com menos serviços, têm se sentido pressionadas pela concorrência a ampliar esses setores.


COMPARTILHAR
TAGS:Atacarejo, Cash & Carry, Açougue
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

AssaíPesquisa

Assaí e Atacadão impulsionam crescimento em mesmas lojas entre os atacarejos

Adobe Stock - AtacarejoGestão e negócios

Atacarejos na encruzilhada entre o desconto e a diversificação

Grupo Mateus conclui fusão com Novo Atacarejo e assume controle da empresaAcordo

Grupo Mateus conclui fusão com Novo Atacarejo e assume controle da empresa

Novo AtacarejoExpansão

Novo Atacarejo inaugura 1ª unidade do ano

Alessandra Morita

Head de Conteúdo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados