62% dos usuários do WhatsApp já compraram um item pelo aplicativoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Supermercados BH avança para regiões turísticas e municípios estratégicos de MG e ES

03/12/2025

NEWSLETTER

62% dos usuários do WhatsApp já compraram um item pelo aplicativoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

E-commerce WhatsappOpnion Box Pesquisa

62% dos usuários do WhatsApp já compraram um item pelo aplicativo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 14/08/2024

Adobe Stock - Mulher com celular

Foto: Adobe Stock


O WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas, tem sido incorporado cada vez mais na estratégia de vendas digitais dos varejistas pelo potencial de alcance e adequação dos consumidores. Para se ter uma ideia, 79% dos usuários já usam o app para se comunicar com marcas e empresas e 62% já compraram um produto.


Os dados pertencem ao Relatório WhatsApp no Brasil de 2024, realizado pela Opinion Box, e também trazem outros percentuais relevantes. Um deles é o aumento de ofertas comerciais recebidas pelos usuários de empresas que nunca haviam conversado por meio do app antes. Nesse caso, o salto foi de 26 p.p. em relação a 2021, alcançando 82%. 


Isso indica que muitas empresas não vêm respeitando a LGPD.  Mesmo assim, quase metade dos entrevistados afirmou que, caso se interessem, responderiam às mensagens.


67% das pessoas que usam o aplicativo também o consideram um ótimo canal para se comunicarem com as empresas. Dentre as principais funcionalidades estão tirar dúvidas (77%), receber suporte técnico (67%), comprar produtos e serviços (58%) e receber promoções (51%).

Em relação ao uso de IA para respostas automáticas, a maior parte dos usuários (59%) afirma não gostar da prática, dando preferência ao contato com uma pessoa real

COMPARTILHAR
TAGS:E-commerce, Whatsapp,Opnion Box, Pesquisa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

promoçõesConsumo

Black Friday antecipa compras de fim de ano e refaz calendário de consumo

AdobeStock_1799105767_Editorial_Use_OnlyConsumo

Alimentos e bebidas lideram intenção de compra na Black Friday

AdobeStock_349130869Consumo

Ruptura cai para 11% em outubro, o menor nível de 2025

Adobe StockNeogrid

62% dos consumidores já frequentam supermercados uma ou mais vezes por semana

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados