ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12/05/2025
62% dos usuários do WhatsApp já compraram um item pelo aplicativo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 14/08/2024

Foto: Adobe Stock
O WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas, tem sido incorporado cada vez mais na estratégia de vendas digitais dos varejistas pelo potencial de alcance e adequação dos consumidores. Para se ter uma ideia, 79% dos usuários já usam o app para se comunicar com marcas e empresas e 62% já compraram um produto.
Os dados pertencem ao Relatório WhatsApp no Brasil de 2024, realizado pela Opinion Box, e também trazem outros percentuais relevantes. Um deles é o aumento de ofertas comerciais recebidas pelos usuários de empresas que nunca haviam conversado por meio do app antes. Nesse caso, o salto foi de 26 p.p. em relação a 2021, alcançando 82%.
Isso indica que muitas empresas não vêm respeitando a LGPD. Mesmo assim, quase metade dos entrevistados afirmou que, caso se interessem, responderiam às mensagens.
67% das pessoas que usam o aplicativo também o consideram um ótimo canal para se comunicarem com as empresas. Dentre as principais funcionalidades estão tirar dúvidas (77%), receber suporte técnico (67%), comprar produtos e serviços (58%) e receber promoções (51%).
Em relação ao uso de IA para respostas automáticas, a maior parte dos usuários (59%) afirma não gostar da prática, dando preferência ao contato com uma pessoa real
Notícias relacionadas

Preço continua sendo um dos maiores empecilhos na escolha por marcas sustentáveis

Mercearia impulsiona crescimento das vendas em abril

Nordeste, Norte e Sul superam a média nacional em vendas do varejo alimentar
