ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16/06/2025
4T24: Pão de Açúcar e Extra Mercado apresentam o maior avanço nas vendas em mesmas lojas desde 2022
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 19/02/2025

Foto: Divulgação
No último trimestre do ano, o GPA registrou uma receita bruta de R$ 5,58 bilhões, o que representa um aumento de 6,3% em relação ao alcançado no mesmo período de 2023. Em relação às vendas em mesmas lojas, tanto o Extra Mercado quanto o Pão de Açúcar apresentaram seus maiores avanços desde o 1T22 com 10,3% e 10,2%, respectivamente.
O resultado foi alcançado com o aumento no volume das vendas, no caso do Pão, especialmente na categoria de perecíveis, e no Extra Mercado na mercearia, mas também com perecíveis devido à alta nos preços impulsionada pela inflação.
No último ano, a empresa iniciou um processo de revitalização das lojas do Extra Mercado, que inclui ajustes na fachada, revisão da clusterização dos preços e promoções, e implementações estratégicas de sortimento. Somente no 4T24 foram revitalizadas 43 unidades.
Já as bandeiras de proximidade foram o destaque em expansão com 29 novas lojas ao longo do trimestre. As vendas em mesmas lojas do formato avançaram 4,9%, o segundo maior avanço do ano, atrás somente do 2T24 (+6,9%).
Durante o período, o Ebitda da empresa aumentou 25,4% dentro do mesmo comparativo, com um montante de R$ 498 milhões.
Contudo, o prejuízo das operações continuadas também cresceu significativamente, chegando a R$ 737 milhões, contra os R$ 91 milhões dos últimos meses de 2023 – aumento de 710,2%. Já o prejuízo consolidado, que considera também as operações descontinuadas, foi de R$ 1,10 bilhão, um aumento de 264,6% vs 4T23.
GPA registra prejuízo de R$ 2,4 bi em 2024
Considerando os 12 meses de 2024, a receita bruta do GPA foi de R$ 20 bilhões, um aumento de 4,6% em relação a 2023. O Ebitda de 2024 apresentou uma variação positiva de 30,1% contra 2023, alcançando R$ 1,66 bilhão. Contudo, o prejuízo consolidado da empresa foi de R$ 2,40 bilhões, um aumento de 6% na comparação com 2023.
A bandeira Pão de Açúcar permanece a de maior destaque em participação, com vendas totais de R$ 10,06 bilhões, o que representa 50,2% da receita da companhia.
Já o Extra Mercado registrou vendas de R$ 6,51 bilhões, 32,49% da receita bruta, enquanto as bandeiras de proximidade somaram um total de R$ 2,26 bilhões, o que representa 11,29%. Essas lojas de vizinhança também seguiram em um ritmo acelerado de expansão com 59 inaugurações.
Notícias relacionadas

GPA leva bandeira de proximidade para região inédita de SP
GPA aposta no simples como estratégia de trade para o Dia dos Namorados

Mais da metade dos consumidores pretendem gastar até R$ 150 nos supermercados cariocas para o Dia dos Namorados
