16/04/2025
4T24: Pão de Açúcar e Extra Mercado apresentam o maior avanço nas vendas em mesmas lojas desde 2022
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 19/02/2025

Foto: Divulgação
No último trimestre do ano, o GPA registrou uma receita bruta de R$ 5,58 bilhões, o que representa um aumento de 6,3% em relação ao alcançado no mesmo período de 2023. Em relação às vendas em mesmas lojas, tanto o Extra Mercado quanto o Pão de Açúcar apresentaram seus maiores avanços desde o 1T22 com 10,3% e 10,2%, respectivamente.
O resultado foi alcançado com o aumento no volume das vendas, no caso do Pão, especialmente na categoria de perecíveis, e no Extra Mercado na mercearia, mas também com perecíveis devido à alta nos preços impulsionada pela inflação.
No último ano, a empresa iniciou um processo de revitalização das lojas do Extra Mercado, que inclui ajustes na fachada, revisão da clusterização dos preços e promoções, e implementações estratégicas de sortimento. Somente no 4T24 foram revitalizadas 43 unidades.
Já as bandeiras de proximidade foram o destaque em expansão com 29 novas lojas ao longo do trimestre. As vendas em mesmas lojas do formato avançaram 4,9%, o segundo maior avanço do ano, atrás somente do 2T24 (+6,9%).
Durante o período, o Ebitda da empresa aumentou 25,4% dentro do mesmo comparativo, com um montante de R$ 498 milhões.
Contudo, o prejuízo das operações continuadas também cresceu significativamente, chegando a R$ 737 milhões, contra os R$ 91 milhões dos últimos meses de 2023 – aumento de 710,2%. Já o prejuízo consolidado, que considera também as operações descontinuadas, foi de R$ 1,10 bilhão, um aumento de 264,6% vs 4T23.
GPA registra prejuízo de R$ 2,4 bi em 2024
Considerando os 12 meses de 2024, a receita bruta do GPA foi de R$ 20 bilhões, um aumento de 4,6% em relação a 2023. O Ebitda de 2024 apresentou uma variação positiva de 30,1% contra 2023, alcançando R$ 1,66 bilhão. Contudo, o prejuízo consolidado da empresa foi de R$ 2,40 bilhões, um aumento de 6% na comparação com 2023.
A bandeira Pão de Açúcar permanece a de maior destaque em participação, com vendas totais de R$ 10,06 bilhões, o que representa 50,2% da receita da companhia.
Já o Extra Mercado registrou vendas de R$ 6,51 bilhões, 32,49% da receita bruta, enquanto as bandeiras de proximidade somaram um total de R$ 2,26 bilhões, o que representa 11,29%. Essas lojas de vizinhança também seguiram em um ritmo acelerado de expansão com 59 inaugurações.
Notícias relacionadas

Páscoa 2025: confira quais são as estratégias de varejistas ao redor do Brasil

Atacadão registra aumento de 6,9% nas vendas em mesmas lojas; Sam’s tem queda de 3,8%

GPA anuncia mais três candidatos para compor seu novo Conselho de Administração
